29/10/2012

IF Baiano Campus de Itapetinga continua o ciclo de intercambios com os seus estudantes e a Casa do Boneco: Por uma pedagogia anti racista!

 No fim de semana de 27 e 28 de outubro, a Casa do Boneco voltou a receber grupos de estudantes do IF Baiano Campus Itapetinga. Graças ao esforço de um grupo de professores daquele campus, desde o ano passado, a Casa do Boneco consegue fortalecer seu Programa de Educação Anti Racista  promovendo oficinas , vivências e rodas de conversa onde estudantes podem experienciar da vida comunitária do coletivo tanto em sua sede na cidade quanto na Fazenda Quilombo D'  Oiti. O conjunto de atividades que envolve exibição de vídeos, oficina de percussão, oficina de artesanato, estética negra, trilha, apresentações culturais e rodas de conversa, conseguem trazer a tona temas importantes como o racismo, cultura negra, intolerância religiosa, diversidade, equidade, cumprindo com o papel da educação que muitas vezes os muros da instituição não oferecem: o contato com a vida, com o outro, com a diferença, com a desmistificação dos mitos que a sociedade capitalista impõe. Em novembro, a Casa do Boneco estará indo para Itapetinga, para dar continuidade aos intercâmbios, dessa vez na própria instituição.








3 comentários:

Rose Oliveira disse...

É sempre muito bom ver a empolgação dos nossos alunos no retorno da viagem. Estou muito feliz com esta parceria e somente tenho a agradecer à Casa do Boneco pela receptividade de sempre.

Unknown disse...

Parabenizamos à Casa do Boneco de Itacaré pela cooperação e disponibilidade, recheada de competência ao tratar a temática anti racista de forma lúdica e eficaz.
Também parabenizamos a professora Rose, pela escrita do projeto e a viabilização do mesmo junto ao nosso Diretor Geral e à Reitoria. Por fim, obrigada ao Diretor Geral do campus Uruçuca e à sua equipe, por os ter apresentado a Casa do Boneco de Itacaré e por nos receber tão bem.
Parabéns aos nossos alunos do 3º ano de 2010 e 2011 pela interação.

rodriggo disse...

Agradeço aos professores Ivan, Iza e Rose por ter nos dado esse presente de enrriquecimento pessoal que foi incrível e também agradeço a casa do boneco por ter nos acolhido tão bem e fazer nos sentirmos a vontade como se estivessemos em casa. Espero que as demais turmas aproveitem e espero a galera da casa do boneco no if em novembro. Muito obrigado!!