26/03/2010

Noticias da Rede e do nosso gerador quilombola!!! Foi com as nossas mãos e do nosso jeito!

Olá Mocambolas! Olá todos que participaram da Pajelança Quilombólica Digital na Casa Tainã, Núcleo Sul da Bahia, Rio Grande do Sul, Xambá, Politica do Impossivel, Peetssa, Nilce, todos do Quilombo Ribeirão Grande! Amigos, companheiros de caminho...

O projeto Voz Livre (Mocambos + PI) e o artista parceiro Peetssa, levaram para esta última Pajelança a idéia da construção de um Gerador de Luz Quilombola.

Em muitas mãos o gerador foi construído...
fios de cobre, imãs de Hd's quebrados, rolamentos, peças de caminhão e carro reaproveitadas.

Da Pajelança o gerador foi para o Vale do Ribeira, onde foi instalado em um novo mutirão de cinco dias, no Corrégo do Salto/Quilombo Ribeirão Grande, até então sem luz elétrica. O gerador iniciado com as mãos quilombolas na Pajelança foi terminado com outras muitas mãos no Vale do Ribeira, onde se produziu uma balsa de bambu e foram instalados o gerador e a roda d'água.

A luz do gerador acendeu as casas de 7 famílias antes sem luz elétrica e alguns postes de luz em espaços comunitários!

Essa jornada foi possível com colaboração em rede... colocar a mão na massa para buscar soluções, um processo coletivo para nos perguntarmos, em ação, sobre caminhos e possibilidades.

De 2009 para cá, idéias foram levantadas em reuniões do Voz Livre com o Núcleo de Formação Iporanga/Vale do Ribeira. Uma delas foi criar uma ação simbólica contra a Usina Hidroelétrica Tijuco Alto, da Companhia Brasileira de Alumínio (Grupo Votorantim) que ameaça o rio Ribeira de Iguape e diversas comunidades. A idéia do Gerador de Luz Quilombola surgiu nesse processo, enquanto pensávamos como construir ações que fizessem uma contraposição a barragem de Tijuco Alto.

O QUE A LUZ QUILOMBOLA ILUMINA?
Um mundo mais do nosso jeito...

No Portal da Mocambos um álbum de fotos do processo:
http://www.mocambos.net/galeria-de-fotos/gerador-de-luz-quilombola-pajelanca-2010-e-quilombo-ribeirao-grande

Um PDF que pode ser baixado:
http://www.mocambos.net/voz-livre/projeto-voz-livre/gerador_quilombola4.pdf/view

Forte abraço a tod@s!
Salve a Luz Quilombola!!

Cibele/Politica do Impossivel

Nenhum comentário: