01/10/2020

Vem aí o XIX Caruru de Ibeji e as Pedagogingas


 2020, ano que fomos abatidos por uma pandemia de escala mundial que já alcança a marca de 1 milhão de mortos, assistimos mais uma demonstração da letalidade do modo de vida ocidental para nós, povos pretos e originários. 


A supremacia branka como um vírus tem causado danos ao sistema imunológico do planeta à alguns séculos, adoecendo e colocando em risco toda a humanidade com suas engenharias de morte.


Como saldo da colonização, despropriados de nossa terra e cultura, sob julgo da dominação colonial escravagista, nosso povo se encontra adoecido de corpo, mente, espírito, vivendo um completo estado de Maafa.


Temos altos índices de hipertensão e diabetes, nos alimentamos com refinados e ultraprocessados danosos à saúde, vivemos superlotados, somos expostos à altos níveis de stress, privados do acesso à necessidades básicas, sofremos de desequilíbrios mentais e espirituais...


Não podemos falar de cura do nosso povo sem retorno às raízes, pois é na ancestralidade que encontramos substância pra uma vida com saúde integral, alinhada com a natureza e os ancestrais.


E é nesse sentido que de 07 a 11/10 a Casa do Boneco de Itacaré realiza o XIX Caruru de Ibeji e as Pedagogingas versão online com o tema ‘‘Entre a cura e o cuidado do corpo preto’’. Vamos abordar cuidados e curas em diferentes esferas, protagonizados pelo nosso povo como enfrentamento ao genocídio.


A programação vai contar com djumbais (rodas de conversa), oficinas e intervenções artísticas, e culmina na celebração do caruru. Tudo será transmitido ao vivo e totalmente gratuito, mas contamos com sua colaboração espontânea na campanha Omi Beijada!






Participe dessa retomada de saberes para nossa sobrevivência!


SERVIÇO

O que: XIX Caruru de Ibeji e as Pedagogingas

Quando: de 07 a 11 de outubro 2020

Onde: canal da Casa do Boneco no youtube e Facebook


CONTATO

Instagram: @casadoboneco.itacare

E-mail: caruru.pedagogingas@gmail.com

Cel/whats: (73)98879-1015


Acompanhe todas as informações do evento: Grupo no Whatsapp ou Canal no Telegram





Nenhum comentário: