23/04/2011

Tem início as intervenções 2011 da Casa do Boneco pró lei 10639/03 no IF Baiano


No último dia 19 de abril, aconteceu no IF Baiano Campus Uruçuca, a oficina que deu início à intervenção no Instituto com intuito de construir os caminhos de uma pedagogia anti racista.
Cerca de 35 educadores de nível médio e técnico profissionalizante, com a presença ainda da reitoria e de educadores do Campus de Itapetinga, participaram das atividades com intensos e importantes diálogos.

Nessa primeira etapa, depoimentos dos educadores possibilitaram um diagnóstico inicial da realidade institucional, de capacidades e desafios. Fizeram parte dos trabalhos a exibição de vídeos documentários que permitiram maior ampliação dos debates, assim como atividades em subgrupos para construção de propostas para o grupo implementar durante o ano.

Espera-se desenvolver um conjunto de ações que permitam expandir a formação dos educadores, a abordagem pedagógica, qualificando conteúdos, atividades e projetos.

A Casa do Boneco e o IF Baiano, desde o início do ano vem estreitando relações no intuito de promover ações colaborativas nas áreas de educação, agroecologia, solos, bioconstrução, cultura e relações étnico raciais



01/04/2011

Oficina de Tambores de Congada e Folia encerra a II Kubongola Ori Mole



Entre 04 e 08 de abril, Itacaré se africanizou um pouco mais. Quando um Griô está entre nós, a África pulsa em nosso território com mais vigor.
Mestre Antonio é para além de palavras e elogios, para além de expectativas, Mestre Antonio é transcendencia de beleza, ideologia e sabedoria.
Uma semana na confecção de tambores de congada e folia e muitas lições de felicidade, de ancestralidade, do sexo das árvores e dos tambores, da humildade e paciencia, do sorriso e do cuidado.
Ele nos deu seu exemplo que marcou muito além do que a técnica do tambor, nos presenteou a técnica da vida, da colaboração, da solidariedade, da resistência...

E mais uma Kubongola se encerra!
Valeu Mestre Antonio, Mestre Jorge, Dani, C, Bea, Bianca, Nego Jorge, Lori, Tiago, Bruno, Davi, Luis e Ludi e suas crianças, Luís quilombola, Alafim, Hugo, Nubia, Marcos, Ordilei, kate, Mither, Jó, Juscely, Juli, Mailson, e Say













Oficina de Design afro em colares e tecidos

A oficina de Desingn afro, financiada pelo Ministério do Turismo, a partir do Projeto Ori Mole, que faz parte do programa de sustentabilidade comunitária da entidade, recebeu o Mestre Pereira de Belém do Pará. Depois da etapa da oficina de desing em customização de blusas e roupas, essa segunda fase, gerou além do aprendizado de tecnicas de tingimento de tecidos, uma linha inovadora de colares de missangas, gerando aprendizados importantes para o núcleo produtivo de artesanato.

As missangas sempre fizeram parte tanto do cotidiano da entidade, com sua forte relação com o candomblé, onde os fios de contas carregam em si toda uma simbologia dos orixás, por que significa proteção espiritual. Além disso, a produção de colares de missangas sempre representou uma possibilidade de geração de renda, assim, a oficina de colares pode qualificar significativamente a produção interna da Casa do Boneco, além de embelezar ainda mais os pretos e pretas daqui.

Confiram nas fotos algumas das produções