O projeto Voz Livre (Mocambos + PI) e o artista parceiro Peetssa, levaram para esta última Pajelança a idéia da construção de um Gerador de Luz Quilombola.
Em muitas mãos o gerador foi construído...
fios de cobre, imãs de Hd's quebrados, rolamentos, peças de caminhão e carro reaproveitadas.
Da Pajelança o gerador foi para o Vale do Ribeira, onde foi instalado em um novo mutirão de cinco dias, no Corrégo do Salto/Quilombo Ribeirão Grande, até então sem luz elétrica. O gerador iniciado com as mãos quilombolas na Pajelança foi terminado com outras muitas mãos no Vale do Ribeira, onde se produziu uma balsa de bambu e foram instalados o gerador e a roda d'água.
A luz do gerador acendeu as casas de 7 famílias antes sem luz elétrica e alguns postes de luz em espaços comunitários!
Essa jornada foi possível com colaboração em rede... colocar a mão na massa para buscar soluções, um processo coletivo para nos perguntarmos, em ação, sobre caminhos e possibilidades.
De 2009 para cá, idéias foram levantadas em reuniões do Voz Livre com o Núcleo de Formação Iporanga/Vale do Ribeira. Uma delas foi criar uma ação simbólica contra a Usina Hidroelétrica Tijuco Alto, da Companhia Brasileira de Alumínio (Grupo Votorantim) que ameaça o rio Ribeira de Iguape e diversas comunidades. A idéia do Gerador de Luz Quilombola surgiu nesse processo, enquanto pensávamos como construir ações que fizessem uma contraposição a barragem de Tijuco Alto.
O QUE A LUZ QUILOMBOLA ILUMINA?
Um mundo mais do nosso jeito...
No Portal da Mocambos um álbum de fotos do processo:
http://www.mocambos.net/
Um PDF que pode ser baixado:
http://www.mocambos.net/voz-
Forte abraço a tod@s!
Salve a Luz Quilombola!!
Cibele/Politica do Impossivel
Nenhum comentário:
Postar um comentário