16/09/2014

Pedagogingas e o Caruru de Ibeji... “ancrestraliza nossa forma de aprender!”





A história da Casa do Boneco é um caminho em construção. Caminho de aprendizagem. São quase 3 décadas de trabalho, a sensação é apenas de começo, mas algumas coisas já foram aprendidas, reapropriadas. Nada de graça. Ginga e muita raça. Raça – raiz – sankofa. Não queira medir o grau de melanina. Inútil. No atual sistema, quanto mais escuro, mais invisível. O branco não é apenas visível, é amado, defendido, honrado, privilegiado. Se você tem pena de uma torcedora gremista, eu não sinto muito, mas você deveria medir o grau de sua miopia.


Hoje, eu e Uil, um menino negro de 5 anos, meu filho, cruzamos com um jovem negro, andando na quebrada, na mandinga, com uma caixinha de som ao lado. Sabotagem no play. “Mãe, é essa a música boa, né?”. Mediante as sonoridades sobressalentes daqui da perifa, entre as dezenas de igrejas evangélicas, as sirenes de ambulâncias e viaturas mais os desastres musicais sexistas e machistas, todas as vezes que eu passo e vejo um  guri ouvindo rap, meu coração sorri de esperança. Zumbi está presente.



 



A educação formal, a mídia dominante, a sociedade conservadora reforçam e reproduzem o racismo. Quais as saídas de uma perspectiva para nossas crianças, senão a nossa própria vida se convertendo na militância urgente de nossas dores e de nossa festa?






Pedagoginga é o rap tocando pra gurizada aprender a se defender... é o tambor batucando para aprender a rezar... é folha para curar... é boneco encenando pra pretinha aprender a se enxergar, é a trança e a dança, é a dança da trança de aprender a se amar! Caruru é Pedagoginga!







As pedagogingas são o avesso da frustrada década da lei 10. 639, que vai fazer 11 anos de idade e daqui a pouco já vira uma adolescente inútil! A nossa escola é o terreiro daqui sob o teto das mangueiras. Nossos doutores, os griôs. O nosso canudo é a biriba. Subversão. Então ginga, por que nem a urna, nem o Estado responde nossa urgência. E eu não estou falando de carência. Você sabe o que é consciência? E eu não estou falando de esmolas. Você sabe o que é genocídio?







A Casa do Boneco quilombizou sua forma de aprender e as Pedagogingas concentram um jeito comunitário de ofertar o melhor de nossa existência, de nossas ciências, artes e mandingas.
Então fila aula, adianta o trampo, dá aquele zignal... Vem gingar a vida aqui na Casa por que o dia das crianças é em setembro, tem nome de Ibeji, é começo de primavera e tem fartura de alimento,caruru, doce, incenso, colorido!

Vem com a gurizada passar a semana de 23 a 28 de setembro por que o tempo da infância, é irrecuperável! Por que a nossa vida é irrecuperável! E por que temos que fazer Palmares de novo!









Axé,
Say Adinkra, mas meu nome também pode ser Jorge Rasta, Dania Jeje, Glauber Elias, Hugo Xoroquê, Nana Queiroz, Nego Jorge, Gominho, Thiago, Orunmilá, Lori Mafoane, Juscely Magalhães, Preta Ashanti, Beatriz Odara, Bianca, Nátali Mendes, ou simplesmente Uil Xapanã!. Escolha qualquer nome  para essa autoria. Ubuntu. É tudo nosso!




Nenhum comentário: