18/03/2010

Encontro Mutuê N'Gangu

O Comando Negro, núcleo de coordenação da Casa do Boneco, em parceria com a Rede Mocambos, e o apoio da SEPROMI, realizou o Encontro Mutuê N'Gangu, um espaço de discussão que envolveu representantes de comunidades quilombolas, de terreiro e grupos culturais e Ilhéus e Itacaré.

Num primeiro momento o evento tinha sido projetado para ser em novembro, com uma articulação coma rede de ensino, porém, o recurso só foi liberado em janeiro, num período de férias quando os professores contratados todos tinham sido demitidos e quando grande parte do público que seria articulado para as discussões estavam trabalhando nos empregos de verão.

Isso resultou que nosso evento fosse redirecionado para um público menor e com uma grande causa: articulação do núcleo de formaçao continuada da rede mocambos.


O Encontro Mutuê N'gangu resultou em grupos de discussão e oficinas com os temas: Rede Mocambos e núcleo de formação; Software livre e tecnologias sociais; nações das religiões de matriz africanas; gênero. A oficina de tambores africanos foi adiada em função da ausência do oficineiro e será realizada em breve.

A presença dos convidados e palestrantes da Rede, nas trocas com lideranças e militantes regionais puderam ofecerer ao encontro a qualidade e o engajamento necessário para potencializar a luta regional, gerando também uma contribuição para uma revisão sempre permanente de nossas práticas, de nossa apropriação tecnológica e relação com a África.

Além de muitas informações importantes, pudemos discutir bastante um "desenho" de nosso núcleo, elegendo que as ações e os estudos envolvendo memória e história local são prioridade e a necessidade de amadurecer a proposta de sediar o próximo encontro nacional da rede.




Nenhum comentário: