26/08/2017

XVI CARURU DE IBEJI E AS PEDAGOGINGAS: A Escola do Tambor


Pelo 16º ano a Casa do Boneco convida a todo povo preto para seu grande encontro anual, o Caruru de Ibeji e as Pedagogingas. Entre 28 de setembro à 01 de outubro reuniremos mais uma vez os diversos saberes herdados dos nossos mestres e mestras, para assim, reafirmar um modelo de educação que nos contemple enquanto povo descendente de Áfrika, que valorize nossa história, cultura, nossa forma de ver e viver o mundo. Convidamos as famílias, organizações comunitárias, movimentos sociais, educadores, estudantes, de criança à idoso, para construir e vivenciar a Escola do Tambor.

O tambor é um elemento central ao falarmos de processos educativos afrodescendentes, a sua presença e musicalização é primordial em quase todas as atividades da cultura de matriz africana, nas ritualísticas do candomblé, no samba de roda, na capoeira, nos folguedos, além de ser um complexo meio de comunicação, capaz de transmitir mensagens a longas distâncias através de códigos. O tambor ativa nossas memórias, corporeidade, musicalidade, espiritualidade, é, portanto, símbolo e referência ancestral, ao entendermos que nos educamos também a partir de nossa cultura. 

No sistema de educação formal frequentemente prevalece uma visão ocidental de branca do conhecimento, ocultando a Áfrika enquanto berço da humanidade e dos mais diversos conhecimentos, cujas civilizações produziram sistemas de linguagens, geometria, astronomia, medicina, artes, espiritualidade, cultura, complexos sistemas políticos, de relação humana e com a natureza. Mesmo com a implementação de leis como a 10.639 e a 11.645 que obrigam o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, na prática pouco se avançou no combate ao racismo no sistema educacional formal. 

A Escola do Tambor nasce da necessidade de domínio e transmissão de conhecimentos, uma escola do saber ancestral que possa reunir as mais diversas ciências e as multiplicar com linguagem acessível, que dialogue com a realidade dos afrodescendentes a quem essas informações devem prioritariamente chegar. Ao buscar despertar a ancestralidade afrodescendente num contexto de diáspora, queremos nos voltar aos valores que foram negados e suprimidos pela colonização, para assim nos fortalecer enquanto povo e garantir nossa existência (física, espiritual, política, simbólica) neste território em que a 517 anos resistimos. 
Contribua com a vakinha do evento acessando o link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/xvi-caruru-de-ibeji-e-as-pedagogingas  

SERVIÇO
O quê: XVI Caruru de Ibeji e as Pedagogingas
Tema: A Escola do Tambor
Data: De 28/09/17 à 01/10/17
Onde: Casa do Boneco de Itacaré
Contato: caruru.pedagogingas@gmail.com                                                                                              
Whatsapp: (73)9 9129-7924 / 8118-5280
Blog: http://casadoboneco.blogspot.com.br
Instagram: @casadoboneco.itacare
Fanpage: facebook.com/casadoboneco                             
Incrições: https://goo.gl/forms/2uDP2q6f0TRgPk8I3 

09/08/2017

ATENÇÃO CACHOEIRA: ESTÁ CHEGANDO O VI CANJERÊ CULTURAL!



Está confirmadíssimo o VI Canjerê Cultural da Casa do Boneco de Itacaré, no dia 18 de agosto, a partir das 10 da manhã, no Escombro 777, localizado na Rua do Brega, em Cachoeira-BA. Em parceria com o Cine do Povo, realizaremos uma série de atividades durante todo o dia, e à noite um encontro musical e poético com grupos e artistas pretos e pretas que colam junto, sempre pra somar.
Se liga na programação, e não vacila! Vem cum nóiz!
Para se inscrever na oficinas ou adquirir ingressos antecipados, chama inbox ou no telefone/zap 73 99104 5126.
Segue a programação completa:
10h – Feira de artesanato e brechó
10 a 12h – Oficinas de construção de tambores e dança afro
12h – Pirão de banana com Xinxin de galinha
14 a 16h – oficinas de Perna de pau e Graffitti
17h – Teatro de Bonecos
19h – apresentações de dança afro com Cia Kilimanjaro (Itacaré-BA) e Ex 13 (Cachoeira-BA)
22:30 – poesia com Slam das Minas (SSA) e apresentações musicais com: Nova Era (SSA), Daganja (SSA), 16 beats (SSA), Az Piveta das Área (Cachoeira-BA), Negus Jorge e Lori Mafoany (Itacaré-BA) , Us Pior da Turma (Cachoeira-BA), Jhazco M2 (Cruz das Almas-BA) e Fúria Consciente (Lauro de Freitas-BA) e convidados