19/10/2013

QUILOMBO IN CENA: PROGRAMAÇÃO COMPLETA!



FÓRUM BAIANO DE CINEMA COMUNITÁRIO
Programação


O Fórum Baiano de Cinema Comunitário reunirá representantes de experiências de cineclubes e de cinema comunitário (prioritariamente experiências rurais e periféricas). O Fórum acontecerá durante turnos opostos à Mostra “Quilombo In cena”, em formato de acampamento, no Quilombo Lagoa Santa, em Ituberá (BA).


Dia 29

(20h)- Abertura

Dia 30

(14 às 18h) - Debate " Comunicação comunitária livre e articulada, acesso e distribuição: como resolver do nosso jeito?"
Colaboradores: Mãe Beth de Oxum (PE), Ronaldo Eli (BA/PE), Thaís Brito (BA), Don Perna (PA)

Relato de experiência: Mapeamento do Quilombo Incena (partilha do uso da ferramenta do mapa para o movimento)- Thaís Brito
Relato de experiência: Cinema e rádio no Ponto de Cultura Coco de Umbigada - Mãe Beth de Oxum e Ronaldo Eli
Dia 31

(14 às 18h) - Debate "Movimento cineclubista e o latifúndio do cinema no Brasil"
Colaboradores: Gleiciara Ramos (BA), Mestre Jorge Conceição (BA), Adyr Assumpção (BH)
Dia 01

(14 às 18h) - Debate: Cinema Negro e comunidades rurais e quilombolas - poder, identidade e educação
Colaboradores: Antonio Olavo (BA), Mestre Jorge Rasta (BA), Tininha Llanos (BA)

Relato de experiência: A produção do filme Anikulapo - Pedro Rajão (RJ)- Exibição de alguns trechos e
as conexões com as história das comunidades
Dia 02

(14 às 18h) - Divisão de sub grupos e plenária final- articulação de propostas, elaboração de carta do fórum
Dia 03

(9 às 12h) - Atividades autogestionadas e oficinas
Oficina edital CULTURA 2014 – com orientação para inscrição de projetos e Oficina de elaboração de projetos de audiovisual – Tininha Llamos – Ministério da Cultura
Oficina de Dança afro e estética afro – Casa do Boneco de Itacaré
Encerramento (13h)



MOSTRA AUDIOVISUAL QUILOMBO INCENA
Programação


Dia 29

(20h) - Abertura
Mostra de curtas:

Tudo é Ritmo (Thomas Roebers e Floris Leeuwenbergm, Documentário, 10', 2010)
Pode me chamar de Nadí (Déo Cardoso, Ficção, 17', 2009)
Malunguinho (Felipe Peres Calheiros, Documentário, 15', 2013)
Voz Livre – O que é ser quilombola hoje? (Política do Impossível – Rede Mocambos, Documentário, 17',2010)

Dia 30

(19h) – Sessão Baobá de Cinema: Raça (Joel Zito Araújo, Documentário,104',2013)
Dia 31

(19h) - Jardim das Folhas Sagradas (Pola Ribeiro, Drama, 90', 2011)
Dia 01

(19h) - Quilombos da Bahia (Antônio Olavo, Documentário, 98', 2004)
Dia 02

(19h) – Terra deu, terra come (Rodrigo Siqueira, Documentário, 88', 2010)


Curadoria: Casa do Boneco de Itacaré


18/10/2013

Quilombo Incena ocupa o Quilombo de Lagoa Santa com filmes e debates

Entre os dias 29 de outubro e 03 de novembro, o Quilombo Lagoa Santa, em Ituberá (BA) será o foco principal do movimento cineclubista e do cinema comunitário baiano. Neste período, serão realizados na localidade a Mostra Quilombo Incena e o Fórum Baiano de Cinema Comunitário, com a participação de cineastas, lideranças comunitárias, coletivos, estudiosos e a comunidade local.
O Fórum tem uma programação de discussões organizada a partir dos eixos: Produção - caminhos e possibilidades para desenvolvimento e difusão do cinema negro em comunidades; e Distribuição e acesso – desafios e perspectivas do acesso de comunidades rurais ao cinema brasileiro e ao cinema negro.
No turno oposto às atividades do Fórum será realizada a Mostra Audiovisual Quilombo In Cena, com a exibição de filmes documentários, curtas e longa metragens focados em conteúdos étnicos raciais. Cada filme será debatido com a participação de mestres e mestras da cultura popular e lideranças comunitárias e quilombolas de todo o país.
Os dois eventos se complementam e fazem parte do projeto Quilombo Incena, que tem como principal objetivo a ampliação do acesso ao cinema por comunidades rurais, em especial as comunidades quilombolas. De acordo com Say Adinkra, que coordena o projeto, “o fortalecimento da rede de cineclubes e outras experiências de cinema comunitário em comunidades rurais e periféricas é fundamental para a democratização do acesso. Essas localidades e seus moradores estão excluídos dos circuitos comerciais de produção e distribuição.”
Ela destaca ainda a importância de propiciar o acesso a conteúdos em comunidades rurais e quilombolas: “o quilombo é um território cultural legítimo, e os bens e serviços culturais precisam chegar até . Os quilombolas não deveriam ter que sair de seu quilombo pra ter esse tão importante acesso. Por isso, vamos subir com o cinema e montar o evento lá, independente das dificuldades de estrutura.”

Mobilização

As movimentações e preparativos para a realização dos eventos em Ituberá foram iniciados há meses, com o Mapeamento de Cineclubes da Bahia. O projeto disponibilizou uma ferramenta de mapeamento na internet, onde os cineclubes podem se cadastrar e se inserir num mapa, com dados para contato, e informações sobre suas experiências, descobertas e dificuldades. O processo contou com as parcerias do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) e da União de Cineclubes da Bahia (UCCBA). Ao todo, 62 cineclubes de todas as regiões do Estado se inseriram no mapeamento. A ferramenta permanece disponível, no endereço http://quilomboincena.tk.
Todos os coletivos que participaram dessa fase estão sendo convidados para o evento, que tem vagas limitadas. As participações serão definidas por ordem de entrega das fichas de inscrição, até o limite de 27 coletivos participantes, custeados pelo evento. O projeto oferece apoio financeiro para o transporte terrestre, além de estrutura de camping e alimentação coletiva..
O projeto, financiado pelo Fundo de Cultura da Bahia e realizado pelo coletivo da Casa do Boneco de Itacaré e pela comunidade do Quilombo Lagoa Santa, também distribuirá um kit e um catálogo de filmes com recorte étnico-racial, propondo o enfrentamento da visão fragmentada, inferiorizada e invisibilizada do negro em relação à sua história e identidade afro brasileira e africana.


SERVIÇO

O QUÊ? Mostra Audiovisual Quilombo Incena e Fórum Baiano de Cinema Comunitário
QUANDO? De 29 de outubro a 03 de novembro
ONDE? Quilombo Lagoa Santa – Ituberá (BA)
QUEM VAI? Comunidade local, cineastas, estudiosos e coletivos cineclubistas e/ou de cinema comunitário, poder público
QUEM REALIZA? Casa do Boneco de Itacaré, Rede Mocambos, Coletivo Nordeste Livre, Comunidade do Quilombo Lagoa Santa
QUEM FINANCIA? Fundo de Cultura da Bahia
QUEM APOIA? União de Cineclubes da Bahia, Associação Baiana de Cinema e Vídeo/ Associação Brasileira de Documentaristas, Cinemateca da Embaixada da França


CONTATOS
Ronaldo Eli/Dani Negra Jeje (Imprensa) – 73 9199 6986
Say Adinkra (Coordenação) – 73 8141 5528

06/10/2013

XII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas: para celebrar, aprender e partilhar novos modos de vida e beleza!

*Por Anaíra Lôbo, Caio Formiga e Say Adinkra

A Casa do Boneco de Itacaré - Bahia realizou, durante os dias 25 a 29 de setembro, o XII Caruru de Ibeji e as Pedagogingas. Evento maior da entidade, que acontece todos os anos, é um momento de celebração para as crianças e tem como foco a ancestralidade africana a partir da convergência de trocas de saberes entre todas as gerações, provocando outra perspectiva educacional. A Casa então disponibiliza para os visitantes aquilo que ela já é: um território de aprendizados, de axé, de vivência profunda e de convite a pensar caminhos que construam modos de vida com mais dignidade e afirmação identitária.
 
Mestre Elias Bonfim e o encantamento da oficina de bonec

A Casa do Boneco é cada vez mais a nossa Casa e vocês,
cada vez mais a nossa família”
José Balbino, morador de Arembepe, pai de Akim, companheiro de Tininha
A fala de Balbino resume o sentido maior do que significa o Caruru de Ibeji e as Pedagogingas: o sentimento de família, mas não o convencional e sim o que é aliado à cosmovisão africana: a família extensiva, os laços de solidariedade com o sentido de comunidade com uma disposição especial para cuidar dos modos de celebrar, de organizar a vida e a educação.
Mestre Lua Santana: oficina de capoeira angola
Oficina de canto popular com Mariana Bittencourt

As atividades tiveram nessa edição, uma variedade ainda maior que os anos anteriores: oficina de boneco com Mestre Elias; de percussão com o músico Nei Sacramento; de fotografia e técnicas audiovisuais com a Brigada de Audiovisual dos Povos e a equipe do Tabuleiro Digital; oficina de movimentos de dança africana com Kety Kim; de capoeira angola com Mestre Lua; oficina e instalação de rádio com Sergio Melo, José Balbino, Ronaldo Eli (Nordeste Livre); grafite com Ixlutx Ferreira e de canto popular afro-brasileiro com Mariana Bittencour, além de um conjunto de vivências com contação de histórias, teatro, arte circense, e brincadeiras livres com os mais pequeninos da festa!

Tambozada em abertura do evento

Palhaços Bolota e Tiururico fazendo a animação da garotada
Esse evento consegue trazer muita legitimidade a esse espaço... o espaço aqui é pedagógico, mesmo quando não está ocorrendo uma programação, tudo transpira a esse modo familiar de cuidar, de integrar, de respirar, o foco é mesmo a convivência familiar, vir para esse evento, é como ir para casa de um amigo e ficar lá... por isso muita gente deve voltar … A palavra não dá conta, é muito emocional, visceral” 
Mayne Santos, moradora de Serra Grande, Articuladora da Teia de Agroecologia.

Durante os 5 dias desse evento singular, os tambores revisitavam o nosso sentido maior, assim como os ibejis cuja morte foi enganada quando estes tocavam seus tambores mágicos sem parar... A todo tempo se ouvia os tambores, que passavam pelas mãos das crianças até as mãos dos mais velhos, sem diferenciação de espaços, num exercício natural de compartilhamento e fluidez de sentidos, práticas, trocas.

O evento foi acompanhado e transmitido ao vivo para toda cidade pela rádio Amnesia, uma rádio livre, “que esqueceu de seu dinheiro mas não esqueceu de você”, fruto da experiência do Coletivo Nordeste Livre, produziu importante cobertura com música negra, entrevistas e bate-papos, além de partilhar as técnicas de instalação e execução de rádio com os participantes do evento.

 Aconteceu ainda, o lançamento do livro "Jogo de Discursos: a disputa por hegemonia na tradição da Capoeira Angola baiana" de Paulo Magalhães, e a noite cultural no sábado com a participação da Banda Sodi, Grupo o Kontra e discotecagem com o comando de Balbino , Akim e Lamartine que embalaram a preparação das comidas do caruru, um grande mutirão que começa no sábado à noite e se conclui próximo ao meio dia do domingo. 

No período da tarde de domingo, roupas brancas e coloridas, tossos, baianas, flores, água de cheiro, fogos, crianças, muitas crianças e os tambores comandam o tradicional cortejo que subiram da banca do peixe até a Casa, onde foi oferecido o Caruru dos Ibeji, momento mais marcante e aguardado do encontro.

A cada ano, o evento reúne mais pessoas, quem já veio, quer retornar, que não veio, quer conhecer. Pode-se afirmar, que o evento está consolidado enquanto agenda nacional que traz o sentido maior das pedagogingas: essa disposição dos modos e dos saberes, do axé e do trabalho, do lazer, do prazer e da comida, do oral e do tecnológico, das mulheres e homens, crianças e jovens, mestres e mestras, do tambor, do baobá, dos orixás....
A Casa tem muita raça pra fazer um evento desse sem apoio nenhum do Estado, o que nos mantém não está no plano do racional... Somos muito gratos aos orixás, eles sobretudo nos sustentam e essa força é alimentada também pelos coletivos e dezenas de famílias que se integram à nossa para “fazer um mundo mais do nosso jeito”
Diretoria da Casa do Boneco
 
Oficina de Stop Motions - Brigada de Audiovisual dos Povos
 
Oficina de Grafitagem com Ixlutx Ferreira
Oficina de Movimentos de danças africanas com Kety Kim
 
 Aminésia sintonizando as Pedagogingas nas ondas do rádio!



 
Lançamento do Livro de Paulo Magalhães: Jogo de Discursos


Noite Cultural em alto estilo no preparo das comidas do caruru
 
Nei Sacramento com sua banda O Kontra em belíssima apresentação do Xirê dos orixás
Banda Sodi garantiu o  reggae na noite cultural

 
Cortejo do Caruru com os Ibejis Uil e Akim
Salve as pretas do caruru!
Celebração do caruru!
Confira mais fotos do Caruru aqui: http://www.flickr.com/photos/103371947@N03/