quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

EDITORIAL ''A coroa que carrego..'' divulga linha de vestuário do Bazar Afro Brasil




“A coroa que carrego...’’, editorial da linha de produtos da griff Quilombo D’Oiti traz o vestuário afro-brasileiro, em especial o turbante, como elementos de afirmação da identidade negra. 


Atualmente muito tem se falado de empoderamento do povo negro, e muito dessa discussão tem se utilizado da estética como abordagem, mas, infelizmente o que tem se percebido é um esvaziamento político desses discursos que por muitas vezes se contentam em ser ‘‘trocadores de receitas de cachos perfeitos’’ e não atores políticos que utilizam também da estética como afirmação e valorização da história e cultura afro. 


 As fotografias ilustram as simbologias do uso do turbante à partir da frase ‘‘A coroa que carrego...’’. A frase ganha diferentes textos que a complementa, numa perspectiva de abordar o turbante contextualizando sua concepção histórica e política, sendo um ato de afirmação decorrente de uma consciência e não de um modismo passageiro, embora a apropriação cultural tente deturpar o seu sentido. 




Falando em empoderamento, é importante ressaltar que a autonomia e autogestão financeira dos jovens negros é também uma arma na luta pela soberania de nosso povo, de forma que nossas produções e práticas de consumo garantam sustentabilidade através do afro-empreendedorismo juvenil. Nesse sentido, roupas, turbantes e acessórios estão disponíveis para comercialização em nossa loja, o Bazar Afro Brasil e também pela internet, através de contato inbox na nossa página no facebook
 

As peças incluem tanto confecções próprias quanto vestuário trazido da Guiné Bissau. Tecidos, turbantes, roupas masculinas e femininas, acessórios, artesanatos, instrumentos percussivos e muito mais.

O Bazar Afro Brasil está localizado na rua Praia da Concha, nº 41, em Itacaré Bahia.

 
 



















Existindo e Resistindo!

CONFIRA O ENSAIO COMPLETO AQUI

Nenhum comentário: