23/04/2009

I encontro em defesa do Eca - Estatuto da criança e do adolescente


A Casa do Boneco de Itacaré realizará entre os dias 24 e 25 de abril o I encontro em defesa do Eca, tendo como público alvo 100 professores da rede pública do Município de Itacaré.
O evento terá como facilitador Emenson Silva - pesquisador da FAPESB - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia ( título do projeto: CONHECENDO O ECA NO ENSINO FUNDAMENTAL ).
Os temas abordados serão:
* Exploração sexual infanto-juvenil - responsabilidade dos pais, comunidade e família referente à criança e ao adolescente,
* Disciplina e indisciplina na escola

Carga horaria: 16h - ( das 9 às 17h )

20/04/2009

Projeto Teatro na Roça

Oficia de Papel Machê



No dia 08 de abril a Casa do Boneco realizou na Comunidade Quilombola do Santo Amaro uma Oficina de papel machê, a qual particparam cerca de 50 pessoas entre elas crianças, jovens e adultos.



A oficina foi realizada com o intuito de proporcionar aos moradores daquela localidade uma técnica artesanal de fácil manipulação e baixo custo, onde utiliza-se papel higiênico, cola feita da farinha de trigo ou goma de mandica para substituir a cola branca.



Alcançamos os nossos objetivos, pois a mesma foi bem aceita pela comunidade, foi um dia bastantes construtivo, porque houve uma integração constate tanto dos jovens da CBI quanto os moradores do Santo Amaro.


Projeto Teatro na Roça

Intervenção na Comunidade Quilombola do João Rodrigues






A CBI realizou no dia 11 de abril uma intervenção artística - cultural na sede da Associação quilobola do João rodrigues.




Com o intuito de fortalecer a auto stima dos jovens da mesma, os quais em sua maioria não participam das atividades da comunidade.



Foi apresentado um espetáculo de teatro de bonecos, onde o texto alertava aos jovens sobre o futuro da associação com a ausência deles.





Após a apresentação pais e mães como Dona Dalila, Sr. Pé de Galo, saíram do local afirmando que nas próximas atividades da associação os seus filhos iriam está presentes e que se depender deles essa situação iria mudar para melhor.



Curso de Introdução à Permacultura e Ecoconstrução




A Casa do Boneco realizou entre o período de 30 de março a 05 de abril o " Curso de iItrodução à Permacultura e Ecoconstrução", na Fazenda Modelo Quilombo D'oiti, com a coordenação de Ronaldo Rodrigues da Silva, apoiado pelo Eco village Piracanga e Instituto Floresta Viva.
A fazenda Qiolombo D'Oiti também se propõe um espaço de formação com foco na sustentabilidade ambiental e comunitária, esse primeiro curso reuniu representantes das comunidades quilombolas rurais, moradores de Itacaré e jovens da CBI, abordando os temas:

*Ética e princípios
*Ferrocimento
*Água na habitação
*Construçõ em Terra Crua
*Planejamento permacultural
*Realidade Global e mudanças climáticas
*técnicas de ecoconstrução


Durante o curso, além da parte teórica, aconteceram atividades práticas: a construção de um tanque de ferro e cimento de 20 mil litros, com captação de água da chuva, tijojo de superadobe, bloco ecológico.



No encerramento foram entregues os certificados seguido de uma belíssima apresentação cultural com as crianças e jovens da CBI.