30/08/2015

Inscrições abertas - XIV Caruru de Ibeji e as Pedagogingas

Estão abertas as inscrições para participar do XIV Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, atentem-se para as instruções de participação

  • Este ano não dispomos de recursos para hospedagem, a organização priorizará oficineirxs, mestres e mestras, representantes de comunidades rurais, logo os demais terão que arcar com seus transportes e hospedagens;
  • O evento acontecerá como nas edições anteriores na sede da Casa do Boneco de Itacaré (Rua Praia da Concha, nº 41). na subida da ladeira para a Praia da Concha, próximo à feira de artesanato;
  • Para garantir participação é necessário o preenchimento do Formulário de Inscrições, bem como o pagamento da inscrição e/ou sinalização da comissão de trabalho que fará parte.   Opção 2: Trabalho + 2kg de alimento + 1 brinquedo + 1 livro temático
  • Inscrição em oficinas acontecerão durante o credenciamento;
  • Em caso de dúvidas, entrar em contato com a comissão organizadora através do e-mail casadobonecodeitacare@gmail.com com o assunto ''Inscrição Caruru'' ou pelo fono/whatsapp (73)9199-6986.
  • As inscrições estão abertas até o dia 20/09/15!
  • Brinquedos, livros ( com temáticas afro ) e alimentos serão recolhidos no ato do credenciamento, no primeiro dia do evento;
  • Se for membro de alguma organização que trabalhe com ações sociais e coletivos/comunidades parceiras (comunidades quilombolas, estudantes e professores de escola pública, comunidade local de Itacaré, etc), o pagamento é opcional, restando somente a exigência do livro, alimento e brinquedo.



PRÉ-PROGRAMAÇÃO


Quarta (30/09)

MANHÃ E TARDE

Chegada/acolhida

NOITE

20 H - Abertura

Quinta (01/10)

MANHÃ

Caminhada agroecológica
07:30h às 9:00h - Café
09:00h - Ritual religioso
10:00h às 12:30h - Ação agroecológica (IF)

ALMOÇO

14:30h às 17:00h – Oficinas

Dança Afro
Língua africana
Fantoche
Bonecos gigantes
Tambor
Audiovisual
Canto

NOITE

17:30h Cine Quilombola + performances artísticas Quilombola (música, dança).

Sexta (02/10)

MANHÃ

Caminhada agroecológica
07:30h às 9:00h - Café
09:00h - Ritual religioso
10:00h às 12:30h - Ação agroecológica (IF)

ALMOÇO

14:30h às 17:00h – Oficinas

Hip Hop: (Breakdance , rimas e Graffiti);
Contação de história:
Fantoche
Boneco gigante
Tambor
Canto

NOITE

17:30h Cine Quilombola + performances artísticas Quilombola (música, dança).

Sábado (03/10)

09:00h Ritual religioso

De 10:00h às 12:30h Trilha na Ribeira/praia

ALMOÇO

Oficina de capoeira angola na praia;
Solos de Oxum e Iemanjá

NOITE

Cultural
Oficina de Comida Ritualística: Preparação do Caruru


Domingo (04/10)

MANAHÃ

Ritual religioso
Oficina de Comida Ritualística: Preparação do Caruru

TARDE

Cortejo

 Celebração do Caruru





29/08/2015

XIV Caruru de Ibeji e as Pedagogingas



O Caruru de Ibeji e as Pedagogingas é um evento – encontro – celebração de matriz africana, centrado na cultura negra (africana, afro-brasileira e indígena) como estruturador do modelo de educação pautado na identidade ancestral. Educação, ancestralidade e cultura são conceitos que não se dissociam nessas práticas, visto que são os saberes e fazeres culturais cotidianos que implicam nos modos de viver e de educar-se do nosso povo.


Nas últimas 13 edições do evento a Casa do Boneco tem feito uma trajetória partindo dos princípios ancestrais para promover uma melhoria de vida do povo afro-indígena, tendo a infância sendo zelada e cuidada, promovendo o intercâmbio entre gerações, naturalizando a relação da espiritualidade de matriz africana, a presença do tambor, dos bonecos e de diversas ferramentas que remetem à ancestralidade e ludicidade. Nesse sentido, o Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, promove pela arte do encontro e reencontro entre mestres, mestras, educadores diversos e grupos de cultura negra, uma ampla mobilização em torno da infância negra, promovendo festa, comida, ludicidade e diversas possibilidades de aprendizados e trocas de saberes. 



Em sua 14ª edição, o evento esse ano acontecerá de 30 de setembro à 04 de outubro, tradicionalmente na sede da Casa do Boneco de Itacaré. Teremos como tema ‘‘Bonecos e Ancestralidade’’, objetivando a promoção dos bonecos (gigantes, fantoches, marionetes) enquanto brinquedos ancestrais de educação infanto-juvenil. Não por acaso, historicamente os bonecos marcam a história da instituição, sendo a atividade que inaugura as ações no município de Itacaré e que inclusive dá o seu nome: Casa do Boneco, Ilê D’Erê, Casa de Criança. Seguimos sendo! 















É importante também deixar bem escuro a autogestão e organização desse encontro, visto que não dispomos de recursos do governo, nem por parte de edital ou ajuda de qualquer outra categoria, muito pelo contrário, vivemos o boicote proporcionado pela Fundação Palmares que risca nossa proposta pela segunda vez da lista de contemplados, a velha política de colocar um prato de comida entre dois irmãos esfomeados para que se digladiem. Não passarão! Faremos da mesma forma! Somos nós por nós mesmos! 

Por isso desde já deixamos nítida a necessidade de mobilização financeira (campanhas, doações, arrecadações, pagamento de inscrição) em que nosso povo auto-organizado possa contribuir direta e indiretamente com a construção dessa ação. No domingo (30/08) as inscrições serão abertas juntamente com a pré-programação das atividades, fiquem atent@s!














É a pedagoginga do boneco pra ensinar, a ancestralidade pra guiar, o tambor pra ritmar, o caruru pra celebrar.




22/08/2015

Projeto Ajeum Ajeumbó



É com muito carinho que compartilhamos uma pequena parte do que foi o II Intercâmbio Brasil x Guiné-Bissau,  organizado pela Casa do Boneco de Itacaré.

Curtam, compartilhem e comentem!

Logo, logo teremos mais materiais compartilhados.

Asé!

Família CBI





14/08/2015

Projeto Aldeia na Teia de Agroecologia

Entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, a Casa do Boneco de Itacaré participa da primeira etapa do projeto Aldeia da Teia de Agroecologia, na Aldeia Baixa Alegre (Posto Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu, município de Pau Brasil- BA). A ação visa a construção utilizando técnicas de bioconstrução de dois tanques de captação de água de chuva, que será destinada a uso doméstico e para irrigação das áreas de SAF’s (sistemas agroflorestais) e um galpão a ser utilizado como espaço para formações e difusão cultural dos povos da Teia.

O recurso para o projeto foi captado pelo ECOBAHIA via Associação Ybitira Porang, através do edital CONAB/BNDS. Nesta etapa que prevê as construções bioecológicas, o Mestre Jorge Rasta está coordenando pedagogicamente a formação dos jovens participantes do projeto.




















13/08/2015

Circulando com sustentabilidade

A Casa do Boneco de Itacaré é uma associação de afro desenvolvimento que realiza suas atividades através de cinco programas/ações dos eixos de 1- Arte e Cultura Preta; 2-Educação Antirracista e Pedagogingas; 3-Apropriação Tecnológica e Comunicação Comunitária 4- Sustentabilidade/Turismo Étnico de Base Comunitária/Agroecologia; 5- Construção, Estruturação e Manutenção.

O programa de Sustentabilidade Comunitária diz respeito à organização dos processos de produção, comercialização e consumo solidário individual e coletivo em prol da soberania, alimentar, tecnológica, cultural, espiritual, política, do nosso povo (preto, indígena, assentado...). Uma das metas desse programa é a produção cultural, desta forma a CBI está circulando pela região e participando de eventos que fortaleçam e revitalize a arte, cultura e sustentabilidade comunitária do local.


No dia 01 de agosto, a CBI participou do evento "Arte na Praça", realizado em Itabuna, organizado por jovens universitários (Vanessa Fernandes, Brenno Varjão, Emely Andreia, Bruna Mascarenhas, Mirian Clara e Haísa Lima). O evento teve como principal objetivo unir e difundir a produção artística da juventude de Itabuna e Região, tendo em sua grade de exposição artística: música, poesia, fotografias, pinturas e artes em geral, aproximando a cultura da população em espaço aberto, sem grades e sem ingresso.  A ideia é que eventos como esse possam servir de porta de entrada para a produção artística da juventude da região cacaueira, permitindo que haja mais espaços culturais para que os cidadãos conheçam opções culturais.




















No dia 08 de agosto, a CBI participou do Sarau de Serra Grande, acontece todo segundo sábado do mês há cerca de 4 anos, tem o objetivo de gerar a integração cultural e fortalecer a comunidade de Serra Grande e região, atualmente o evento está abarcado pela Associação Cultural da APA Itacaré - Serra Grande, mas com o passar dos anos ele obteve uma força própria, fruto do fortalecimento da gestão comunitária local.


















Nesse sentido, a Casa do Boneco segue circulando seus produtos, materiais e serviços, através do empreendedorismo juvenil sustentável e fortalecendo ações com os eventos citados, que geram mobilização regional em torno da difusão artística e cultural.