
30/08/2008
GEA recebe UESC na Casa


Oficina com Gil Nagô



Curso de Formação de Agentes e Gestores Culturais
De acordo com a comissão organizadora do evento, o curso visa à formação de pessoas para atuação no campo cultural, sobretudo no que se refere à organização da cultura, elaboração de projetos e captação de recursos através de editais públicos. O professor Samuel Mattos, coordenador do Curso, acredita que “se trata de uma oportunidade que possibilitará melhoria na produção cultural regional, que, por sua vez, pode contribuir para o desenvolvimento através da geração de renda e postos de trabalho.”
Outras informações pelo telefone 73-3680-5030 .
29/08/2008
Projeto Quilombo do Oitizeiro

A ideologia e as ações da Casa do Boneco foi destaque no último Salão Nacional de Turismo em SP (Julho de 2008), como referencia de Turismo de Base Comunitária.
Nosso compromisso com os festejos populares


Teatro de Bonecos para os visitantes da Dendê da Serra.
28/08/2008
Gil Nagô - uma visitante ilustre na nossa Casa

Gil: Sou mulher negra, mãe, sou militante do Movimento Negro, feminista. Sou assim escura! Coordenadora da Casa Brasil Hip Hop Teresina - Piauí
CBI - Como você avalia a Casa do Boneco nesses dias quando passas por Itacaré?
fazer dessas estruturas instrumentos pra uma nova geração com uma forte afirmação.
CBI: Qual mensagem que você gostaria de deixar para a nossa Juventude?
Gil: Identidade sempre
Estudos Afro

"Em nós, até a cor é um defeito.
Um imperdoável mal de nascença,
o estigma de um crime.
Mas nossos críticos se esquecem
que essa cor, é a origem da riqueza
de milhares de ladrões que nos
insultam; que essa cor convencional
da escravidão tão semelhante
à da terra, abriga sob sua superfície
escura, vulcões, onde arde
o fogo sagrado da liberdade."
(Luiz Gama - um dos mais importantes líderes abolicionistas conheceu a experiência da escravidão ilegal)
Contribuição da Negra "C", em pesquisas do Grupo de Estudos Afro.
27/08/2008
Dança e Percussão na Casa


Camila Fortes

Quem tiver interesse em participar e conhecer o trabalho é só aparecer!!!
Acontece na Casa...
22/08/2008

Novas turmas de Teatro do Oprimido na Bahia!

Novas turmas de Teatro do Oprimido na Bahia.
O curso acontecerá de 26 a 30 de agosto no Sindicato dos Bancários, em Salvador.Participantes do interior do estado terão direito à passagem e hospedagem.Quem tiver interesse deve entrar em contato com GEO BRITTO pelo email geobritto@ctorio. org.br
Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto visa democratizar o acesso a este Método, que pode contribuir decisivamente para o fortalecimento, dinamização, diversificação e ampliação do raio de ação de Pontos de Cultura que desenvolvem ações comunitárias. Na medida do possível, garante-se também a participação de representantes de Grupos Culturais e de Movimentos Sociais. A proposta visa à Capacitação de Multiplicadores do Teatro do Oprimido: dois cursos de capacitação de 40h, acompanhamento às atividades de multiplicação, seminário de avaliação e Mostra de Resultados. As Instituições que aderirem ao projeto devem se comprometer com o processo de Multiplicação, base essencial desta iniciativa do Centro de Teatro do Oprimido e do Ministério da Cultura – Programa Cultura Viva.
Centro de Teatro do Oprimido • CTO • Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto
Av. Mem de Sá, 31 – Lapa, Rio de Janeiro, RJ • CEP 20.230-150
+ 55 21 2232-5826 / 2215-0503 • www.ctorio.org.br • ctorio@ctorio.org.br
Ciclo de Capacitações


Na Casa do Boneco está em vigor o Ciclo de capacitações para jovens, atualmente funcionando o Curso Básico de Corte e Costura. Estamos na luta da superação de desafios burocráticos para dar encaminhamentos de outros cursos. A entidade visa garantir a sustentabilidade de um trabalho cultural também a partir de ações que garantam inclusão sócio econômica, numa proposta baseada no conceito de Turismo de Base Comunitária.
Esse é um trabalho resultante de parcerias da Casa do boneco, Ministério do Turismo, Fundação Banco do Brasil e Pangea/ Oikos.
21/08/2008
Os Shows da Casa do Boneco


Seminário do Pólo de Turismo Cultural da Costa do Cacau

19/08/2008
A nossa Casa!!!
A Casa do Boneco de Itacaré é uma associação sem fins lucrativos, que desde 1988 trabalha com a cultura a serviço da população afro indígena, historicamente excluída. O seu trabalho alia identidade cultural à inclusão sócio econômica a partir de um trabalho de educação popular e capacitações profissionalizantes.
18/08/2008
Destaque - Articulação Cultural!

Foi um primeiro encontro para sensibilizar a necessidade de uma luta conjunta pela nossa cultura, com foco na implementação de políticas públicas e sustentabilidade dos grupos.

Roda de prosa e muito axé com hap, levada afro, banda mirim e uma inesquecível celebração à OMOLU (em seu dia!) por Mãe Ilza, que banhou a todos com as pipocas do orixá!

Agradecemos o convite da Gongobira na pessoa de Marinho e torcemos para que possamos articular outros encontros para ações efetivas em defesa de nossa cultura!