01/04/2011

Oficina de Design afro em colares e tecidos

A oficina de Desingn afro, financiada pelo Ministério do Turismo, a partir do Projeto Ori Mole, que faz parte do programa de sustentabilidade comunitária da entidade, recebeu o Mestre Pereira de Belém do Pará. Depois da etapa da oficina de desing em customização de blusas e roupas, essa segunda fase, gerou além do aprendizado de tecnicas de tingimento de tecidos, uma linha inovadora de colares de missangas, gerando aprendizados importantes para o núcleo produtivo de artesanato.

As missangas sempre fizeram parte tanto do cotidiano da entidade, com sua forte relação com o candomblé, onde os fios de contas carregam em si toda uma simbologia dos orixás, por que significa proteção espiritual. Além disso, a produção de colares de missangas sempre representou uma possibilidade de geração de renda, assim, a oficina de colares pode qualificar significativamente a produção interna da Casa do Boneco, além de embelezar ainda mais os pretos e pretas daqui.

Confiram nas fotos algumas das produções






2 comentários:

UTHÁXÓS disse...

olá sou de PORTO ALEGRE -RIO GRANDE DO SUL TENHO UM ATELIER DE TRABALHOS AFROS ADOREI ESSES COLARES GOSTARIA DE APRENDER A FAZER?LINDO TRABALHO!PARABÉNS ABRAÇOS A TODOS!
MADALENA!

Rose de Oya disse...

eu também gostaria de aprender a fazer esses colares tubulares gostaria de saber como começa a trançar para ficar tubular poderia por favor me enviar fotos des de já obrigado