26/08/2014

Lançamento Oficial do Kit Quilombo Incena



No último domingo (dia 17) aconteceu na comunidade quilombola da  Lagoa Santa (Ituberá-BA) o lançamento oficial do Kit Quilombo Incena, conteúdo resultante da última edição do projeto que aconteceu no final de 2013 na mesma comunidade. O resultado material é apresentado através da exibição do vídeo-documentário ‘‘Nosso Lugar’’ produzido durante as atividades do projeto, e será distribuído através da Associação Renascer Quilombola da Lagoa Santa.







O kit é composto pelo catálogo que reúne uma pesquisa riquíssima de referências do cinema negro no Brasil e no mundo, e o dvd com 4 mídias contendo os curtas: ‘‘Nosso Lugar’’ (documentário produzido na própria comunidade durante a última edição do projeto), ‘‘Pode me chamar de Nadi’’, ‘‘Vida Maria’’ e ‘‘Malunguinho’’; e os filmes: ‘‘Quilombos da Bahia’’, ‘‘Terra deu, Terra come’’ e ‘‘Encontro com Milton Santos’’.




‘‘Esse vídeo ai serve pra nos manter fortalecidos, através dessas políticas que não chegam até a gente, pra falar com autoridade: está aqui a verdade e nós conseguimos!’’ (Seu André ''Catixa''- morador e liderança comunitária da comunidade quilombola da Lagoa Santa)



O objetivo da circulação desse material é de trabalhar com ferramentas tão poderosas como o audiovisual e o cinema para a representação do povo preto e das comunidades tradicionais, cujo espaço é completamente deturpado e até mesmo invisibilizado nos meios de comunicação hegemônicos. Atuando numa perspectiva de conteúdo educativo, esses materiais contribuem para a manutenção da identidade dessas comunidades, além de serem instrumentos de formação política.









Nenhum comentário: