28/01/2009

Agende-se!

Transversalidade e educação: o estudo dos principais temas contemporâneos

Os alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, estão promovendo para o próximo fim de semana no Município de Itacaré as seguintes oficinas:

1- "sexualidade sob uma visão histórica"
Local: Bairro Santo Antonio
Data: 31/01
Horário: 09:00 às 13:00hs
Equipe: Letícia Evangelista, Graciela Soares, Talita Almeida, Vanessa Nascimento e Verônica Isabel;

2- "Sexualidade e turismo sexual"
local: Bairro Santo Antonio
Data: 31/01
Horário: 13:00 às 18:00hs
Equipe: Mariana Bisneta, Mariella Amaral;

3- "Pluralidade e diversidade cultural"
Data: 31/01
Local: Casa do Boneco
Horário: 09:00 às 13:00hs
Equipe: Jaguaracy Oliveira, Danilo Marques, Genysson Rosa, Oslan Ribeiro, Willan Januário;

4- "Movimentos Sociais"
Data: 31/01
Horário: 13:00 às 18:00hs
Local: Casa do Boneco
Equipe: Danilo Ornellas, Messias Nunes, Adriana Santos;

5- "A representação do afro Brasileiro nos meios de comunicação"
Data: 01/02
Horário: 09:00 às 13:00hs
Local: Casa do Boneco
Equipe: Michelle Mansur, Brena Leandro, Viviane Almeida e Carolina Barreto




PARABÉNS ITACARÉ! PARABÉNS MARIMBONDO! PELOS SEUS 277 ANOS




O município de Itacaré comemorou no dia 26 de janeiro seus 277 anos, nesse mesmo dia comemora-se também o aniversário de um bairro tradicional, o Marimbondo, onde rua principal leva o nome da data de aniversário da cidade, cujos moradores são remanescentes quilombolas.

Foi um dia intenso onde a CBI promoveu oficinas de dança afro, percussão e perna de pau para crianças e adolescentes do bairro pela manhã

e arrastão com a banda Afro Brasil, Teatro de Boneco, Coreografias afro e folclóricas pela tarde culminando com o belíssimo samba de roda, o qual entrou pela noite, com personalidades negras do bairro que possuem um legado histórico riquíssimo, como Dona Nete, Dona Afra, Dona Dade, Dona Nelha, Dona Mãezinha e Dona Sulí,


promovido por jovens e adolescentes integrantes da Casa do Boneco de Itacaré, os quais também são moradores do Bairro Marimbondo.



15/01/2009

Quilombo - Fazenda Modelo

A Fazenda Modelo Quilombo do Oitizeiro, situada no território da comunidade quilombola do Santo Amaro no município de Itacaré, tem intuito de fortalecer e apoiar o trabalho desenvolvido com a população quilombola pela Casa do Boneco de Itacaré. Os trabalhos se iniciaram em 2006 e são resultante de uma concepção bastante endógena em 1987com o início da história da Casa pelo seu idealizador Jorge Rasta. A área da Fazenda é de 24 hectares, com belíssima paisagem nas margens do Rio de Contas.




Nesta área serão desenvolvidas oficinas permanentes de manufatura de coco e confecção de instrumentos musicais, já financiadas pelo MTUR e FBB, com instalações já concluídas.


Em fase de construção encontra-se o restaurante – escola, o qual servirá para capacitar a comunidade e atender ao público visitante, o qual está previsto a ser inaugurado no mês de fevereiro.



A proposta da fazenda Modelo quilombo do Oitizeiro é ser auto – sustentável, gerando renda para a comunidade tradicional, aumentando a diversidade de opções para aparelhar o turismo, conforme o modelo de Turismo de Base Comunitária.


Pra compor esta Fazenda, além do restaurante – escola serão construídos uma loja para venda dos produtos produzidos na Fazenda Quilombo do Oitizeiro, um palco onde serão apresentados performances que retratam a cultura afro – indígena, dentre outras propostas que ao longo dos próximos anos, estaremos trabalhando na implementação.





06/01/2009

Flagrante

Projeto Teatro na Roça

O Projeto Teatro na Roça, uma parceria com o Fundo de Juventude do Nordeste, objetiva promover a mobilização de jovens em defesa dos valores culturais e de sua participação na construçao cidadã em comunidades rurais quilombolas.
Teve seu primeiro grande momento em campo no dia 22 de Dezembro de 2008, quando a Casa do Boneco fez seu segundo contato com a comunidade quilombola do Santo Amaro, através desse projeto.



O encontro coincidiu com a festa de confraternização das crianças daquela comunidade.




O evento aconteceu no terreiro de Mãe Júlia
A comunidade do Santo Amaro é composta por cerca de 50 crianças, em sua maioria filhos de jovens que não estão inseridos no mercado de trabalho




Fizemos teatro de bonecos com a peça "Vamos para festa pelo caminho da floresta", onde os heróis foram os patriarcas da comunidade, o Sr. Olímpio e o Sr. Aloísio.


finalizando com um samba de roda, dinâmicas de grupo e coreografias.