24/12/2014

‘‘NATAL DE PRETO É EM NOVEMBRO... E É ASSIM!’’



  É o que propõe a campanha realizada pelo Coletivo A Coisa Tá Ficando Preta em parceria com a Casa do Boneco de Itacaré, que questiona o poder simbólico capitalista incutido no Natal, quando os interesses meramente econômicos se sobrepõem às reais necessidades da população, principalmente os grupos marginalizados.

 O Coletivo atua há mais de um ano no Sul da Bahia promovendo discussão e disseminação de assuntos como religiosidade, estética, relações de gênero e afirmação identitária, utilizando as linguagens publicitária e audiovisual com uma perspectiva didático-pedagógica para abordar as questões relacionadas à identidade negra e afro-brasileira.

No dia 24 de novembro, semana da consciência negra, foi lançada a campanha ‘‘Natal de preto é em novembro e é assim...’’ trazendo a figura do Mestre Jorge Rasta para tratar de princípios e valores da ancestralidade africana como a oralidade, pertencimento e resistência, além da relação de respeito entre os mais velhos e os mais novos, com a forte presença afrocentrada do bebê Orunmilá. Como um dos objetivos centrais do Coletivo, a campanha também desconstrói a imagem do Papai Noel convencional, o velhinho branco, de barba branca que dá presentes para as crianças que se ‘‘comportam’’.

  Por que tem que ser branco? Por que usar essa roupa? Por que esses valores que nada dialogam com nossa realidade? E as nossas tradições negras, onde ficam? Por esses e outros questionamentos a figura central da campanha é um griô, homem preto de longos cabelos dreads, usando sabadouro branco, batas africanas, tocando tambor e compartilhando dos ensinamentos. Muito diferente do que estamos acostumados a presenciar nas campanhas natalinas, onde a imagem de pessoas negras é raramente apresentada, e quando posta é seguindo um padrão eurocêntrico de beleza e comportamento.


Para nós dos movimentos negros e sociais, dizer que Natal de preto é em novembro significa rememorar e manter viva a imagem de líderes como Zumbi, que lutaram pela libertação do povo negro no Brasil e encorajar os atuais guerreiros e guerreiras através desses referenciais.

  A segunda parte da campanha é lançada na semana em que se comemora o Natal oficial segundo algumas religiões cristãs, período também em que se intensifica a corrida comercial capitalista em busca de grande número de vendas, ressignificando os valores natalinos com único objetivo: o lucro. Assim, a discussão segue na mesma linha de abordagem, dando continuidade à campanha.

  Para saber mais sobre o Coletivo e conhecer também outras campanhas realizadas em 2014 é só acessar a fan page aqui.




''Podem rir mas serei sincero e coeso
Conheci papai noel e fiquei surpreso
Barbona branca, cabelo crespo, pele escura
Ouvindo dingou béu estilo rap, que loucura
Era ele mesmo, gordinho e sorridente
Rodeado de erês e distribuindo presente
O velhinho era real falou do tempo de moleque
Adorava roupa vermelha e curtia baile black
Ao saber que eu cantava na banda simples rap'ortagem
Começou a me falar um monte de viagem:

-se disser que trenó é uma farsa, te incomoda?
Como percebe passo a vida numa cadeira de rodas
Porque tu acha que não atendo todas as crianças?
Mas saiba que sou casado e uso aliança
Eu mesmo não tem filho adivinha porque?
Advinha porque sou militante do glbtt?
Na verdade, eu que fui adotado pela criançada
Mas diferente do que pensam minha condição é limitada
Com preconceito e outros tantos desafios a superar
Eu tô de saco cheio de armas pra lutar

Pra finalizar ele disse que não faz sinal da cruz
E me deu de presente o filme "olhos azuis"
   Perguntei porque sua real identidade não se discute
                                                              Me respondeu: - o que sou não é vitrine pra orkut

                                                        Dingou béu, dingou béu
                                                       Sou black noel
                                                      Que legal, que legal
                                                        Noel black paw''

Música: Papai Noel da diversidade (2008)
Artista: Simples Rap'ortagem

21/12/2014

Carta final da III Jornada de Agroecologia da Bahia propõe novas articulações de luta




 
Terminou no domingo, 7 de dezembro, a III Jornada de Agroecologia da Bahia. Desde o dia 4, estiveram reunidas cerca de 1200 pessoas no Assentamento Terra Vista, em Arataca (BA), para debater “Sementes, ciência e tecnologia agroecológica para mudar a realidade das comunidades no campo e na cidade”.


Assim como as edições anteriores, a III Jornada foi uma construção da Teia Agroecológica dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica e seus diversos elos, os quais integram quilombolas, indígenas, assentad@s, estudantes, movimentos sociais, mestres e mestras de distintas tradições.




A programação contou com oficinas e mini-cursos articulados por diversos movimentos sociais, coletivos e instituições de educação. Cada dia foi marcado por uma mesa interativa, debatendo a Agroecologia e sua relação com as sementes, a ciência, a transformação da sociedade, a educação, governança e a luta de classes.






 Além dos espaços de formação política, a Jornada também contou com momentos vivenciais e culturais, como a Ciranda Infantil, místicas, shows e atividades espontâneas e auto-organizadas pel@s participantes, como os torés indígenas, o encontro de mulheres e a roda de capoeira.





Plantando o Baobá

Após três dias intensos de debates, a Teia Agroecológica produziu coletivamente a Carta da III Jornada de Agroecologia da Bahia, aprovada na plenária final de domingo. Entre os diversos temas abordados, a Carta afirma a necessidade de unificação da agenda de lutas, a descriminalização dos movimentos sociais, modelos comunitários de produção agroecológica, o enfrentamento da opressão de gênero e a autonomia política frente aos poderes constituídos.






Algumas reflexões da Jornada, assim como a Carta Final, estão no blog:www.jornadadeagroecologiadabahia.blogspot.com.

O registro fotográfico realizado pela Brigada Audiovisual dos Povos está disponível no link: https://www.flickr.com/photos/122585244@N05/sets/72157649311784327/page3/


Contato: jornadadeagroecologiadabahia@gmail.com