09/04/2014

Cortejo dos Bonecos Gigantes - Carnaval 2014

As festividades do carnaval tanto em âmbito nacional quanto local tem se tornado cada vez mais comercial onde os holofotes estão voltados para grandes bandas musicais (inclusive muitas delas com mensagens machistas que oprimem mulheres, incitam violência sexual, expõem a sexualidade sem meios termos, entre outras coisas) e as manifestações culturais mais tradicionais que são as raízes do que chamamos de ‘’brincar carnaval’’ estão sendo recanteadas devido à falta de estímulo de diversos setores da sociedade. Tal falta de estímulo resulta no desinteresse da própria população, principalmente do público mais jovem que acaba consumindo somente aquilo que a mídia hegemônica lhe oferece sem uma perspectiva crítica, até mesmo por falta de acesso à outras vertentes musicais, e de expressão cultural como um todo.
É nessa perspectiva de manutenção das expressões culturais que remontam e mantém viva a nossa história que a Casa do Boneco de Itacaré em parceria com a Cia. De Teatro de Bonecos Mãos (Itaberaba-BA) e do Núcleo de Bonecos Arte e Expressão (Piritiba-BA), como um precedente de criação da Rede de Teatro de Bonecos da Bahia, trouxeram para o carnaval de Itacaré em 2014 o ‘’Afoxé dos Bonecos’’ que fez a alegria dos foliões levando a público a nossa ideia do que é um carnaval que preserva suas tradições e preza por uma construção onde os jovens sejam atuantes e protagonistas de suas histórias através da arte.
As atividades aconteceram durante toda a semana do carnaval com oficinas de construção de bonecos gigantes ministradas pelos bonequeiros com seus grupos que totalizavam cerca de 15 jovens, e outras oficinas de artesanato e percussão oferecidas pelos integrantes da Casa do Boneco de Itacaré. Foram dias de muitas trocas de saberes e aprendizados que resultaram no lindo cortejo nas ruas da cidade no domingo e na terça de carnaval, com 15 bonecos gigantes, ala de baianas e percussão. Confira algumas imagens dessa belíssima atividade:























Um comentário:

PONTO DE LEITURA disse...

UÔUUUUU!!!!!!
E ASSIM ESTÁ CRIADA A REDE DE TEATRO DE BONECOS DA BAHIA!!!!!