17/05/2010

Respira Itacaré: Banda Asé Dùdú em encontro musical com a banda Jamaram






A Banda da Casa do Boneco Asé Dùdú (Comando Negro) vivenciou dois momentos de integração musical com abanda alemã Jamaram na abertura do respira Itacaré através de work shop musical na tarde do dia 15 na Casa e show público na Pituba na noite do mesmo dia.


Núcleo de Políticas Públicas do IFV: projetos 2010

O Instituto Floresta Viva continua sua atuação com as comunidades quilombolas de Itacaré e estende ao município de Maraú a partir dos projetos Rede Mulher Quilombola e Agenda Quilombo.
Em parceria com o MDA e com associações locais, o Agenda quilombo atua realizando oficinas de planejamento comunitário com o objetivo de criar uma agenda básica de planejamento participativo por comunidade (5 em Itacaré e 5 em Maraú) e em articulação entre as comunidades (atuação em rede). O projeto Rede Mulher atua apenas em Itacaré reunindo mulheres quilombolas da cidade e da campo no aprendizado do artesanato de produtos florestais e de argila, o projeto também irá gerar um plano de comercialização e a organização de uma entidade de mulheres com foco em consolidar negócios solidários, geração de renda e construção de relações de gênero mais saudáveis.

Os dois projetos culminarão com a realização do III Encontro Quilombola do Sul da Bahia e I Encontro da Rede Mulher Quilombola.
Oficina Participativa no Quilombo Empata Viagem
Debates para pensar e problematizar as questões ambientais e agropecuárias
Integração e ancestralidade



Em pouco tempo de aprendizado o resultado já impressiona
Oficina de produtos florestais

.Oficinas de gênero


Projeto Ori Molê - Intercâmbio com a APAEB

Como resultado do Projeto Ori Molê promovido pela Casa do Boneco em parceria com o Ministério do Turismo, o primeiro intercâmbio realizado no final do mês de abril, em parceria com a APAEB de Valente, sertão baiano, teve como intuito colaborar com o incentivo à organização do artesanato como atividade produtiva indispensável no desenvolvimento comunitário.

Na experiência de Valente a referencia do artesanato de sisal e de uma cadeia produtiva que se extendeu para além do artesanato de tapetes e atingiu diversas áreas como a escola agrícola, o turismo rural, a apicultura, os espaços de cultura e arte, conseguindo numa pequena cidade do sertão fazer o diferencial em desenvolvimento comunitário principalmente nas áreas de geração de renda, diversificação da produção e organização social.

Além de receber os ensinamentos da riquíssima experiência de Valente, a estadia da Casa do Boneco na cidade gerou bastante interesse da comunidade local com a abordagem afro. Nesse sentido foi realizado pela Casa palestra, oficina e show cultural na escola agrícola e no clube social.

A proposta da viagem foi conjugada com a oficina de marketing e atendimento ao cliente que em sua próxima etapa estará sendo abordada a partir dos estudos de caso feitos em Valente e um estudo comparativo com a realidade do processo produtivo na Casa do Boneco, a partir do primeiro módulo da oficina que abordou teoricamente os conceitos e princípios do Marketing.

O projeto Ori Molê ainda realizará até 2011 mais 2 intercâmbios, para Lançóis e Salvador.
Fábrica de tapetes


Mostruário de tapetes de sisal
Matéria prima sendo processada
Espaços de comercialização

Palestras e debates durante as visitas




Estudos de caso

14/05/2010

Projeto de Multiculturalismo da UESC realiza seminário interno - Comunidades Indígenas e Quilombolas: diálogos e possibilidades de ação.


Mesa de debatedores

Comunicação de Nega Jêje
Ritual Tupinambá
Samba de Bumbo - Quilombo de Nova Canãa

O Projeto de Extensão denominado “Educação e Multiculturalismo: formação para a diversidade”, desenvolvido por um grupo de professores do Departamento de Ciências da Educação, coordenado pela prof. Rachel Queiroz, realizou no dia 11 de maio na UESC um seminário interno com o objetivo de reunir estudiosos e lideranças das comunidades indígenas e quilombolas para dialogar sobre identidade cultural, políticas educacionais e de ações afirmativas, destinadas às duas etnias. O evento reuniu representações da Casa do Boneco de Itacaré, aldeia tupinambá de Olivença e pataxó de Coroa Vermelha e quilombolas de Nova Canãa da comunidade da Lagoinha que debateram com estudantes e professores da universidade sobre a realidade dessas comunidades que a universidade e a sociedade não conhecem nem tratam devidamente, além de refletir ações pedagógicas que interfiram no currículo escolar combatendo abordagens que folclorizam e tratam apenas do exótico dessas comunidades.
Os temas "a história calada" e " a naturalização do racismo" também estiveram no centro das discussões que não se esgotaram, gerando o indicativo de dar continuidade ao doiálogo em breve.
O evento também, foi uma oportunidade de aproximar essas comunidades da universidade, divulgar a Rede Mocambos e incentivar o ingresso dessas comunidades no ensino superior.


Revolução preta NUS PANOS

Foto: O pretinho Uiliam já vestindo a mocambo nus panos

A Casa do Boneco de Itacaré em parceria com a Rede Mocambos do Piauí (Associação de Hip Hop) é o novo representante da grife "Mocambo nos Panos", uma iniciativa de empreendimento solidário de pretos e pretas para gerar renda para nosso povo e contribuir com a difusão da estética afro como uma tendência de moda que valoriza e repeita nossa história e cultura.
Para quem tiver interesse em conhecer e adquirir um produto dessa grife é só fazer contato com a Casa do Boneco ou aparecer aqui. Em breve nossa loja conclui a reforma e estará comercializando as roupas num local específico.

Representação da Casa do Boneco de Itacaré em agenda internacional de promoção da igualdade

A SEPPIR/PR e o Governo dos Estados Unidos da América assinaram, em março de 2008, um Plano de Ação conjunto para a eliminação da discriminação étnico-racial e a promoção da igualdade.

No âmbito da agenda de trabalho do referido plano, semestralmente são realizadas reuniões do Grupo Diretor dos dois governos para a elaboração de estratégias de atuação, análise de conjuntura e definição ações conjuntas.

O próximo encontro será realizado nos dias 20 e 21 de maio, na cidade de Atlanta - EUA. Como parte das ações previstas para esta reunião, o Governo dos Estados Unidos realizará um Programa de Visitas Itinerantes aos Estados Unidos para um grupo de 9 pessoas. Nessa atividade específica, a CASA DO BONECO DE ITACARÉ integrou uma comitiva brasileira de 9 pessoas que já estão nos EUA desde o dia 13. Essa ação culminará na participação dessas lideranças na reunião do Grupo Diretor em Atlanta.