30/06/2010

Oficina Nacional de Inclusão Digital

A Rede Mocambos se encontrou na ultima semana de junho na Oficina Nacional de Inclusão Digital realizada em Brasilia. O evento teve como tema central uma avaliação das políticas públicas de inclusão digital nos ultimos 10 anos, mas principalmente foi um momento de encontro para tratarmos da implementação dos telecentros apartir do edital Telecentros. BR, que gerou a demanda de 80 telecentros em comunidades, cuja responsabilidade está com a Rede Mocambos.
Durante a semana do encontro foi significativo o conjunto de reuniões que geraram orientações básicas para as regiões, a continuação dos esclarecimentos sobre a implementação dos telecentros, as estratégias de fortalcimento da rede, assim como a continuação dos encaminhamentos e decisões para o Encontro da Rede em Itacaré

12/06/2010

Encontro Quilombola do sul da Bahia e Encontro Norte Nordeste da Rede Mocambos - confirmado para a data de 03 a 07 de setembro


Agora é oficial!!!! O Encontro Quilombola do Sul da Bahia acontecerá em conjunto com o Encontro Norte Nordeste da Rede Mocambos em Itacaré de 03 a 07 de setembro!
As reuniões de articulação através do Núcleo de Formaçáo Continuada já tiveram início assim como a movimentação da lista de emails da Mocambos iniciou um diágolo mapeando as sugestões e contribuidores diretos na construção do evento. A expectativa é realizar uma primeira reuniao com representantes do Nordeste durante a Oficina Nacional de Inclusão Digital que acontece esse mês em Brasília.

O Encontro pretende reunir cerca de 300 pessoas do Norte Nordeste, Litoral e Baixo Sul da Bahia tratando de temas relacioados à construção política etno racial e o empoderamento da rede. A programaçáo detalhada e os temas principais serão fechados até o final do mes.

11/06/2010

Salão Nacional de Turismo - O Turismo Comunitário local novamente em cena

Em mais um ano, a Casa do Boneco representou Itacaré no Salão Nacional de Turismo no início de junho desse ano, mais de 30 mil pessoas visitaram o evento e tiveram também a oportunidade de conhecer um modelo diferenciado de Turismo sustentável.

O Ministério do Turismo promoveu uma mostra de Turismo de Base Comunitária comunicando nossas experiencias asim como outras bem sucedidas em diferentes cantos do país. Esse Ministério é parceiro da Casa e apoía um conjunto de ações através do Projeto Ori Mole, de fortalecimento dos produtos e divulgação do roteiro. Essa disposição, associada com a articulação com a Rede TURISOl e o evento que a região está recebendo 15 a 17 de junho e mais a articulação internacional com a viagem a Atlanta, gera uma expectativa muito positiva para a próxima alta estaçáo.


Momentos inesquecíveis para representantes negros nos EUA















Participação da Casa no Congresso de Educação em Vitória da Conquista

Convidados para participar do Congresso de Educação de Vitoria da Conquista, a Casa expos seus trabalhos como experiencia bem sucedida de educação diferenciada, foram divulgados nossos materiais, artesanatos, roupas, vídeos e muitos contatos foram feitos.

"É preciso toda uma aldeia para educar uma criança"
Proverbio Africano

Casa recebe primeiro encontro de articulaçao digital com quilombos da região e Rede Mocambos

,
A Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR, em parceria com a Rede Mocambos e a Casa do Boneco promoveram no ultimo dia 22 de maio um encontro para efetivar a articulação digital com os Quilombos do Sul e Baixo Sul que participam no Núcleo de Formaçao organizado pela Casa e /ou aqueles que irão receber telecentros em suas comunidades.

Nossa Casa celebrou a presença de nosso Mestre TC que pela primeira vez esteve em nosso território e a garantia do cumprimento da missão de trabalhar em prol da apropriação tecnológica do povo preto.

Durante a reunião tivemos a grata participação também da SECTI - Secretaria Estadual de Ciencia, Tecnologia e Inovação, que pode formalizar um apoio com as ações no sul e baixo sul da Bahia.

Esse encontro formalizou e orientou os quilombos presentes que já vão receber telecentros esse ano através do edital de Telecentro que a Rede Mocambos aprovou através da Casa de Cultura Tainã, assim como orientou as outras comunidades sobre as providencias de garantir a inclusao digital nos próximos anos. Mais importante que isso, foi fortalecer o Núcleo de Formação Continuada do Sul da Bahia enquanto célula de aprendizagem e luta da Rede Mocambos.

Para saber mais da Rede www.mocambos.net