26/02/2011

Escambo Cultural

A Kubongola tem continuidade através do Escambo Cultural, um conjunto de trocas que está envolvendo a Casa do Boneco e o Grupo Canadense Os Construtores Verdes. Com o Apoio da Eco Vila Piracanga, do bio contrutor Ronaldo Rodrigues , o grupo canadense iniciou em mutirão a construção de um banheiro seco e de uma cisterna de captação de água da chuva.
Ao longo de 8 dias, o coletivo reunido da Fazenda Quilombo D Oiti estará certamente diante de muito trabalho de culinária, limpeza, de oficina, de construções, mas sobretudo de aprendizados, de ampliação de apropriação cultural e tecnológica dos grupos envolvidos.
O modelo de evento colaborativo, que se baseia necessariamente nas trocas que geram intervenções, tem ganhado importância significativa nos trabalho da Casa do Boneco, diminui-se a quantidade, aumenta-se a qualidade, são eventos que se diluem pelo cotidiano, que ecoam ancestralidades e novamente nos remete à interdependencia de saberes, pessoas, contextos: Refaz caminhos de África, de um mundo mais do nosso jeito, de desconstrução do convencional e midiático.

A Fazenda Modelo, apesar de ter sido inaugurada há pouco mais de um ano e já atender eventos e receptivos turísticos, é um espaço ainda em construção, O escambo cumpre mais uma etapa, que além de promover a troca, deixará mais duas benfeitorias prontas: o banheiro seco e a cisterna de captação de água da chuva, cumprindo nossos objetivos internos de valorizar e focar nossas construções em critérios ecológicos que possam colaborar com nossa educação interna e com nosso processo de difusão de saberes que contribuam com a educação de outros grupos.


O Quilombo D'Oiti não é apenas um espaço de turismo étnico, mas sobretudo um centro de desenvolvimento afro organizado e pensado para promover desenvolvimento comunitário de comunidades tradicionais, visa um amplo processo de trocas, intercâmbios e aprendizados. Sonha com uma eco vila, escola comunitária e produção agrícola agro ecológica e está no caminho dessa conquista...

15/02/2011

II Kubongola Ori Mole... Imperdível!

Kubongola Ori Molê

Programação detalhada

21 a 23/02 – Vivencia de Dança afro da Casa do Boneco com Sekou Keita (Mali)

A vivencia será no retiro espiritual de dança e cura proposto pela Ecovila Piracanga

A atividade geral dura 10 dias e terá a participação de benzendeiras, mestres populares, mães de santo.

Local – Eco Vila Piracanga

Incrições: workshops@kiahkeya.com

24/02 à 03/03 – Semana de Escambo Cultural

Será uma semana de trocas culturais com um grupo canadense que fará uma intervenção no Quilombo a partir da Bio Construção. Eles construirão um banheiro seco e uma cisterna de captação de água da chuva, ensinarão técnicas e saberes de bioconstrução. A Casa do boneco vai oferecer oficinas de dança afro, percussão e capoeira angola

Local: Quilombo D'Oiti

14 à 16/03 – Mutuê Ngangu

Oficinas de Software Livre no Telecentro Ogum Xoroque com intuito de multiplicar os conhecimentos da Formação Gesac

Rodas de Conversa, debates de vídeos sobre como construir uma pedagogia anti racista

Local: escolas do município

Obs. As escolas e a secretaria de educação receberão convites e deverão agendar o dia que o debate acontecerá em cada escola

19 à 23/03 - Oficina de estética Afro

O Mestre Pereira irá proporcionar oficina para ensinar técnicas de produção de colares de missangas e pintura de tecidos.

Local: Casa do Boneco

01 à 08/04 – Oficina de Tambores

Oficina de Confecção artesanal de instrumentos musicais para congada e folia oferecida por Mestre Antonio (MG)

Durante a oficina haverá a plantação do segundo Baobá da Fazenda

Local: Quilombo D'Oiti

Inscrições:

Todas as inscrições são limitadas, com pequeno número de vagas, que são destinadas à comunidade negra, estudantes e turistas.

Para fazer sua inscrição, mande e-mail para quilombodoit@gmail.com com os seguintes dados:

Nome:

Endereço:

e-mail:

Idade:

Atividade (s) que deseja participar:

Por que deseja participar:

Qual categoria pertence:

( ) Comunidade negra. Qual___________________

( ) Estudante

( ) Turista

( ) Outro – descrever: __________________

Depois de recebidas as inscrições, haverá uma seleção, caso o número de inscritos seja maior que a quantidade de vagas. Por tanto, aguarde a confirmação de sua inscrição, ela acontecerá por e-mail!

II Kubongola Ori Mole... Imperdível!