29/06/2009

Arraiá da CBI






Festas populares de tradição junina em ITACARÉ

Em Itacaré, a tradição junina reúne a comunidade em torno de brincadeiras, comidas, arrasta pé e muita alegria nas ruas da cidade.
Nas imagens abaixo, evento promovido pela comunidade dia 28 de junho na cidade, onde o pau de sebo foia atração principal da festa.






19/06/2009

Um reforço espiritual em palavras!

"(...) cheguei no infocentro-ogum-xoroque e tive a felicidade de ver o infocentro funcionando e cumprindo o dar acesso à informação e o dar às pessoas a capacidade de acessar. É um trabalho de profunda transformação que realizam e me emociona a garra com que lutam em sua missão. Tenho a todos sempre presente.

Meus agradecimentos pela mensagem com as informações e pelo privilégio de as receber em primeira mão. Muito me lisonjeia, mas também as recebo como uma homenagem que não me é devida.

Como da vez anterior - e tenho certeza que me compreendem no sentimento que expresso - é a vocês as homenagens. E as faço.

Quanto a mim, nada é de registrar. O ato que me move tem a determinação do Pedro, do profundo respeito e admiração com que se referia, sempre com brilho nos olhos, ao trabalho que realizam. A ele peço o pensamento quando em nossos momentos de espiritualidade. E que os orixás nos protejam a todos.

Sua mensagem nos chega em um momento importante e em um dia especial sobre o qual falarei a vocês. Meu muito obrigado.

Afetuoso abraço,

Persio"

Mensagens

"O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons" Martin Luther King.

Ubuntu: é uma antiga palavra Africana, cujo significado é "humanidade para todos". Ubuntu também quer dizer "Eu sou o que sou devido ao que todos nós somos".

18/06/2009

Novena de Santo Antônio é tradição negra em Itacaré, no quilombo e na cidade!







A novena de Santo Antônio é uma manifestação religiosa antiga no nosso município que compõe a tradição dos negros e negras...
Ela acontece desde as paisagens rurais quilombolas às casas na cidade e na CbI, desde 2006, quando culminou na revelação do orixá protetor da Casa, Ogum, em paralelo a isso a maioria dos frequentadores da casa tem essa tradição em suas casas anualmente.
Nos anos anteriores senhoras negras sábias visitava nossa Casa para colaborar com a reza, esse ano, por conta de um falecimento de um morador antigo, elas se ausentaram... mas em contrapartida, as crianças e jovens rezaram toda a novena com dedicação e surpresa para muitos... Foi uma celebração bonita e abençoada em nosso início de junho!




16/06/2009

Infocentro Ogum Xoroquê

Já está em funcionamento na sede da Casa do Boneco, o Infocentro Ogum Xoroquê, um resultado de nossos sonhos e da parceria com Persio Davison (IPEA), Centro de recondicionamento de Computadores Gama DF, Rede Mocambos e GESAC. Apesar de estar em uso apenas 60% da estrutura do espaço, em função de uma reforma que alguns espaços da Casa têm passado, o infocentro já uma realidade no município...
"Temos um propósito amplo de inclusão digital, que envolve a formação política, a apropriação de uma tecnologia em função da cultura, do aprendizado e da sustentabilidade do nosso povo preto"

Na última semana de maio, a ilustre presença do Mocambola do Pará, nosso querido Guiné, resultou numa oficina de software livre que perpassou desde a formação política afro e do conhecimento interno das máquinas à ferramentas de trabalho como de produção de rádio web.

"Negro Guiné!

Foi super importante sua visita!
Salva salve os saberes dos pretos e pretas!
Salve salve Rede Mocambos!
Saravá!"




ANTES: Nas fotos ao redor as crianças se debruçavam em apenas 2 máquinas disponíveis na entidade...
DEPOIS: Com o Infocentro funcionando (fotos abaixo), as crianças ocupam horários organizados com diferentes atividades direcionadas: jogos, edição e produção de textos, aprendizados dos programas, pesquisas escolares e extra escolares...





Em junho, o nosso espaço digital contemplou uma oficina de pesquisa na internet para o GT de educação e saúde da população negra do Conselho Quilombola de Itacaré, nessa atividade, ao mesmo tempo se aprendia a usar a ferramenta da internet e compreender as políticas públicas dos temas pesquisados. Também foram realizados vários contatos por email para articulação dessas políticas públicas.





O Nosso espaço já recebe diariamente pessoas da comunidade para pesquisas assim como membros quilombolas que se esforçam em aprender as ferramentas que dispomos....


Das paisagens quilombolas e revolucionárias de Itacaré... nossa luta segue!




08/06/2009

Domingos de jogos




O Edital Pontinho de Cultura / Prêmio Ludicidade incentivou a realização de jogos na entidade, com a aquisição de diversos jogos e brinquedos, todos os domingos acontece na Casa do Boneco dias intensos de brincadeiras e alegrias!


" Esse é o jogo mais legal, interessante e bom."
Curtinho



Atualmente percebe-se que o Totó é o mais procurado pelos meninos
e o Ludo pelas meninas, porém todos os jogos foram bem aceitos .





01/06/2009

Intercâmbio Cultural com Terreiro de Matamba

O nosso Mês de maio foi premiado pelo Intercambio cultural com o Terreiro centenário de Matamba Tombenci Neto no morro da Conquista em Ilhéus. Nossas crianças e jovens viveram intensamente 2 dias de atividades variadas como a visita guiada pelo memorial e pelo terreiro (foi como devassar um livro de história!), oficinas de dança e percussão, debate sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, vídeos etno raciais, palestra com a Mãe Ilza, dentre outras.
Foi um momento muito importante para nossa entidade, tanto no que diz respeito ao fortalecimento de uma parceria importante da nossa identidade regional, quanto pela formação de cada membro que lá esteve. Nos sentimos orgulhosos de encontrar nossa cultura afro tão bem cuidada, nos sentimos orgulhosos de nos enxergar em tudo o que nós vimos, nos sentimos orgulhosos de termos essa oportunidade de aprendizado e inserir nossas crianças em atividades que certamente, vão interferir na auto estima e no olhar de cada um sobre a história, cultura e religiosidade afro de nosso território.

Em julho, receberemos a comunidade de Matamba em nossa Casa, para "dar o troco" de momentos felizes e de formação para nosso povo preto!
Saravá!















Agradecimentos:

À comunidade Tombenci Neto, na pessoa do líder comunitário Marinho Rodrigues, pela sua receptividade, luta e empenho e na pessoa de Mãe Ilza, pelo seu exemplo de saber, de beleza e de humildade...
Ao Ministério da Cultura, pelo Premio Ludicidade 2008 que nos permitiu organizar tão importante evento.