27/09/2014

Oficina de Bonecos com Cabaça, com Mestre Elias e Adriana Reis

Mestre Elias e Adriana Reis, abrilhantam mais uma vez a programação do Caruru de Ibeji e as Pedagogingas com teatro e a confecção de bonecos, atividade tradicional, pedagógica, lúdica e que tanto tem a ver com a história da nossa instituição.


Foi Mestre Elias quem introduziu Mestre Jorge Rasta na arte dos bonecos, apresentando-lhe ainda na adolescência este universo de possibilidades, que fez com que ele trouxesse para sua vida de artista e militante, e também sendo um marco fundador da Casa do Boneco de Itacaré.




No XIII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, Mestre Elias e Adriana Reis promoveram oficina de confecção de bonecos utilizando como matéria-prima a cabaça. A atividade foi desenvolvida com crianças, jovens e adultos, trabalhando primeiro com a cabaça no estado natural, e depois fazendo a montagem do corpo e das mãos com tecido. Foram aprendidas diferentes técnicas de montagem, colagem e pintura dos bonecos, e no último dia da oficina, também aprenderam técnicas de manipulação dos bonecos, criando e apresentando um pequeno espetáculo de teatro.





Outra importante presença é de Claudio Cruz, aluno da primeira turma de Mestre Jorge Rasta como multiplicador, e que juntamente com a sua companheira Fátima Araújo desenvolvem um trabalho com a Cia de Teatro de Bonecos Mãos (Itaberaba-BA) através da confecção e manipulação de bonecos gigantes. Sendo assim, o nosso encontro conta com a presença de três gerações de mestres bonequeiros, transmitindo essa arte para as crianças, jovens e adultos que participam das oficinas.










Nenhum comentário: