A Casa do Boneco


A Associação de Afro Desenvolvimento Casa do Boneco de Itacaré (CBI) é uma associação sem fins lucrativos, que desde 1988 trabalha com a cultura a serviço da população afro indígena, historicamente excluída. O trabalho alia identidade cultural à sustentabilidade socioeconômica a partir de uma educação afro popular, engajamento político e capacitações profissionalizantes, escambos, intercâmbios com organizações e mestres.

Como centro de desenvolvimento afro comunitário baseado na aprendizagem autossustentável, considerando, prioritariamente, princípios etno raciais, ecológicos, socioeconômicos, espirituais e culturais, a entidade busca alternativas que possam diminuir os impactos socioculturais gerados pela sociedade capitalista à população negra. A entidade tem a preocupação de gerar um processo educativo diferenciado, para capacitar, viabilizar a profissionalização, gerar renda a partir de empreendimento solidários e elevar a autoestima da população negra e afro-indígena. Empenha-se, também, em vivenciar, estudar e refletir os valores da cosmovisão africana e quilombola, capaz de conduzir um modelo de vida baseado na ancestralidade e na humanização das relações.

A Casa tem se articulado territorial, estadual e internacionalmente com intuito de trabalhar em rede numa estratégia de maior aprendizado, intercambio de práticas, escambos e melhor capacidade de governança.

 Tornou-se um centro de referência afro participante da Rede Nacional de Turismo Solidário (Turisol); do Núcleo de Formação Continuada da Rede Nacional Mocambos; da Teia de Agroecologia dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica, representante em 2010 da Delegação brasileira nos Estados Unidos pela Agenda Bilateral de Promoção da Igualdade. A entidade desenvolve cinco programas:
  • Educação Anti Racista – seminários, diálogos, estudos e pesquisas a respeito da lei 10.639 / promoção da educação para igualdade racial
  • Cultura afro – atividades de dança afro, percussão, festas populares
  • Apropriação Tecnológica – circuitos de aprendizados com diferentes tipos de tecnologias sociais (dentre elas as tecnologias da comunicação – blogs, jornais, rádios web)
  • Sustentabilidade Comunitária – Implementação da Fazenda Modelo Quilombo Doiti e do Turismo Étnico de Base Comunitária
  • Pontinho de Cultura / Ludicidade – programa de atenção à crianças negras
Visite nossa fan page: Casa do Boneco - Quilombo Doiti
email: casadobonecodeitacare@gmail.com