27/09/2014

Oficina de Bonecos com Cabaça, com Mestre Elias e Adriana Reis

Mestre Elias e Adriana Reis, abrilhantam mais uma vez a programação do Caruru de Ibeji e as Pedagogingas com teatro e a confecção de bonecos, atividade tradicional, pedagógica, lúdica e que tanto tem a ver com a história da nossa instituição.


Foi Mestre Elias quem introduziu Mestre Jorge Rasta na arte dos bonecos, apresentando-lhe ainda na adolescência este universo de possibilidades, que fez com que ele trouxesse para sua vida de artista e militante, e também sendo um marco fundador da Casa do Boneco de Itacaré.




No XIII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, Mestre Elias e Adriana Reis promoveram oficina de confecção de bonecos utilizando como matéria-prima a cabaça. A atividade foi desenvolvida com crianças, jovens e adultos, trabalhando primeiro com a cabaça no estado natural, e depois fazendo a montagem do corpo e das mãos com tecido. Foram aprendidas diferentes técnicas de montagem, colagem e pintura dos bonecos, e no último dia da oficina, também aprenderam técnicas de manipulação dos bonecos, criando e apresentando um pequeno espetáculo de teatro.





Outra importante presença é de Claudio Cruz, aluno da primeira turma de Mestre Jorge Rasta como multiplicador, e que juntamente com a sua companheira Fátima Araújo desenvolvem um trabalho com a Cia de Teatro de Bonecos Mãos (Itaberaba-BA) através da confecção e manipulação de bonecos gigantes. Sendo assim, o nosso encontro conta com a presença de três gerações de mestres bonequeiros, transmitindo essa arte para as crianças, jovens e adultos que participam das oficinas.










22/09/2014

II Teaser- XIII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas

Pedagoginga é contato constante com a ancestralidade africana, a tradição afrobrasileira, a espiritualidade presente em todos os momentos, educação revolucionária em prol do ''mundo mais do nosso jeito''.

Estar imerso na Casa do Boneco, no XIII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, no II Trecho do Projeto Três Pedrinhas é se propor a viver a pedagogia antirracista que forma os nossos filhos e filhas para se apropriar de suas histórias, romper com o preconceito e perpetuar nossa cultura ancestral.


Sente um pouquinho...



Oficina de confecção de instrumentos afro-brasileiros: tecnologia do tambor, comunicação ancestral!

O tema do XIII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas ‘‘Tambor e Ancestralidade’’ está expresso continuamente nas atividades que a Casa do Boneco promove em sua caminhada de luta. O aprendizado é adquirido através da troca de saberes com mestres construtores, tambozeiros e percussionistas (como Mestre Lumumba, Mestre Zé de Percelina, Mestre Antônio de Bastião, Mestre Lua Santana, Gabriel Guedes, Nei Sacramento e outras grandes influências) e é disseminado através do jovens monitores, e de outros coletivos que trabalham com a mesma perspectiva.
Durante o evento acontecerão diversas oficinas de confecção e musicalização dos tambores afro-brasileiros, com representações como ‘‘Alma Percussão’’, ‘‘Tambores Oraniã’’, ‘‘Coletivo Casa Preta (PA)’’ e ‘‘Casa de Cultura Tainã (SP)’’.

‘‘Alma Percussão’’ é um projeto que tem como objetivo desenvolver o conhecimento na percussão, em especial tambores, através de oficinas de construção e ensino-aprendizagem de ritmos da cultura popular  brasileira. Nas oficinas são produzidos instrumentos utilizando como matéria prima, madeira reaproveitada, bambu e compensado. Resguardando o processo original de construção, cria-se uma relação com a cultura popular de raiz e a cultura contemporânea, onde as peças possuem diversos formatos, tamanhos e sons particulares.



Tabores Oraniã é uma marca auto sustentável de produção de instrumentos percussivos bioartesanais com materiais de baixo impacto e de reaproveitamento, partindo dos princípios agroecológicos e visando uma reapropriação dos saberes culturais e ancestrais afro-brasileiros. A iniciativa é fruto das atividades oferecidas pela Casa do Boneco de Itacaré e une a história de dois irmãos: Hugo Xoroquê e Gominho Neves, que através de uma iniciativa de empreendedorismo juvenil busca não somente construir os instrumentos musicais, mas se apropriar também dos toques, ritmos e toda a historiografia do que é confeccionado.



O Coletivo Casa Preta (PA) é uma ONG que trabalha a ancestralidade de matriz e identidade africana e a inclusão tecnológica para a formação cultural e cidadã de crianças e adolescentes. Através de oficinas de confecção de instrumentos e percussão, são perpetuadas as manifestações culturais de rua que legitimam as tradições afro-brasileiras.




A Casa de Cultura Tainã é uma entidade cultural e social com objetivo de possibilitar o acesso à informação, fortalecendo a prática da cidadania e a formação da identidade cultural, visando contribuir para a formação de indivíduos conscientes e atuantes na comunidade. A Casa de Cultura Tainã apresenta-se hoje como uma das poucas opções de ação comunitária efetiva, sendo reconhecida como a única referência cultural em uma região onde se registram todos os tipos de carências, resultantes da falta de políticas sociais que assegurem a sobrevivência e a qualidade de vida de crianças e jovens. A tecnologia e a ancestralidade do tambor se faz presente em diversos projetos da instituição, como a Orquestra Tambores de Aço e o Projeto Tambor Menino.



Tambor e ancestralidade no XIII Caruru de Ibeji e as Pedaogingas.


Vem pra cá!

21/09/2014

Tambor e Ancestralidade na Casa do Boneco de Itacaré

Roda de conversa e Intervenção de Grafitti, com Éder Muniz e Samuca Santos

Durante a nossa programação teremos uma roda de conversa super bacana com dois grandes nomes do grafitti: Éder Muniz e Samuca Santos.

Artista autodidata, Éder Muniz desde criança já esboçava os primeiros traços nas paredes da casa de uma tia, atualmente trabalha com grafites, nos quais mistura técnicas das artes plásticas e a técnica própria do grafite. Seus trabalhos têm como característica a ligação homem - natureza e estão espalhados por várias partes da cidade de Salvador. 
No ano de 2000 ajudou a fundar o movimento Calangos de Rua, um coletivo de artistas, com intuito de levar cultura às comunidades da capital baiana. Em 2005 participou do projeto Salvador Grafita e a partir de então foi convidado para palestrar nos Estados Unidos e realizar workshops em universidades e ONGs na cidade de Nova York.




Samuca Santos, artista plástico- grafiteiro, nascido em Salvador no ano de 1987 demonstrou ainda durante a infância seu interesse pelo mundo das artes visuais. Teve no desenho a primeira forma de expressão plástica.  Utiliza o graffiti como principal expressão plástica realizado pinturas atua desde o ano de 2004 como arte-educador, utilizando a arte do graffiti leva arte para crianças e adolescentes residentes em bairros periféricos da cidade além de estudantes de escolas publicas, ONGS, etc.  Empenhado em ampliar seus conhecimentos artísticos em termos técnicos e teóricos Samuca entra no ano de 2007 na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atualmente é graduando do curso de artes visuais. 
O meio acadêmico o levou a descobrir novas técnicas artísticas além de novas possibilidades criativas que são aplicadas em seus trabalhos de arte de rua, acrescentando-lhe técnica e poética.  



Ambos deixarão suas expressões artísticas na Casa do Boneco com a intervenção do grafitti.




Vem pra nossa pedagoginga!!!



20/09/2014

CineCACoS- Exibição audiovisual/ Bate papo sobre mídia


O Cineclube do Curso de Comunicação Social CINECACoS (UESC) traz para a programação do XIII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas o audiovisual como instrumento de educação e propulsor de discussões sociais, como (não)representação midiática e a formação de identidade.

A intervenção será feita através da exibição de conteúdos audiovisuais (curtas-metragens, documentário) seguido de um bate papo sobre os mesmos, e também tratando da comunicação como uma militância por uma sociedade mais justa e igualitária.

A discussão em torno do cinema e do audiovisual como instrumento pedagógico e sua utilização já se fazem presentes nos projetos desenvolvidos pela Casa do Boneco, como o Cine Quilombola que originou o Quilombo InCena e o Fórum Baiano de Cinema Comunitário, gerando kit audiovisual com cartilha para serem utilizados nas escolas das comunidades tradicionais, rurais e urbanas.

Na nossa atividade serão exibidos produtos do curso de Comunicação Social (UESC), do Coletivo A Coisa Tá Ficando Preta e da Casa do Boneco, e teremos a presença de alguns dos produtores!

Pedagoginga é educação, é comunicação, tecnologia do tambor!
Vem pra cá, vem pedagogingar!






PROGRAMAÇÃO COMPLETA do XIII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas


23/09 – TERÇA FEIRA

CHEGADA E ACOMODAÇÕES

24/09 – QUARTA FEIRA

 MANHÃ - CERIMONIA RELIGIOSA DE ABERTURA

TARDE – OFICINAS

- OFICINA DE TOQUES E CANTOS DE XIRÊ
- CONFECÇÃO DE TAMBORES AFROBRASILEIROS
- CONFECÇÃO DE BONECOS COM CABAÇA – MESTRE ELIAS
- CONFECÇÃO DE BONECOS GIGANTES – CIA TEATRO MÃOS
- OFICINA CRIATIVA KA NAOMBO- ADRIANA KA NAOMBO
- OFICINA DE HIP HOP – GRUPO ELO
- OFICINA DE CINEMA IN MOV – CAMILA MOTA

NOITE

 CULTURAL


25/09 - QUINTA FEIRA

MANHÃ – OFICINAS

- OFICINA DE TOQUES E CANTOS DE XIRÊ
- OFICINA DE HIP HOP – GRUPO ELO
- CONFECÇÃO DE TAMBORES AFROBRASILEIROS
- EDIÇÃO DE AUDIO – SERGIO MELO ( COLETIVO RÁDIO AMNÉSIA )
- OFICINA DE GRAFITTI – BAGA TRAÇOS DE RUA
- OFICINA DE CANTO “ CANTIGA DE ERÊ”   – MARIANA BITTENCOUR
- CONFECÇÃO DE BONECOS GIGANTES – CIA TEATRO MÃOS

TARDE – OFICINAS

- OFICINA DE TOQUES E CANTOS DE XIRÊ
- CONFECÇÃO DE TAMBORES AFROBRASILEIROS
- EDIÇÃO DE AUDIO – SERGIO MELO ( COLETIVO RÁDIO AMNÉSIA )
- CONFECÇÃO DE BONECOS COM CABAÇA – MESTRE ELIAS
- CONFECÇÃO DE BONECOS GIGANTES – CIA TEATRO MÃOS
- OFICINA DE CINEMA IN MOV – CAMILA MOTA

NOITE 

-PALESTRA: ESPIRITUALIDADE E BIOÉTICA NA SAÚDE – FABRÍCIO SILVA
-CULTURAL

26/09 – SEXTA FEIRA

MANHÃ – OFICINAS

- OFICINA DE TOQUES E CANTOS DE XIRÊ
- CONFECÇÃO DE TAMBORES AFROBRASILEIROS
- EDIÇÃO DE AUDIO – SERGIO MELO ( COLETIVO RÁDIO AMNÉSIA )
- BATE PAPO SOBRE RAP E IMPROVISO / OFICINA DE RIMAS – ELVIS KAZPA
- OFICINA DE GRAFITTI – BAGA TRAÇOS DE RUA
- OFICINA DE CANTO “CONTA PARA TODO CANTO”  – MARIANA BITTENCOUR
- CONFECÇÃO DE BONECOS GIGANTES – CIA TEATRO MÃOS
- OFICINA DE BEET BOX – FABRÍCIO SILVA
- MENINA BONITA DO LAÇO, DO TORÇO E DO TURBANTE / LEITURANÇA – CEPESAFRO

TARDE – OFICINAS

- OFICINA DE TOQUES E CANTOS DE XIRÊ
- CONFECÇÃO DE TAMBORES AFROBRASILEIROS
- EDIÇÃO DE AUDIO – SERGIO MELO ( COLETIVO RÁDIO AMNÉSIA )
- BATE PAPO SOBRE RAP E IMPROVISO / OFICINA DE RIMAS – ELVIS KAZPA
- CONFECÇÃO DE BONECOS COM CABAÇA – MESTRE ELIAS
- CONFECÇÃO DE BONECOS GIGANTES – CIA TEATRO MÃOS
- LITERATURA INFANTIL – LARISSA PEREIRA ( COLETIVO A COISA TÁ FICANDO PRETA )
- RODA DE CONVERSA E INTERVEÇÃO DE GRAFITTI – ÉDER E SAMUEL

 NOITE

CINECACoS – EXIBIÇÃO AUDIOVISUAL/  RODA DE CONVERSA SOBRE MÍDIA

-CULTURAL

27/09 – SÁBADO

MANHÃ E TARDE

-CORTEJO DE OXUM:
VISITA À FAZENDA MODELO QUILOMBO DOITI

NOITE

CULTURAL:

-PEDRO UBANTO -VOCALISTA DA BANDA UNIVERSO GROOVE CÊNICO
-APRESENTAÇÃO DE RAP COM MCS LOCAIS E CONVIDADOS

PREPARATIVOS PARA O CARURU

28/09 – DOMINGO

MANHÃ - PREPARATIVOS PARA O CARURU

TARDE

13H – CORTEJO AFRO:
 CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA SÃO MIGUEL
14H – CELEBRAÇÃO DO CARURU

29/09 – SEGUNDA-FEIRA
RETORNO DOS PARTICIPANTES

Vem pra cá fazer parte da nossa pedagoginga que semeia educação, ancestralidade e revolução. União dos povos em torno do tambor, para celebrar a vida, a infância, agradecer e pedir fartura, fertilidade, alegria e luz para as nossas crianças.

Aproveita para dar aquela conferida na mochila pra não esquecer de nada. Nos vemos no Ylê D'erê!


19/09/2014

Oficina de Construção de Bonecos Gigantes, com a Cia de Teatro de Bonecos Mãos

A Cia. de Teatro de Bonecos Mãos surgiu com a finalidade de realizar a circulação de atividades cênicas com foco no teatro de bonecos promovendo a contação, encenação e divulgação do teatro de bonecos.
Desde abril 1994, os Bonequeiros FATIMA ARAUJO, CLAUDIO CRUZ e ANTONIO JUNIOR, iniciaram este trabalho dando vida a dezenas de bonecos que se estende hoje à varias cidades da Bahia. O seguimento dos trabalhos da Cia. de Teatro de Bonecos Mãos alimenta o Ponto de Leitura Ouvindo e Contando Histórias e o projeto Circo a Céu Aberto com crianças e jovens da cidade de Itaberaba.
A Cia. de Teatro de Bonecos Mãos trabalha com varias técnicas de teatro de bonecos:
BONECO GIGANTE;
BONECO MASCOTE;
FANTOCHES EM PAPIER MACHÊ;
ESPUMA;
SUCATA;
FIBRA DE VIDRO;
PAPIETAGEM.
Divulgando essa arte nos variados seguimentos sociais, possibilitando ao publico cultura e entretenimento neste viés teatral que é “O Teatro de Bonecos”.
 No XIII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, a Cia oferecerá uma oficina onde trabalharão a confecção de dois bonecos gigantes em sucata e espuma, trazendo também a conscientização ambiental através da utilização de materiais reciclados que ganham vida, ao invés de serem descartados. 
PÚBLICO DESTINADO: à partir de 13 anos.

Vem pra cá, traz seus erês, vem pedagogingar!




Oficina de Grafiti, com Baga (Salvador)

Em 2001 conhecendo a Arte do Graffiti por meio de uma Revista, Hilton Oliveira (Baga como é conhecido nas ruas de Salvador) decide aprender essa Arte de rua que hipnotiza os jovens. Desde então o Artista Baga não parou mais, dedicando-se em seus trabalhos e estudos artísticos.
Nessa caminhada já passou por estados e Cidades como: Paraiba, São Paulo, Juazeiro do Norte, Pernambuco , Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Fortaleza. Observando seus trabalhos vemos que o Artista é bastante eclético,com uma visão liberta de padrões, técnicas ou até mesmo estilo.
Baga se destaca no cenário do Graffiti solterapolitano por suas obras serem ricas em detalhes e com cores vivas e contrastantes. Perfeccionista e dedicado no que faz, continua buscando cada vez mais evolução, tanto na arte como em vida.​
A oficina no XIII Caruru de Ibeji e as Pedagoingas foi pensada em duas etapas: A primeira será desenho observativo, letras e sombra projetada; a segunda será tom e sobre tom, pintura com lápis de cor e live paint com o Grafiteiro (Baga) mostrando técnicas e manuseio com a lata de spray.

PÚBLICO: de 10 à 16 anos.
Vem pra cá, vem pedagogingar!


Oficina Criativa Ka Naombo, com Adriana Ka Naombo Silva

O XIII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas recebem mais uma belíssima oficina para abrilhantar e estimular a criatividade dos nossos pequenos e pequenas: 

Oficina Criativa Ka Naombo: Criação livre, marcadores de páginas e enfeite de lápis.
Facilitadora: Adriana Ka Naombo Silva

Irmã de Patrícia. Juntas formam a Ka Naombo e confeccionam bonecxs espelhadas em Carlas, Marias, Joãos e quem tem coragem de levar na pele a cor da noite. Nesta Oficina, mostrará seu trabalho e ajudará as crianças a criar livremente a partir de seus espelhos.


"Eu sou a parte livre do Ka Naombo. Eu quem viajo; eu quem exponho; eu quem posso ir à praia para produzir. Mas eu e minha IRMÃ somos almas gêmeas."


"(...) quando estou bonecando a minha alma transcende de tal forma que tenho certeza que isso me dá equilíbrio."

PÚBLICO: Crianças a partir de 10 anos

VEM PEDAGOGINGAR, TRAZ SEUS ERÊS!


Oficina: Menina Bonita do Laço, do Torso e do Turbante | LEITURANÇA

Lançamento da nova Oficina do LEITURANÇA | CEPESAfro

Oficina Infantil de Torsos e Turbantes para crianças de todas as idades, até aquelas que já nasceram há muito tempo... É para meninas. Mas é também para meninos!

Facilitadoras:
Carol Cruz, Esteticista Afro formada pelo Ilê Aiyê, especialista em amarrações de torsos e turbantes e roupas, como forma de (re) afirmação e valorização da beleza afro, com ênfase na mulher preta.

''Turbante by Carol Cruz. Uso recomendado para rainhas''. Foto: Fafá Araújo


Carla Antelante, Pedagoga, Contadora de Histórias, curiosa das amarrações de torsos e turbantes afro.

''Leiturando''. Foto: Fafá Araújo
Achou que acabou??? Ainda tem mais!!!

Desfile Afro-Real
Participação de todxs que fizerem parte da Oficina Menina Bonita do Laço, do Torso e do Turbante | LEITURANÇA


Pedagoginga é educação, é afirmação, é tambor, ancestralidade, empoderamento!

Vem pedagogingar com a gente!


18/09/2014

Palestra: Espiritualidade e Bioética na saúde, com Fabrício Silva


Acadêmico do curso de odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB-Campus Jequié, Fabrício Silva é bolsista de Iniciação Científica no Projeto ‘‘A Influência da Bioética e Espiritualidade na Saúde’’. Tem experiência na área da Saúde, com ênfase em Saúde Coletiva e Preventiva. Também faz parte de diversos movimentos sociais, atuando na construção da identidade cultural e social dos afro-brasileiros.
‘‘Sou natural de Vitória da Conquista e vivo o racismo na pele todos os dias, pois o curso universitário que faço é muito elitista. Sou negro, sou pobre e tenho muita autoestima para passar aos nossos irmãos de cor!
Eu me inspiro muito na luta de classes travada pelo intelectual negro, Patrice Lumumba, pois ele foi persistente como eu e lutou até o final pela liberdade do Congo. Então salve, salve e muita luz aos nossos irmãos de cor!’’
Fabrício trará as seguintes atividades para a nossa pedagoginga:
-Palestra sobre saúde bucal;
-Hábitos saudáveis;
-Palestra sobre controle da pressão arterial;
-Palestra sobre Espiritualidade e Bioética na Saúde;
-E beat box!!!!!!

Vem pro nosso Ylê, traz os seus erês, vem pedagogingar!



17/09/2014

XIII Caruru de Ibejis e as Pedagogingas 2014

Oficina de Hip Hop com o Grupo ELO

O Grupo ELO nasceu em 2012 da necessidade de jovens mulheres se reafirmarem e serem protagonistas daquilo que já vinham fazendo a anos pela cultura Hip Hop. Jovens militantes e atuantes da cultura, resolveram se unir em torno do Elemento RAP e solidificar ações de fortalecimento e combate ao machismo, ao racismo e todo tipo de discriminação.

Preocupado também com o contexto social e politico, o Grupo ELO se coloca como propulsor de mudança e atua na direção de um espaço cultural, intitulado Espaço da Cultura Hip Hop U-ELO, que tem como objetivo levar a cultura hip hop aos jovens como uma arma libertaria que resgata e mostra uma alternativa, por meio de oficinas e debates, à aqueles que são privados do acesso as politicas publicas.

O Grupo ELO tem como foco principal o resgate e a disseminação da arte através da cultura Hip Hop."

Durante o XIII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, o Grupo ELO oferecerá:
-Oficina de Hip Hop. *Historia do hip hop (contada em forma de fábula)
-Exercícios de rima.
-Aula de Break Dance (Iniciantes).
-Montagem e apresentação de uma pequena coreografia.



16/09/2014

Oficina de Cinema in MOV, com Camila Mota


A oficina Cinema in MOV, visa desenvolver com crianças e adolescentes micronarrativas feitas com câmera de celular, e que de maneira geral falem sobre o ambiente em que vivem e ao qual pertence, mostrando de forma documental ou ficcional os seus sonhos e seus desejos, uma oficina que visa e busca a inclusão social.
Camila Mota é produtora audiovisual, Bacharela em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Finalizou a pesquisa: Redenção (1959) um estudo sobre seu processo de restauro. Foi bolsista Pibex durante dois anos da faculdade, no projeto Cine Cachoeira, revista Cinematográfica da UFRB. Nos dias atuais é coordenadora e oficineira no projeto CINEMA IN MOV, e desenvolve a pesquisa: Quintas Dancehall: um movimento cultural da 3ª diáspora em Salvador.

Vem pedagogingar com a gente!


Pedagogingas e o Caruru de Ibeji... “ancrestraliza nossa forma de aprender!”





A história da Casa do Boneco é um caminho em construção. Caminho de aprendizagem. São quase 3 décadas de trabalho, a sensação é apenas de começo, mas algumas coisas já foram aprendidas, reapropriadas. Nada de graça. Ginga e muita raça. Raça – raiz – sankofa. Não queira medir o grau de melanina. Inútil. No atual sistema, quanto mais escuro, mais invisível. O branco não é apenas visível, é amado, defendido, honrado, privilegiado. Se você tem pena de uma torcedora gremista, eu não sinto muito, mas você deveria medir o grau de sua miopia.


Hoje, eu e Uil, um menino negro de 5 anos, meu filho, cruzamos com um jovem negro, andando na quebrada, na mandinga, com uma caixinha de som ao lado. Sabotagem no play. “Mãe, é essa a música boa, né?”. Mediante as sonoridades sobressalentes daqui da perifa, entre as dezenas de igrejas evangélicas, as sirenes de ambulâncias e viaturas mais os desastres musicais sexistas e machistas, todas as vezes que eu passo e vejo um  guri ouvindo rap, meu coração sorri de esperança. Zumbi está presente.



 



A educação formal, a mídia dominante, a sociedade conservadora reforçam e reproduzem o racismo. Quais as saídas de uma perspectiva para nossas crianças, senão a nossa própria vida se convertendo na militância urgente de nossas dores e de nossa festa?






Pedagoginga é o rap tocando pra gurizada aprender a se defender... é o tambor batucando para aprender a rezar... é folha para curar... é boneco encenando pra pretinha aprender a se enxergar, é a trança e a dança, é a dança da trança de aprender a se amar! Caruru é Pedagoginga!







As pedagogingas são o avesso da frustrada década da lei 10. 639, que vai fazer 11 anos de idade e daqui a pouco já vira uma adolescente inútil! A nossa escola é o terreiro daqui sob o teto das mangueiras. Nossos doutores, os griôs. O nosso canudo é a biriba. Subversão. Então ginga, por que nem a urna, nem o Estado responde nossa urgência. E eu não estou falando de carência. Você sabe o que é consciência? E eu não estou falando de esmolas. Você sabe o que é genocídio?







A Casa do Boneco quilombizou sua forma de aprender e as Pedagogingas concentram um jeito comunitário de ofertar o melhor de nossa existência, de nossas ciências, artes e mandingas.
Então fila aula, adianta o trampo, dá aquele zignal... Vem gingar a vida aqui na Casa por que o dia das crianças é em setembro, tem nome de Ibeji, é começo de primavera e tem fartura de alimento,caruru, doce, incenso, colorido!

Vem com a gurizada passar a semana de 23 a 28 de setembro por que o tempo da infância, é irrecuperável! Por que a nossa vida é irrecuperável! E por que temos que fazer Palmares de novo!









Axé,
Say Adinkra, mas meu nome também pode ser Jorge Rasta, Dania Jeje, Glauber Elias, Hugo Xoroquê, Nana Queiroz, Nego Jorge, Gominho, Thiago, Orunmilá, Lori Mafoane, Juscely Magalhães, Preta Ashanti, Beatriz Odara, Bianca, Nátali Mendes, ou simplesmente Uil Xapanã!. Escolha qualquer nome  para essa autoria. Ubuntu. É tudo nosso!




Oficina de Literatura Infantil com Larissa Pereira

''Era uma vez...a minha história.''

A oficina trará para o XIII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas a discussão acerca das representações africanas e afro-brasileira na literatura infanto-juvenil/infantil. A vivência do tema se dará por meio da leitura e análise de textos literários que circulam no cenário escolar mediante processos de identificação e problematização de construções identitárias recorrentes nos textos voltados para o segmento infanto-juvenil/infantil.

Larissa Pereira é professora e atua na Rede Estadual e Municipal de ensino (Itabuna) como técnica em Educação para as Relações Étnico-raciais. Também é coordenadora do ‘‘Coletivo A Coisa Tá Ficando Preta’’, grupo voltado à reflexão sobre as imagens da população negra através da linguagem publicitária e educacional.

Tem educação, tem ancestralidade, tem afroetinicidade, tem revolução... tem pedagoginga. 

Vem pra cá e traz seus erês!



15/09/2014

Oficina de iniciação ao canto com Mariana Bittencourt

A programação do XIII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas será agraciada com duas oficinas de iniciação ao canto, ministradas por Mariana Bittencourt (Salvador):

“Conta para todo canto”
Seguindo os valores da tradição africana e buscando na herança religiosa a figura das mães do canto, difundir e estimular entre os aprendentes os princípios de uso da voz como: aquecimento, articulação, extensão e percepção vocal.
Publico-alvo: adolescentes, adultos.


 “Cantiga de Erê”
Através do universo lúdico infantil e da contação de histórias (griô), possibilitar a sensibilização da criança para a estética musical. Utilizando-se de canções da tradição afro-brasileiras, possibilitando o reconhecimento das possibilidades para o canto.
Publico-alvo: crianças.

Em breve divulgaremos a programação completa, com todas as oficinas e demais atividades do nosso encontro. Dúvidas e demais informações, através do email: 3pedrinhas@gmail.com



11/09/2014

Bate-Papo sobre RAP e Improviso no XIII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas

Teremos a presença de ELVIS KAZPA (MC) para um bate papo sobre RAP e IMPROVISO e uma Oficina de Rimas.

KAZPA participou da Bienal do Livro da Bahia com esse mesmo projeto. É campeão de 14 torneiros de Batalha de MC’s em Salvador-BA, integrante do grupo IN.VÉS, acabou de lançar o seu disco solo ‘‘Mestre de Cerimônia’’ e também é produtor de eventos.


Vai ficar de fora? #VemPraCá

Em breve a programação completa!
    

06/09/2014

XIII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas

É chegada a hora de saudar nossos erês, celebrar os Ibejis, a vida, a ancestralidade africana!

Setembro chega, e com ele os ares de renovação das energias para seguir lutando por um mundo mais do nosso jeito, e essa revolução começa com a infância. Novamente aqui estamos, arrumando a Casa e preparando nossos corações para o acontecimento que inicia e encerra os ciclos do nosso Ylê.

O XIII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, que acontecerá de 23 à 28 de setembro na Casa do Boneco de Itacaré, proporciona dias de aprendizados, através da troca de saberes com os mestres e mestras da tradição afro-brasileira. Essa troca alimenta a história e a trajetória do povo preto, sua cultura, o saber ancestral, a religiosidade, a musicalidade utilizadas em prol da educação das nossas crianças e jovens. Tambor e Ancestralidade é o eixo temático que norteará as atividades, envolvendo oficinas, rodas de tambor e conversa, apresentações culturais, tudo culminando na celebração religiosa do Caruru.

A programação envolve também o II Trecho do Projeto Três Pedrinhas, onde a produção e a musicalização dos tambores afro-brasileiros se farão presentes, além da produção de programas de rádio, do vídeo-documentário e do Jornal Orí.
Convidamos à todas e todos a participarem desse grande encontro, para mais uma vez saudarmos nossas crianças e nossos ancestrais, na materialidade e na espiritualidade.


Em breve mais informações sobre a programação!