28/09/2018

DJUMBAI ''BASES E DIFUSÃO DO PAN AFRICANISMO''


































O Pan Africanismo é uma ideologia, um movimento de caráter social, filosófico e político que prega a união do povo africano da Áfrika e da Diáspora na luta contra a discriminação racial. No entanto, em meio à tantas ideologias, correntes, vertentes, movimentos, o que realmente sabemos sobre o Pan Africanismo? Quais são as organizações que constroem esse movimento, quais suas bases, seu histórico e panorama atual no Brasil e no mundo?

Para discutir sobre essas e outras questões iremos promover o Djumbai ‘‘Bases e Difusão do Pan Africanismo’’, onde o Mestre Jorge Rasta irá mediar a conversa com dois convidados especiais: Hamilton Borges Walê e Fábio Mandingo.

Hamilton Borges (Walê) é de Salvador/BA, Articulador Político da Organização Reaja ou Será Morta Reaja ou Será Morto, Coordenador da Marcha Internacional Contra o Genocídio do Povo Negro (em sua 6ª edição), Coordenador do Projeto Cultura Intramuros, que atua no interior do sistema prisional da Bahia, Ator, Poeta, Escritor, Panafricanista, Quilombista.

Fábio Mandingo é graduado em História pela Universidade Católica de Salvador, especialista em História Social do Negro no Brasil, Mestre em Educação, professor, escritor, Ogan de Xangô do Terreiro Vintém de Prata, angoleiro e fundador do Centro Cultural Quilombo Cecília.

NÃO PERCAM!!!

OFICINAS NO XVII CARURU DE IBEJI E AS PEDAGOGINGAS

Saiba um pouco mais sobre as oficinas que estão rolando no XVII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas: 


























PARA SABER COMO PARTICIPAR PROCURE O CREDENCIAMENTO!!!


ESTÉTICA AFRO- DANI JÊJE
A oficina prevê abordar o cabelo como um importante elemento para a afirmação da identidade afro descendente, utilizando técnicas de amarração de torsos e turbantes e também de penteados como forma de valorização da estética preta. Será ministrada por Dani Jêje, membro da Casa do Boneco de Itacaré que desenvolve o trabalho com tranças, penteados e turbantes desde a infância, veio aprimorando suas técnicas e hoje atua profissionalmente como trancista, já tendo feito uma troca de experiências na Guiné-Bissau em intercâmbio cultural. 

CONFECÇÃO DE ABAYOMI - PRETA ASHANTI
A história das bonecas Abayomi remete em período da escravidão, quando as mães africanas, para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos navios negreiros, rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’’ em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim. Preta Ashanti é artesã, membro da Casa do Boneco de Itacaré, já desenvolveu linhas de artesanatos com Abayomi, Joias de Asé, é multiplicadora dos saberes tradicionais afro descendentes já tendo ministrado a oficina na Guiné-Bissau em intercâmbio cultural. 

RIMAS - JAHSCO
A oficina de Rimas propõe a partir da discussão sobre a cultura Hip Hop, com foco no RAP, produzir coletivamente uma música, aprimorando técnicas para a escrita dos versos, estrofes e refrão, utilizando como conteúdo o contexto do evento, o local, as atividades, os conhecimentos produzidos, também propõe a familiarização com o beat, como adequar a escrita ao beat, etc. A oficina é ministrada por Jahsco M2 (Cruz das Almas - BA), rapper, graffiteiro, que desenvolve trabalhos comunitários com a cultura Hip Hop principalmente no Recôncavo baiano, tanto com o rap quanto o graffiti. 

DANÇA AFRO CONTEMPORÂNEA - PACO GOMES
A oficina propõe um resgate da ancestralidade do indivíduo através da dança, utilizando técnica híbrida de dança moderna, dança contemporânea e dança dos Orixás com epísteme mitológica Yorubá para recontar histórias e trazer para a contemporaneidade, não ficando apenas no âmbito ritual. Paco Gomes começou a dançar com 16 anos danças folclóricas, samba, maracatu, jongo, maculelê, ingressou na academia, foi bailarino clássico e bailarino moderno por muitos anos e tornou-se coreógrafo, e desde então tem usado a dança como discurso para passar os conhecimentos. É importante salientar que Paco Gomes passou as bases para o grupo de dança da Casa do Boneco, contribuindo com a montagem de coreografias que compõem a Cia de Dança Kilimanjaro como ‘‘Povo Negro’’ e ‘‘Diária de Fêmea’’. 

RÁDIO E TV WEB - MIL ONILETO
Utilizando as ferramentas de Rádio e TV Web, a oficina propõe focar na abordagem do afrocentrismo digital e apropriação tecnológica, com propósito de instrumentalizar e difundir uma utilização crítica da informática e meios tecnológicos. Seguindo os ideais palmarinos e garveista, encontra no pan-africanismo a forma de luta na busca da reapropriação do território digital, descolonização desse formato embranquecido e aprisionador em um mundo proprietário (windows) onde só o ganho capitalizado/embranquecido está em jogo. A oficina será ministrada por Mil Onileto (Maranhão), jovem negro, ogan, hacker, trabalha a mais de dez anos com vivência tecnológica preta, pensando a apropriação tecnológica e o quilombismo digital, tecnologias em formato preto e para o povo preto. 

CONSTRUÇÃO DE MINI TAMBORES - HUGO XOROQUÊ
O tambor é um instrumento musical de grande importância cultural para os povos africanos e seus descendentes em diáspora, elemento presente nas mais diversas celebrações, ritualísticas, além de ser o princípio da comunicação. Vindo do berço africano, esse instrumento hoje encontra-se presente em todos os continentes em suas variadas culturas, sendo assim um objeto reconhecido universalmente. O objetivo desta oficina é ensinar aos participantes a confeccionar mine tambores utilizando canos de pvc, segundo os princípios africanos de amarração bem como o manuseio das ferramentas e técnicas ancestrais. Hugo Xoroquê é percussionista e construtor de tambores, adquiriu saberes compartilhados dos mestres e mais velhos ao longo da sua vivência na Casa do Boneco, praticadas e aprimoradas ao longo de toda sua vida, hoje é fundador da marca Oraniã- instrumentos percussivos bioartesanais. 

ESCRITA CRIATIVA - SLAM DAS MINAS BA
Será oferecida a possibilidade de conhecer aspectos técnicos da poesia e colocá-los em prática por meio da produção de textos, percebendo a presença da literatura e da poesia no cotidiano, refletindo sobre o protagonismo de nossas próprias histórias e exercitando a transferência dos sentimentos para o papel, estimulando nos jovens a criatividade e o gosto pela escrita, e também provocando reconhecimento das identidades e promovendo auto-estima. Slam das Minas/BA - poesia feminina, preta e periférica - é um coletivo de jovens mulheres pretas de Salvador que utilizam a poesia marginal como arma para visibilizar as mazelas que atingem as mulheres pretas, resgatar e disseminar a história do povo preto e impulsionar o protagonismo feminino. As artistas de rua e poetas, em suas apresentações denunciam violências como racismo, machismo, sexismo e lgbtfobia, além de ter como principais características a expressividade corporal e linguagem de fácil entendimento do público em geral. Faixa etária: de 10 à 15 anos. 

CONFECÇÃO DE BONECOS - ADRIANA ROSÁRIO
A oficina irá ensinar a confeccionar bonecos utilizando como matéria-prima a cabaça. A atividade pode ser desenvolvida com todas as idades, crianças, jovens e adultos, trabalhando primeiro com a cabaça no estado natural, e depois fazendo a montagem do corpo e das mãos com tecido, compartilhando diferentes técnicas de montagem, colagem e pintura dos bonecos. Adriana Rosário é bonequeira, e colabora a alguns anos com as Pedagogingas, ministrando a oficina juntamente com Mestre Elias. 

MANIPULAÇÃO DE BONECOS - MESTRE ELIAS BONFIM
Mestre Elias irá abrilhantar mais uma vez a programação do Caruru de Ibeji e as Pedagogingas com a arte milenar do teatro de bonecos, atividade tradicional, pedagógica, lúdica e que tanto tem a ver com a história da nossa instituição. Foi Mestre Elias quem introduziu Mestre Jorge Rasta na arte dos bonecos, apresentando-lhe ainda na adolescência este universo de possibilidades, que fez com que ele trouxesse para sua vida de artista e militante, e também sendo um marco fundador da Casa do Boneco de Itacaré. Após a oficina de confecção com Adriana, Mestre Elias irá ensinar técnicas de manipulação dos bonecos. 

CONTRUÇÃO E RESTAURAÇÃO DE PERCUSSÃO – KINHO SANTOS 
O professor Kinho Santos trabalha ensinando a arte musical da percussão a 20 anos, tendo o tambor como elemento principal, agente de transformação do ser através da arte  e educação. A oficina nas Pedagogingas propõe socializar aprendizados de fabricação e restauração de instrumentos de percussão. 

ARTE CIRCENSE – MÁRCIO BOB
A oficina apresenta uma proposta de trabalho para a perna de pau como uma modalidade das artes circenses que possibilita ver o mundo sob outra perspectiva.  Nesse misto de arte e brincadeira, os praticantes serão convidados à aprender se equilibrar e se locomover nas pernas de pau. Essa atividade será ministrada por Márcio Bob, vice-presidente do Centro Cultural Escologia (Salvador), onde dá aulas de perna de pau e esportes.

GRAFFITI – COLETIVO MUSAS
A oficina prevê uma breve introdução aos participantes sobre a história da arte do graffiti, também aplicando técnicas de manuseio da tinta spray, as possibilidades de uso, com   exercício prático em paredes e estruturas da Casa do Boneco. Esse ano o coletivo MUSAS proporcionou também o aprendizado de confecção de tinta natural utilizando terra e mingau de farinha e água. O MUSAS é parceiro da CBI, fortalecendo em diversas ações tanto na instituição quanto em ações externas, e além da oficina também deixam suas artes estampadas por todo espaço, tornando o ambiente ainda mais bonito e carregado de identidade. 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E FANZINE – MEIRE CAZUMBÁ E JULIANA DIAS
A oficina é aberta para todas as idades e propõe exibição audiovisual baseada no livro ‘‘Histórias da Cazumbinha’’ (Meire Cazumbá), em seguida os participantes irão confeccionar Fanzines – editorial artesanal – a partir de suas próprias histórias. O livro fala sobre uma menina chamada Cazumbinha, que vive numa comunidade quilombola, e apresenta os aspectos da sua infância: comidas, roupas, lugares, bichos, pessoas, músicas, festas, etc. 

TOQUES AFRO RELIGIOSOS – MARINHO RODRIGUES
A oficina prevê a socialização de alguns toques ancestrais comuns à religião afro brasileira do candomblé. Marinho Rodrigues (Ilhéus-BA), como é conhecido Gilmário Rodrigues Santos, é tata kambomdo, ou seja, ogan - músico - do Terreiro de Matamba Tombenci Neto desde sua infância; filho carnal de Mãe Ilza Mukalê. Percussionista, cantor e compositor Marinho Rodrigues, também e fundador da Orquestra Gongombira de Percussão.

DEFESA PESSOAL - CÍRIO E REINAN
A oficina prevê a utilização de técnicas do Muai Thai e do Kung Fu para defesa pessoal, posturas, golpes, como agir em caso de necessidades, além de ser muito importante para o bem estar físico e mental a prática das artes marciais. 

CULINÁRIA AFRO (CONFECÇÃO DO CARURU) – MESTRE JORGE RASTA
Momento especial e sagrado da programação, a oficina de culinária afro prevê toda a confecção do tradicional banquete do Caruru de Ibeji, a ser ofertado no dia da nossa celebração compartilhando com toda a comunidade, saudando as divindades crianças e tudo o que elas representam. Desde o corte do quiabo, ao preparo dos tempeiros, ao cozimento, todo processo é ritualístico e intenso, portanto, apenas pessoas previamente escolhidas e mediante consulta ao Mestre Jorge Rasta podem participar. 

CONFECÇÃO DE CAXIXI - ARY DA PAZ
Na oficina o nosso parceiro Ary da Paz irá ensinar todo processo de confecção do caxixi, tradicional chocalho muito utilizado na capoeira e importante instrumento de percussão. Cada pessoa poderá fazer o seu próprio caxixi. 

26/09/2018

CINE QUILOMBOLA É PEDAGOGINGA!


Cine Quilombola é uma mostra cineclubista que faz parte das Pedagogingas, trazendo produções relativas à cultura e à vida do Povo Preto.Confira a programação e não perca as sessões!

Dia 26/09 - 19:30h
Mostra de Documentários
- “A Volta da Jiboia” - 10 min
- “Poesia Preta” - 20 min
- “Respeite meu Axé” - 15 min
- “Ajeum Ajeumbó” - 15 min

Dia 28/09 - 18h
Cine Janta Quilombola
- Curta “Domingo Frango Assado – 20 min
- Doc "Torcida Fiel, Estado Traidor" - 10min
- Lançamento do documentário “Rio dos Macacos” - 120min



24/09/2018

PROGRAMAÇÃO XVII CARURU DE IBEJI E AS PEAGOGINGAS







- PROGRAMAÇÃO -

QUARTA FEIRA (26/09)
MANHÃ
Chegada/acolhida Credenciamento
09:00 às 11:00 – OFICINAS
Estética Afro – Dani Jêje
Abayomi – Ashanti
Rimas - Jahsco
Rádio e TV Web – Mil Onilètò
TARDE
Chegada/acolhida Credenciamento
14:00h às 16:00h – OFICINAS
Estética Afro – Dani Jêje
Confecção de Abayomi – Preta Ashanti
Rimas - Jahsco
Rádio e TV Web – Mil Onilètò
NOITE
19:30h - Cine Quilombola

QUINTA-FEIRA (27/09)
MANHÃ
Chegada/acolhida Credenciamento
09:00 às 11:00 – OFICINAS
Dança Afro Contemporânea – Paco Gomes  
Arte Circense – Centro Cultural Escologia
Rádio e TV Web – Mil Onilètò
Rimas – Jahsco
Graffiti – Coletivo MUSAS
TARDE
14:00 às 16h - OFICINAS
Chegada/acolhida Credenciamento
 Dança Afro Contemporânea – Paco Gomes
Arte Circense – Centro Cultural Escologia
Rádio e TV Web – Mil Onilètò
Rimas – Jahsco
Graffiti – Coletivo MUSAS
NOITE
19:30h - Cerimônia de abertura
20:00h - Exposição audiovisual: O Caruru de Ibeji e as Pedagogingas;
DJUMBAI ‘‘História das Pedagogingas’’: Sayô Adinkra, Fafá Araújo  e Mestre Jorge Rasta;
21:30h -  Pré-estreia da peça ‘‘Contos de Azeviche’’ – Escola de Teatro da UFBA

SEXTA-FEIRA (28/09)
MANHÃ
07:00 – Defesa pessoal – Círio e Reinan
09:30 às 12:00 – OFICINAS
Graffiti - MUSAS
Dança Afro Contemporânea – Paco Gomes
Construção de Mine Tambores – Hugo Xoroquê
Escrita Criativa – Slam das Minas BA
Manipulação de Bonecos - Mestre Elias Bonfim
Confecção de bonecos – Adriana Rosário
Arte Circense – Centro Cultural Escologia
Contação de Histórias e Fanzine – Meire Cazumbá e Juliana Dias
Rádio e TV Web – Mil Onilètò
Percussão - Kinho Santos
TARDE
14:30 às 15:30 - OFICINAS
Dança Afro Contemporânea – Paco Gomes
Construção de Mine Tambores – Hugo Xoroquê
Rádio e TV Web – Mil Onilètò
Percussão - Kinho Santos
16:00DJUMBAI ‘‘Bases e Difusão do Pan Africanismo’’:  Mestre Jorge Rasta, Hamilton Borges Onirê e Fábio Mandingo.
NOITE CULTURAL
18: 00 - Cine Janta Quilombola  com o curta ‘‘Domingo Frango Assado’’
18:30 - Lançamento do documentário “Rio dos Macacos “
21:30 – Performance poética
 * Microfone aberto

SÁBADO (29/09)
MANHÃ
09:30 às 12:00 - OFICINAS
Graffiti – MUSAS
Dança Afro Contemporânea – Paco Gomes
Manipulação de Bonecos – Mestre Elias
Confecção de bonecos – Adriana Rosário
Oficina de Toques Afro Religiosos – Marinho Rodrigues
Percussão - Kinho Santos
TARDE
14:30h - Djumbai ‘‘Painel de Projetos Pedagógicos Afro Centrados’’:  Sayô Adinkra, Profa Flávia Alessandra (UESC), Escola Maria Felipa , Escola Panafricanista Winnie Mandela, Instituto Steve Biko.
NOITE
20:00 - Retrospectiva 30 anos da CBI
21:30 às 02:00h – Festival Cultural

DOMINGO (30/09)
De 00h à 12h – Oficina de Culinária Afro (confecção do Caruru)
9h às 12h - Oficina de Confecção de Caxixi - Ary da Paz 
14h - Cortejo Afro e celebração do Caruru de Ibeji

* DJUMBAI: termo do idioma Criolo da Guiné- Bissau para Roda de Conversa
* PROGRAMAÇÃO SUJEITA À ALTERAÇÕES 

20/09/2018

SELO 30 ANOS DA CASA DO BONECO DE ITACARÉ

No ano de 1988 a Casa do Boneco é iniciada na então pacata cidade de Itacaré, nascendo naturalmente da necessidade de resgate e fortalecimento da ancestralidade afro-indígena presente na comunidade, com a realização de atividades socioculturais contínuas com as crianças, a piori teatro de bonecos, dança afro e percussão. Em 2018 a Casa do Boneco completa 30 anos de existência e resistência como uma instituição que faz enfrentamento real ao racismo, que promove empoderamento e disseminação do conhecimento, capacitação profissional, laboratório artístico, impactando na formação de gerações no contexto local, regional, nacional e internacional. 
Como um marco dessa trajetória que agrega inúmeras pessoas, lugares, ações, organizações, a Casa do Boneco está lançando o SELO 30 ANOS, um símbolo que representa o legado que vem sendo construído ao longo desse tempo e que vem pra fortalecer outras instituições que também são engrenagens no processo de lutas por reparação étnico-racial. São 30 anos de reconhecimento da Áfrika como berço civilizatório, de negação à colonização racista, de empoderamento identitário, de retorno às raízes ancestrais através das artes, cultura e religiosidade. Nesses 30 anos também vimos o avanço do turismo predatório na comunidade e com ele o crescimento de mazelas sociais como o turismo sexual, tráfico de drogas, desigualdade social, trabalho infantil, exploração da mão-de-obra local, que vitimiza o povo preto diariamente, nos mantendo em vigília e ação permanentes. Nesses 30 anos repudiamos o genocídio que exterminou a população indígena de Itacaré, povos primários deste território, completamente invisibilizados em nossa história oficial. 
Em 2018, em meio aos tumultos de um novo período autoritário, enquanto nossos povos gritam aos quatro ventos a denúncia da mentira que é a “democracia racial” brasileira, a Casa do Boneco de Itacaré dá um passo fundamental: a formalização da Escola do Tambor. Para isso, revisita a história de nossos povos e a nossa história enquanto instituição durante o XVII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas  com o tema ‘‘30 anos da CBI: da desfolclorização à Escola do Tambor”. 
O SELO 30 ANOS irá acompanhar as ações da instituição durante o ano, e também tem o intuito de servir de referência para organizações mais jovens ou que por ora passam por dificuldades, para que saibam que coletivamente podemos chegar mais longe, como chegamos aos 30 e muitos 30 hão de vir!

UBUNTU!!!



15/09/2018

TEASER XVII CARURU DE IBEJI E AS PEDAGOGINGAS

Agradecemos às nossas divindades por mais um ano estarmos aqui, convocando todo nosso povo para mais uma vez nos unirmos em torno do nosso banquete ancestral. Vem aí o XVII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, de 26 a 30 de setembro, com o tema ''30 anos da Casa do Boneco: da desfolclorização à Escola do Tambor''. Oficinas, Djumbais, Cineclube, Brinquedoteca, Feira de Economia Criativa, atrações musicais, poesia, teatro de bonecos, diversas linguagens trabalhando juntas pela valorização do legado de lutas do povo afro-indígena. 
Confiram o teaser: 



MUTIRÃO ‘‘TEIA NO TRECHO’’ REALIZA AÇÕES NA CASA DO BONECO DE ITACARÉ


No último final de semana, de 07 a 09 de setembro, a Casa do Boneco de Itacaré (CBI) e a Teia dos Povos realizaram o mutirão ‘‘Teia no Trecho’’, promovendo ações de reparos e infraestrutura da instituição. Participaram da atividade cerca de 60 pessoas de 5 comunidades: Casa do Boneco, Assentamento Terra de Santa Cruz, Assentamento Terra Vista, Acampamento Santa Fé e Acampamento Lanns Almeida e dois estudantes do IF Uruçuca.











As ações de reparo aconteceram tanto na sede da CBI em Itacaré quanto na Fazenda Modelo Quilombo D’Oiti. Foi feito o trabalho de roçagem, poda de árvores e coleta de madeira, reforma da cerca, assentamento de piso e portas dos novos banheiros. A CBI agradece especialmente a Sr. Edson, Sávio, Joel e Edirlei na condução das ações, Dona Dajuda, Angélica, Joia e Luzielma na comissão de confecção das refeições. Mestre Jorge Rasta lamenta a ausência da maioria das lideranças da Teia já comprometidas, de coordenadores e técnicos da Ecobahia.
O trabalho segue a todo vapor para a realização do XVII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, de 26 a 30 de setembro, toda ajuda é bem-vinda!!!


























04/09/2018

O XVII CARURU DE IBEJI E AS PEDAGOGINGAS COMEMORA OS 30 ANOS DA CASA DO BONECO CONSOLIDANDO A ESCOLA DO TAMBOR




Entre os dias 26 e 30 de setembro a Casa do Boneco de Itacaré (CBI) promove o XVII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, encontro anual que reúne lideranças, organizações comunitárias, educadores, artistas, mestras e mestres para discutir e colocar em prática um modelo educacional pautado nos saberes e fazeres de descendência afro-indígena. O evento proporciona o intercâmbio de conhecimento pela prática da vivência, realizando oficinas, djumbais (roda de conversa), sarau, shows, cineclube, feira de economia criativa, contemplando diversas linguagens, culminando na celebração afro religiosa do Caruru de Ibeji.

Em sua 17ª edição o encontro traz como tema “30 anos da CBI: Da desfolclorização à Escola do Tambor”, revisitando o histórico da instituição nessas três décadas de trabalho comunitário pelo empoderamento negro, em construção coletiva com diversas organizações, as discussões encaminham para a construção do projeto político pedagógico da Escola do Tambor. Com base nas experiências práticas que vem sendo construídas pela CBI e por outras organizações que promovem educação antirracista, o objetivo é utilizar a dinâmica da ‘‘gira de saberes’’ para a consolidação de um modelo educacional que contemple os povos historicamente marginalizados pelo Estado racista brasileiro.

Em 2018, em meio aos tumultos de um novo período autoritário, enquanto nossos povos gritam aos quatro ventos a denúncia da mentira que é a “democracia racial” brasileira e segue em curso a corrida eleitoral, o convite é para a construção de caminhos autônomos de fortalecimento e emancipação, numa perspectiva de luta comunitária e real, que extrapola e minimiza a militância de gabinete e de redes sociais, construindo com quem tem o pé no chão e coloca a mão na massa.


Para expositores que queiram participar da Feira de Economia Criativa, podem garantir sua barraca pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBR5jmV_5lFUPvngN0tSRhyMUwojNtSYd_LVYIA9etCYus1w/viewform

O encontro é custeado de forma autônoma pela CBI e parceiros, através de doações, crowfouding, apoios institucionais e taxas de inscrição. Você pode contribuir com a realização do evento doando qualquer valor através da nossa Vakinha online: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/xvii-caruru-de-ibeji-e-as-pedagogingas/contribua




SERVIÇO:


O quê: XVII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas
Tema: “30 ANOS DA CBI: Da desfolclorização à Escola do Tambor”
Data: De 26 a 30 de Setembro de 2018
Onde: Casa do Boneco de Itacaré
Contato: caruru.pedagogingas@gmail.com
Whatsapp: (73)9 9129-7924 / 8118-5280
Instagram: @casadoboneco.itacare
Fanpage: facebook.com/casadoboneco