02/02/2013

Fórum de Cultura da Bahia - um importante espaço para fortalecer a cultura na Bahia!




A Casa do Boneco de Itacaré integrou o Fórum de Cultura da Bahia, por reconhecer o quão frágil é a dimensão cultural no estado da Bahia, especialmente no interior. Na maioria das cidades baianas, ainda não se vê implantados os Sistemas Municipais de Cultura, o que também tem relação que a maioria dos órgãos de cultura dos municípios se resumem à diretorias dentro de secretarias de educação, turismo ou juventude e esporte.
Nesse sentido, a cultura no interior da Bahia não tem sido tratada com seu devido respeito e importância. Justamente por ser um dos setores mais dinâmicos e mobilizadores de uma sociedade, também significa “perigo” para os grupos políticos que governam à base do viés da corrupção e da oligarquia. A Casa do Boneco passou a compor o Fórum por desejar contribuir com o fortalecimento da cultura na Bahia, especialmente para colaborar com a implantação do Sistema Municipal de Cultura em Itacaré e com o Conselho territorial de Cultura no Litoral Sul.

O FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA foi articulado durante a realização da IV Conferência Estadual de Cultura em 2011 , trata-se de um espaço de discussão e de articulação permanente, composto de pessoas físicas e jurídicas envolvidas com a questão cultural, não fazendo qualquer discriminação de origem étnica, de gênero, de religião e de linguagem artística. O Fórum é apartidário e aberto à cooperação com órgãos governamentais, com abrangência nos 417 municípios do Estado da Bahia.
É também um instrumento de controle social da Sociedade civil para proposição, monitoramento e avaliação das estratégias de gestão da políticas culturais do Estado da Bahia. É de objetivo do Fórum acompanhar a execução de ações, projetos e programas que são executados por órgão governamentais (esferas municipal, estadual e federal) e pela iniciativa privada. O Fórum se direciona para apoiar os trabalhos e as ações dos Conselhos Municipais de Cultura e do Conselho Estadual de Cultura, potencializando as formas e meios de produção e acesso à cultura, o marketing e divulgação cultural, além de apoiar as ações do Fundo Estadual de Cultura, e apoiando os editais e chamamentos públicos da área cultural.
O Fórum é uma forma democrática de reunir pessoas, entidades, artistas, produtoras/es, professoras/es, estudantes, interessadas/os na cultura em geral e debater todas as questões, dentre elas e a mais importante de todas, a Política Estadual de Cultura. Assim como promove capacitações, workshops e oficinas para qualificação social e profissional e para capilarização das políticas culturais nos 27 territórios de identidade do Estado da Bahia.

Nenhum comentário: