17/05/2010

Projeto Ori Molê - Intercâmbio com a APAEB

Como resultado do Projeto Ori Molê promovido pela Casa do Boneco em parceria com o Ministério do Turismo, o primeiro intercâmbio realizado no final do mês de abril, em parceria com a APAEB de Valente, sertão baiano, teve como intuito colaborar com o incentivo à organização do artesanato como atividade produtiva indispensável no desenvolvimento comunitário.

Na experiência de Valente a referencia do artesanato de sisal e de uma cadeia produtiva que se extendeu para além do artesanato de tapetes e atingiu diversas áreas como a escola agrícola, o turismo rural, a apicultura, os espaços de cultura e arte, conseguindo numa pequena cidade do sertão fazer o diferencial em desenvolvimento comunitário principalmente nas áreas de geração de renda, diversificação da produção e organização social.

Além de receber os ensinamentos da riquíssima experiência de Valente, a estadia da Casa do Boneco na cidade gerou bastante interesse da comunidade local com a abordagem afro. Nesse sentido foi realizado pela Casa palestra, oficina e show cultural na escola agrícola e no clube social.

A proposta da viagem foi conjugada com a oficina de marketing e atendimento ao cliente que em sua próxima etapa estará sendo abordada a partir dos estudos de caso feitos em Valente e um estudo comparativo com a realidade do processo produtivo na Casa do Boneco, a partir do primeiro módulo da oficina que abordou teoricamente os conceitos e princípios do Marketing.

O projeto Ori Molê ainda realizará até 2011 mais 2 intercâmbios, para Lançóis e Salvador.
Fábrica de tapetes


Mostruário de tapetes de sisal
Matéria prima sendo processada
Espaços de comercialização

Palestras e debates durante as visitas




Estudos de caso

Nenhum comentário: