01/06/2009

Intercâmbio Cultural com Terreiro de Matamba

O nosso Mês de maio foi premiado pelo Intercambio cultural com o Terreiro centenário de Matamba Tombenci Neto no morro da Conquista em Ilhéus. Nossas crianças e jovens viveram intensamente 2 dias de atividades variadas como a visita guiada pelo memorial e pelo terreiro (foi como devassar um livro de história!), oficinas de dança e percussão, debate sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, vídeos etno raciais, palestra com a Mãe Ilza, dentre outras.
Foi um momento muito importante para nossa entidade, tanto no que diz respeito ao fortalecimento de uma parceria importante da nossa identidade regional, quanto pela formação de cada membro que lá esteve. Nos sentimos orgulhosos de encontrar nossa cultura afro tão bem cuidada, nos sentimos orgulhosos de nos enxergar em tudo o que nós vimos, nos sentimos orgulhosos de termos essa oportunidade de aprendizado e inserir nossas crianças em atividades que certamente, vão interferir na auto estima e no olhar de cada um sobre a história, cultura e religiosidade afro de nosso território.

Em julho, receberemos a comunidade de Matamba em nossa Casa, para "dar o troco" de momentos felizes e de formação para nosso povo preto!
Saravá!















Agradecimentos:

À comunidade Tombenci Neto, na pessoa do líder comunitário Marinho Rodrigues, pela sua receptividade, luta e empenho e na pessoa de Mãe Ilza, pelo seu exemplo de saber, de beleza e de humildade...
Ao Ministério da Cultura, pelo Premio Ludicidade 2008 que nos permitiu organizar tão importante evento.


Nenhum comentário: