04/12/2008

TERREIRO DE MATAMBA TOMBENCI NETO LANÇA CDs DE CANTIGAS DE OGUM E XANGÔ DIA 06 DE DEZEMBRO.




Será lançado no dia 06 de dezembro no Terreiro de Matamba Tombenci Neto no alto da conquista em Ilhéus os CDs cantigas de Ogum e cantigas de Xangô. Os CDs foram gravados em Salvador, em Maio de 2008 a convite da Fundação Gregório de Mattos, junto com outros dois terreiros de Salvador, o Ilê Axé Jitoju e o Ilê Axé Alabeji e fará parte da série Trilhas Urbanas, produzida pela própria Fundação Gregório de Mattos, realizada para enfatizar a riqueza deste repertório preservado pelo culto afro-brasileiro, tradição de ancestralidade nas Cantigas dos Orixás, cantadas pelos Terreiros de Candomblé da Cidade do Salvador nas Nações de Angola, Ketu e Jeje, tratando-se, portanto de um registro musical.


O Terreiro de Matamba Tombenci Neto o único terreiro do interior da Bahia a participar do projeto já vem desenvolvendo um trabalho de registro e resgate da memória do terreiro fundado em 1885 por Tiodolina Félix Rodrigues( Iyá Tidu). Exemplo disso e o memorial Unzó Tombenci Neto fundado Em novembro de 2006, instalado no próprio terreiro. O Memorial constitui-se num núcleo de pesquisa e documentação que abriga um variado acervo de fotografias, documentos, materiais de áudio e vídeo, indumentárias, instrumentos musicais entre outros objetos referentes à religião de matriz africana no município. O Memorial está aberto à visitação pública e propicia acesso à informação de interessados de toda a comunidade de Ilhéus e região. O Memorial também recebe visitas programadas de escolas da rede pública e particular, atendendo alunos do primeiro e segundo grau, bem como estudantes universitários , pesquisadores e turistas os horários de funcionamento do memorial e de segunda a sábado das 9:h ás 18:h o valor do ingresso e de R$ 3,00. O Memorial Unzó Tombenci Neto constitui o primeiro centro de preservação da história material e da memória de matriz africana do sul da Bahia. A matriarca do terreiro tombenci em Ilhéus Mãe Ilza Mukalê, fala que as gravações destes dois CDs representam muito, não só para o nosso terreiro mais para toda a raiz do tombenci de Ilhéus e do Brasil, que passa a te um registro de parte do seu rosário (repertório) preservado e divulgado. Mãe Ilza aproveita e convida a todos os terreiros de ilhéus, filhos de santos, amigos, clientes e comunidade em geral para celebrar juntos mais uma conquista do candomblé de ilhéus.


O evento de lançamento vai acontecer no dia 06 de dezembro ás 21:h no terreiro de matamba tombenci neto, situado na Av. Brasil 485, no bairro da conquista. Segundo Marinho Rodrigues Coordenado do evento, Os CDs serão comercializados, pelo valor de R$ 15,00 cada, e o dinheiro arrecadados com a vendagem será revestido para a construção do rancho fundo alojamento do terreiro. Os CDs estarão a venda na festa de lançamento e no memorial Unzó Tombenci Neto no próprio terreiro, e pelos telefones 3086-1871/8809-3958, concluiu Marinho Rodrigues.

Maiores Informações:Marinho Rodrigues tels: (73) 3086-1871/8809-3958/9966-3933
matambatombencineto@yahoo.com.br/gongombira@yahoo.com.br

Nenhum comentário: