25/05/2015

Chegamos em África!!!

Na última terça-feira, 19 de maio, nosso Coletivo Casa do Boneco- Quilombo D’oiti embarcou rumo ao intercâmbio cultural entre Brasil-Guiné Bissau, o projeto Ajeum Ajeumbó. A ação é de iniciativa de organizações das comunidades guineenses e brasileiras que trabalham com o turismo de base comunitária, artes manuais, tecnologia, comunicação, culinária, estética, música e dança visando empoderamento do povo preto brasileiro e africano.




Embarcamos às 22:00h no aeroporto de Salvador, fazendo uma conexão em Madri (Espanha) onde esperamos por 7 horas o vôo para a próxima conexão, em Casablanca (Marrocos). Após 4 horas embarcamos para Bissau, onde chegamos por volta das 03:00 da madrugada do dia 21 de maio. No Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira fomos carinhosamente recebidos pelos nossos amigos guineenses, e seguimos para a casa de Dona Augusta, Ana, Arcádia, Mario, Lita, Arsilene e as crianças Marvin, Enzo e Jéssica, a família Gomes, na rua da Pesca, bairro do Enterramento, Bissau. 


                                          


Nossa família guineense, cujo primeiro contato foi no primeiro intercâmbio em 2013 nos acolheu em sua casa e contribuiu imensamente com a nossa estadia em Bissau. Fomos à feira de artesanato, ao mercado comprar mantimentos, visitamos também o Centro de Cultura do Brasil em Guiné Bissau. As ruas estão cheias de pessoas, com as mais variadas vestimentas, tecidos, cores, estampas no movimentado centro da capital guineense, também vemos muitas obras públicas acontecendo e a população se mostra satisfeita com o recente governo democrático do presidente José Mário Vaz (Jomav) do PAIGC (Partido Africano da Independência de Guiné Bissau e Cabo Verde).

  






Na sexta-feira, dia 22 tomamos o navio para a Ilha de Bubaque. Saímos do porto de Bissau por volta das 14:00h no horário local (que é três horas a mais que o Brasil) viajando por 5 horas no mar que banha o arquipélago Bolama-Bijagós, admirando as ilhas, fazendo amigos e tendo boas conversas. Chegamos em Bubaque por volta das 19:00h e fomos também muito bem recebidos logo no porto, onde um grande grupo de amigos nos aguardava, nos ajudaram com as bagagens e seguimos para o local da nossa estadia, casa que Dona Regina muito generosamente nos ofereceu de hospedagem no bairro de Buba.





Casa em que Dona Regina nos recebe, no bairro de Buba

Esses momentos iniciais são de muita expectativa, felicidade e ansiedade, seja para quem está vindo pela primeira vez ou para que já veio em 2013. Os próximos dias são de muitas atividades com as oficinas no Festival de Gastronomia das Ilhas Bijagós e toda a experiência de troca que estar em África possibilita aos nossos povos. Estamos juntos fortalecendo os laços para um vínculo permanente de irmandade, trabalho e comunhão!


Ilha de Bubaque, Guiné Bissau

25 de maio de 2015.

(Para ver mais imagens visite a página da Casa do Boneco no facebook)

19/05/2015

Malas prontas!!

As malas estão prontas, os corações ansiosos e felizes. Voltaremos para África!



Hoje, dia 19 de maio de 2015, o Coletivo Casa do Boneco de Itacaré- Quilombo D’oiti embarca pela segunda vez rumo à Terra Mãe África, mais especificamente para Guiné Bissau, país que acolhe o projeto de intercâmbio ‘‘Ajeum Ajeumbó’’, cuja proposta visa uma troca de experiências, saberes e fazeres da cultura africana e afro-brasileira quilombola.

A equipe composta por seis membros passará um mês desenvolvendo atividades na capital Bissau e no arquipélago Bolama-Bijagós, principalmente na Ilha de Bubaque onde está localizada a anfitriã institucional, a Associação Nô Kultura. As atividades englobam oficinas de capacitação nas áreas de comunicação comunitária, audiovisual, artesanato, estética, capoeira angola, teatro de bonecos, dança e percussão afro-brasileiras, e discussões voltadas para o turismo de base comunitária e empoderamento da comunidade. Também acontecerão apresentações artísticas como espetáculo de dança, elaboração de ensaios fotográficos e vídeo-documentário. O trabalho faz parte da programação do II Festival de Gastronomia do Paraíso das Ilhas Bijagós, evento o qual a Casa do Boneco é único convidado internacional a representar a culinária afro-brasileira.





O projeto de intercâmbio conta também com apoio de outras organizações como a ADEMA, o Centro de Cultura do Brasil em Guiné Bissau (CCBGB). Não podemos deixar de citar o apoio essencial de amigo@s e companheir@s de luta que colaboraram das formas mais diversas para que o projeto pudesse se tornar realidade.

Esse retorno possui um significado inestimável para a Casa do Boneco, instituição brasileira cujas práticas sempre buscaram uma reapropriação dos saberes ancestrais africanos, um reconhecimento da história que nos foi negada devido à todo processo de colonização escravagista sofrido pelo povo negro, e que hoje nos incita à lutar pela liberdade, através da cultura, da educação e do afro pertencimento. Pisar em solo africano é uma oportunidade de reforçar os laços entre os países e seus povos, através da identidade que nos faz irmãos.


Estamos munidos das forças ancestrais que guiam os caminhos, pedimos Asé e permissão para que juntos possamos oferecer, aprender e ensinar um pouco do imensurável legado que África constitui em nossas vidas e em toda a humanidade. Faremos o caminho de volta!