30/09/2015

OFICINAS OFERECIDAS no XIV Caruru de Ibeji e as Pedagogingas

Saiba mais sobre as oficinas que serão realizadas no XIV Caruru de Ibeji e as Pedagogingas.



- INICIAÇÃO À LÍNGUA KIBUNDO, com: Taata Muanzakiazenji
Taata Muanzakiazenji, zelador do Un’zo Muanza Kalamugunzu Maza (Casa das Águas- Feira de Santana) ministrará oficina de iniciação à língua Kibundo que terá como objetivo oferecer aos participantes uma viagem breve pelo conjunto de línguas e signos linguísticos que formam o grupo Bantu. Esta oficina explanará não somente os elementos Kibundo pertencentes a integração da língua africana mas também na formação da linguística em nosso país. Um dos objetivos principais é promover esse passeio pela linguagem, apontando nossas africanidades e semelhanças. A oficina é destinada para pessoas a partir de 13 anos de idade.






- BONECOS GIGANTES, com: Casa do Boneco de Itacaré
A Casa do Boneco trabalha a quase três décadas em Itacaré e território Sul da Bahia realizando ações de empoderamento negro infanto-juvenil, sendo o teatro de bonecos uma das suas principais práticas. Na oficina de bonecos gigantes os participantes aprenderão na prática como é trabalhada a confecção e manipulação desses bonecos, com sucata e espuma, trazendo também a conscientização ambiental através da utilização de materiais reciclados que ganham vida, ao invés de serem descartados. O público é destinado para pessoas à partir de 13 anos.




- CONFECÇÃO DE TAMBORES PARA CRIANÇAS, com: Tambores Oraniã
Nessa oficina as crianças participantes aprenderão a confeccionar os próprios tambores de maneira bioartesanal, utilizando de matéria-prima como o bambu, couro e manuseando outros instrumentos e ferramentas próprias dessa prática, além de ter contato com a explanação sobre a historiografia do que será confeccionado. A atividade será ministrada por Hugo Xoroquê e Gominho Neves, jovens monitores da Casa do Boneco e idealizadores da marca-escola Tambores Oraniã de instrumentos percussivos bioartesanais.










- RAP (Ritmo e Poesia), com: Yogi Nkrumah
A oficina de Rap (ritmo e poesia) será ministrada por Yogi Nkrumah militante do movimento HIP-HOP, envolvido no processo de transformação e revolução de populações que historicamente se encontram em situação de vulnerabilidade social. A oficina vai promover um breve diálogo sobre o Hip Hop, os movimentos precursores do movimento, o rap como instrumento de combate as opressões, e outras atividades dentro desse cenário.










- PERNA DE PAU, com: Márcio Bob
A oficina apresenta uma proposta de trabalho para a perna de pau como uma modalidade das artes circenses que possibilita ver o mundo sob outra perspectiva.  Nesse misto de arte e brincadeira, os praticantes serão convidados à aprender se equilibrar e se locomover nas pernas de pau. Essa atividade será ministrada por Márcio Bob, vice-presidente do Centro Cultural Escologia (Salvador), onde dá aulas de perna de pau e esportes.









- GRAFFITI, com: Chermie 
A oficina de graffiti será ministrada por Chermie Graffiteira, militante das áreas com temáticas raciais e de gênero, também produtora cultural. O objetivo da oficina de grafitti é de proporcionar às crianças a vivência da arte do grafite na prática, estimulando a criatividade e participação coletiva, elevando a auto-estima e empoderando-as para manutenção da cultura afro-brasileira, além da discussão de gênero pautada através dessa arte.








- BREAKDANCE, com: Grupo ELO
O Grupo ELO nasceu em 2012 da necessidade de jovens mulheres se reafirmarem e serem protagonistas daquilo que já vinham fazendo a anos pela cultura Hip Hop. Jovens militantes e atuantes da cultura, resolveram se unir em torno do Elemento RAP e solidificar ações de fortalecimento e combate ao machismo, ao racismo e todo tipo de discriminação. A oficina será de iniciação ao breakdance, onde além dos movimentos da dança, ritmos e coreografias também serão discutidas questões históricas sobre o Hip Hop.

- OFICINAS DE CANTO E DE TEATRO, com: Mariana Bittencour
Mariana Bittencour, cantora, atriz, arte-educadora, professora de sociologia da rede estadual, e colaboradora da Casa do Boneco traz no ano 2015 duas pedagogingas, voltadas para o canto e para o teatro. 
‘‘Conta para todo canto’’, utiliza das referências de matriz africana no cancioneiro popular para construir as noções básicas de introdução ao canto, noções básicas de respiração, de alongamento, de aquecimento e relaxamento vocal, bem como de extensão vocal. 
‘‘Os ventrículos não cabem mais’’ é uma oficina de teatro voltada voltada para a introdução do teatro na qual se utilizará dos jogos teatrais dos atores e não atores no sentido de reconstruir uma noção sobre as relações de opressão e que se utilizará de objetos cênicos como os bonecos para intermediar os jogos. Trazendo noções de introdução ao teatro, exercícios de foco, concentração, expressão corporal, teatro imagem, teatro fórum, teatro invisível.
A oficina de teatro acontece na quinta-feira e a de canto na sexta, ambas abertas para qualquer idade.

- CONFECÇÃO DE ABAYOMI, com Adriana Kanaombo
Adriana Kanaombo é bonequeira, oficineira e estudante de Pedagogia. Junto com a sua irmã Patrícia Silva possui uma linha de produção de bonec@s negr@s de pano que contribuem com a formação da identidade ancestral das crianças e devolve aos adultos o direito que lhes foi roubado na infância de poder se ver nos seus bonecos e bonecas. Durante a oficina os participantes aprenderão a fazer a Abayomi, boneca africana feita com retalhos de pano e se tornarão multiplicadores desse aprendizado.

- EDIÇÃO DE ÁUDIO, com: Coletivo Amnésia
A oficina de Edição de Áudio será aplicada por Sérgio Melo, Ronaldo Eli e José Balbino, membros do Coletivo Amnésia de rádios livres. A ideia principal é introduzir conhecimentos e conteúdos básicos da utilização de software livre na produção de peças de áudio em diversos formatos. Os participantes serão convidados a conhecer alguns softwares de edição e terão como exercício prático a construção de spots e vinhetas sobre o caruru, a Casa do Boneco e temas diversos. Posteriormente haverá uma integração com a equipe de comunicação, atuando no funcionamento direto da rádio Indaka Obá e realizando entrevistas externas, com o objetivo final de produzir um programa colaborativo com tema a ser definido entre oficineiros e participantes. 


Cine Quilombola no XIV Caruru de Ibeji e as Pedagogingas


Fique por dentro dos filmes que serão exibidos no Cine Quilombola durante o XIV Caruru de Ibeji e as Pedagogingas:




29/09/2015

ATENÇÃO TOD@S @S PARTICIPANTES DO XIV CARURU DE IBEJI E AS PEDAGOGINGAS

É chegada a hora de nos reunirmos mais uma vez no nosso grande encontro de luta, celebração, educação antirracista, cultura e todos os elementos que constituem a nossa identidade afro-indígena. Para que tudo ocorra com a maior harmonia possível, trazemos alguns importantes informes, portanto, atenção:

- O credenciamento será na quarta-feira (30/09) à partir das 13:00h na sede da Casa do Boneco. Não deixe de trazer o brinquedo, e o livro de temática afro-indígena (também o alimento, se for o caso).

- Sobre o alojamento, já está tudo ok? A reserva já está feita? A barraca tá no ponto? Lembrando que não teremos condição de hospedar os participantes na instituição, priorizando @s oficineir@s e mestr@s, entretanto nos preocupamos e esperamos que tod@s estejam com suas hospedagens resolvidas.

- É necessário que cada pessoa traga o seu kit alimentação (prato, copo e talheres). Todas as refeições serão feitas na Casa do Boneco à partir de quarta à noite.

-  O evento e todos os seus espaços contarão com a coordenação de membros da CBI, mas é de suma importância que cada pessoa/grupo colabore para a garantia das ações, seja com o compromisso nos horários, seja na comissão de trabalho em que está inserid@, etc.

- Itacaré é uma cidade de praia e estamos em plena primavera, então, traga roupas leves e confortáveis, e algum agasalho caso faça frio à noite. Também é bom trazer repelente.

- Trazer roupa branca para o Cortejo.

- Se tiver tambor e demais instrumentos de percussão, também é bom trazer.


No mais, que venham tod@s em paz, com boas energias e muita disposição para aprender-ensinar, trabalhar e celebrar. Qualquer necessidade por favor, entrar em contato através do e-mail casadobonecodeitacare@gmail.com ou pelo telefone (73) 9199-6986. 

28/09/2015

Confira a programação atualizada do XIV Caruru de Ibeji e as Pedagogingas




QUARTA-FEIRA (30/09)

- Durante o dia: Chegada/Acolhida d@s participantes e CREDENCIAMENTO.

QUINTA-FEIRA (01/10)

- Caminhada Agroecológica
- De 7:30h às 9:00h: Café da Manhã
- 9:00h: Cerimônia de abertura
- De 10:00h às 12:30: Ação Agroecológica

- 13:00h: Almoço

- Das 14:30h às 17:00h: OFICINAS
- Oficina de iniciação à língua Kibundo - Tata Kibanda Muanzakiazenji
- Bonecos gigantes – Casa do Boneco
- Confecção de tambores para crianças – Tambores Oraniã
- RAP (Ritmo e Poesia) -  MC Yogi Nkrumah
 - Teatro: “Os ventrilocos não cabem mais” - Mariana Bittencour
 - Perna de pau – Marcio Bob
 - Graffiti – Chermie

- 17:30h: Cine Quilombola Infantil
 - 18:30h: Janta
 -19:30h: Cine Quilombola Adulto
 - 21:00h Apresentação do Grupo Resistência Poética

SEXTA-FEIRA (02/10)

- Caminhada Agroecológica
- De 7:30h às 9:00h: Café da Manhã
- 9:00h: Ritual Religioso
- De 10:00h às 12:30: Ação Agroecológica

- 13:00h: Almoço

- 14:00h: Debate: Caminhos da Construção de uma Escola Preta

- De 14:30h às 17:00h OFICINAS
- RAP (Ritmo e Poesia) -  MC Yogi Nkrumah
- Breakdance   - Grupo Elo
- Confecção de tambores para crianças – Tambores Oraniã
- Bonecos gigantes – Casa do Boneco
- Conto para todo Canto – Mariana Bittencour
- Confecção de Abayomi – Adriana Kanaombo
- Edição de Áudio – Coletivo Amnésia

- 17:30h: Cine Quilombola Infantil
- 18:30h: Janta
-19:30h: Cine Quilombola Adulto
- 21:00h: Cultural

SÁBADO (03/10)

- De 7:30h às 9:00h: Café da Manhã
- 9:00h: Ritual Religioso
- Ida à praia

- 13:00h: Almoço (na praia)

- 14:30h: Roda de Capoeira Angola
- Apresentação CBI: Oxum e Iemanjá

- 18:30h Janta
- 20:00h Cultural
- Oficina de comida ritualística: Produção do Caruru

DOMINGO (04/10)

- Ritual religioso
- Oficina de Comida Ritualística: Preparação do Caruru
- 15:00h: Cortejo Afro

- Celebração do Caruru

25/09/2015

Contribua com as Pedagogingas!

A Casa do Boneco está a poucos dias do XIV Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, este ano tendo como tema ''Bonecos e Ancestralidade''. Durante o evento serão desenvolvidas atividades como oficinas, vivências agroecológicas, rodas de conversa e de tambor, apresentações culturais, tudo culminando na celebração religiosa do Caruru. As atividades possuem o objetivo de utilização de uma pedagogia que dialogue com a real história e necessidades do povo africano e afro-brasileiro, através de uma educação antirracista que fomente a valorização da cultura negra/indígena e da infância.

Para arrecadamento estaremos colocando alguns kit promocionais até o evento.

 Contamos com sua participação.

Para mais informações entre em contato pelo Zap (73) 9199-6986
  
O Kit Blusa e turbante fica no valor de R$90,00













O kit conjunto Calça e Blusa masculino fica no valor de R$180,00

















O Kit conjunto de Saia e blusa fica no valor de R$180,00



24/09/2015

Assista o teaser do XIV Caruru de Ibeji e as Pedagogingas!!

Faltam apenas 05 dias para a abertura do nosso grande encontro, o XIV Caruru de Ibeji e as Pedagogingas. Em meio às ansiedades, correrias, dedicação e muito trabalho, nossos corpos e mentes se voltam para ancestralidade africana e indígena para encontrar o fortalecimento e continuar na caminhada por um mundo mais do nosso jeito. Quais as saídas de uma perspectiva de educação para nossas crianças, senão a nossa própria vida se convertendo na militância urgente de nossas dores e de nossa festa? O vídeo que segue é uma chamada para a continuidade da luta pan-africanista, reunir os parentes, preservar o passado, zelar pelo futuro do nosso povo em diáspora. Se não celebrarmos juntos, não conseguiremos lutar juntos!


19/09/2015

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E PEDAGOGINGAS

Secretaria de Educação, Sindicato de Professores, Secretaria da Escola Manoel Castro e Casa do Boneco de Itacaré se reúnem para discutir Educação e definir participação das escolas no XIV Caruru de Ibeji e as Pedagogingas. 

A reunião que aconteceu na Casa do Boneco ontem, dia 18 de setembro foi um momento de reflexões acerca do modelo eurocêntrico de educação instituído no Brasil  e a importância da existência de uma escola cujo projeto político pedagógico contemple verdadeiramente a história, cultura e saberes afro-indígenas.  Urge a necessidade de um modelo de educação que tenha a matriz africana como estruturadora, pautando identidade, pertencimento e valorização.






16/09/2015

Carta Aberta da Equipe Organizadora do XIV Caruru de Ibeji e as Pedagogingas à Produtor@s de Audiovisual

‘‘A Casa do Boneco tem feito todo tipo de ação para transformar em pedagogingas e colaborar com a identidade, o cinema está dentro dessa perspectiva. Mas não queremos integração com a sociedade doente e massificada, queremos desintegrar e construir outro modelo. Nosso Cine Quilombola é a melhor experiência que retrata a emoção de se ver.’’
Jorge Rasta 




Nós, membros do Quilombo Urbano e Ponto de Cultura Casa do Boneco de Itacaré (CBI), anunciamos formalmente a data de nosso encontro – 30 de setembro à 04 de outubro de 2015 – com o tema: Bonecos e Ancestralidade. Há muitos anos temos trabalhado para que o cinema e o audiovisual sejam ferramentas permanentes de arte e de educação, por reconhecermos o poder de seu alcance e a importância diante do que influencia no nosso olhar e pensar o mundo.


As tecnologias da comunicação e a linguagem do audiovisual devem ser popularizadas nas nossas comunidades para estar a serviço da atualização dos brinquedos culturais e seus saberes ancestrais colaborando com o avanço das pedagogias que influenciam na mudança da educação formal e informal.


As experiências de comunicação comunitária de audiovisual e rádio são os nossos melhores caminhos para combater a dominação perversa de nossos meios de comunicação. Acreditamos na linguagem estética do cinema numa perspectiva comunitária, como arma de mudança e de afirmação étnico racial.

Assim, queremos oficializar uma chamada pública à coletivos, organizações, diretor@s e produtor@s, de audiovisual para virem realizar suas produções durante o Caruru de Ibeji e as Pedagogingas. O objetivo é gerar materiais didático-pedagógicos à partir das atividades, ações e temáticas desenvolvidas no evento, para que sejam parte do Festival Audiovisual a acontecer na 15ª edição do caruru (em 2016), onde o tema central será Cinema, Identidade Negra e Animação. O formato/linguagem é de livre escolha (curta, documentário, animação, vídeo-aula, clipe, etc). 

Essa proposta visa valorizar e difundir a estética comunitária na perspectiva no cinema negro, colaborar com os processos educativos através do cinema, construindo tecnologia social que dialogue amplamente com comunidades tradicionais e com a reflexão étnico racial. Envie sua proposta para o e-mail casadobonecodeitacare@gmail.com com o assunto ‘‘Proposta Audiovisual Caruru’’, e venha colaborar para a construção de um mundo mais do nosso jeito. 

Durante o evento também acontecerá o Cine Quilombola, com exibições diárias de sessão infantil e adulto, em breve será divulgada a programação dos filmes.

‘‘Vivemos a dor moral de nunca conseguirmos falar de nós...
Todo filme precisa ser visto pelo povo e ele só vai servir se incentivar as pessoas a criarem, a serem mais felizes pela descolonização do olhar”

Cine Quilombola, 2013

11/09/2015

CONTRIBUA COM O FUNDO DE APOIO AO XIV CARURU DE IBEJI E AS PEDAGOGINGAS




O "Caruru de Ibeji e as Pedagogingas" é um evento – encontro – celebração de matriz africana, centrado na cultura negra (africana, afro-brasileira e indígena) como estruturador do modelo de educação anti-racista pautado na identidade ancestral. Em sua 14ª edição, o evento esse ano acontecerá de 30 de setembro à 04 de outubro, tradicionalmente na sede da Casa do Boneco de Itacaré. Teremos como tema ‘‘Bonecos e Ancestralidade’’, objetivando a promoção dos bonecos (gigantes, fantoches, marionetes) enquanto brinquedos ancestrais de educação infanto-juvenil.
O “XIV Caruru de Ibeji e as Pedagogingas” é uma celebração comunitária realizada com a colaboração de voluntárixs e colaboradorxs de todo o Brasil. Colabore também, depositando agora mesmo qualquer valor para nosso Fundo de Apoio, na conta abaixo:
Banco do Brasil
Agência: 4105-X
Conta corrente: 8065-9
Titular: Daniele dos Santos de Jesus
LINK DO EVENTO: https://www.facebook.com/events/1673800436171862/
http://casadoboneco.blogspot.com.br/