04/09/2018

O XVII CARURU DE IBEJI E AS PEDAGOGINGAS COMEMORA OS 30 ANOS DA CASA DO BONECO CONSOLIDANDO A ESCOLA DO TAMBOR




Entre os dias 26 e 30 de setembro a Casa do Boneco de Itacaré (CBI) promove o XVII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, encontro anual que reúne lideranças, organizações comunitárias, educadores, artistas, mestras e mestres para discutir e colocar em prática um modelo educacional pautado nos saberes e fazeres de descendência afro-indígena. O evento proporciona o intercâmbio de conhecimento pela prática da vivência, realizando oficinas, djumbais (roda de conversa), sarau, shows, cineclube, feira de economia criativa, contemplando diversas linguagens, culminando na celebração afro religiosa do Caruru de Ibeji.

Em sua 17ª edição o encontro traz como tema “30 anos da CBI: Da desfolclorização à Escola do Tambor”, revisitando o histórico da instituição nessas três décadas de trabalho comunitário pelo empoderamento negro, em construção coletiva com diversas organizações, as discussões encaminham para a construção do projeto político pedagógico da Escola do Tambor. Com base nas experiências práticas que vem sendo construídas pela CBI e por outras organizações que promovem educação antirracista, o objetivo é utilizar a dinâmica da ‘‘gira de saberes’’ para a consolidação de um modelo educacional que contemple os povos historicamente marginalizados pelo Estado racista brasileiro.

Em 2018, em meio aos tumultos de um novo período autoritário, enquanto nossos povos gritam aos quatro ventos a denúncia da mentira que é a “democracia racial” brasileira e segue em curso a corrida eleitoral, o convite é para a construção de caminhos autônomos de fortalecimento e emancipação, numa perspectiva de luta comunitária e real, que extrapola e minimiza a militância de gabinete e de redes sociais, construindo com quem tem o pé no chão e coloca a mão na massa.


Para expositores que queiram participar da Feira de Economia Criativa, podem garantir sua barraca pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBR5jmV_5lFUPvngN0tSRhyMUwojNtSYd_LVYIA9etCYus1w/viewform

O encontro é custeado de forma autônoma pela CBI e parceiros, através de doações, crowfouding, apoios institucionais e taxas de inscrição. Você pode contribuir com a realização do evento doando qualquer valor através da nossa Vakinha online: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/xvii-caruru-de-ibeji-e-as-pedagogingas/contribua




SERVIÇO:


O quê: XVII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas
Tema: “30 ANOS DA CBI: Da desfolclorização à Escola do Tambor”
Data: De 26 a 30 de Setembro de 2018
Onde: Casa do Boneco de Itacaré
Contato: caruru.pedagogingas@gmail.com
Whatsapp: (73)9 9129-7924 / 8118-5280
Instagram: @casadoboneco.itacare
Fanpage: facebook.com/casadoboneco

Nenhum comentário: