01/08/2014

Rádio livre: Educomunicação como suporte de empoderamento das comunidades!

I Trecho do Projeto Três Pedrinhas- Assentamento Terra Vista


O Grupo de Trabalho (GT) de Educomunicação do Projeto Três Pedrinhas inicia sua primeira etapa de formação com os monitores das comunidades onde acontecem as atividades do projeto: Assentamento Terra Vista, Casa do Boneco de Itacaré e Posto Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu.

Essa primeira etapa se iniciou com a instalação da Rádio Livre de baixa frequência no Assentamento Terra Vista pelos monitores que participam da formação tanto técnica, compreendendo as questões de instalação e operacionalização da rádio, quanto reflexões pedagógicas de funcionalidade da mesma como ferramenta de empoderamento da comunidade.

Através da metodologia de mapeamento, foram levantados os pontos-chave que a rádio deve se pautar e objetivos que deve buscar atingir: comunicação, diversidade, prestação de serviços, música, informação, integração e principalmente atender as necessidades levantadas pela própria comunidade. Nesse processo, teoria e prática não se dissociam.


A partir dessa formação os monitores iniciam o processo de capacitação para que o funcionamento dessas rádios seja mantido com sustentabilidade, e também atue como aparato para criação de programas radiofônicos que servirão como material pedagógico para intervenção no processo de formação política no cotidiano dessas comunidades e em suas escolas. 










Nenhum comentário: