15/01/2009

Quilombo - Fazenda Modelo

A Fazenda Modelo Quilombo do Oitizeiro, situada no território da comunidade quilombola do Santo Amaro no município de Itacaré, tem intuito de fortalecer e apoiar o trabalho desenvolvido com a população quilombola pela Casa do Boneco de Itacaré. Os trabalhos se iniciaram em 2006 e são resultante de uma concepção bastante endógena em 1987com o início da história da Casa pelo seu idealizador Jorge Rasta. A área da Fazenda é de 24 hectares, com belíssima paisagem nas margens do Rio de Contas.




Nesta área serão desenvolvidas oficinas permanentes de manufatura de coco e confecção de instrumentos musicais, já financiadas pelo MTUR e FBB, com instalações já concluídas.


Em fase de construção encontra-se o restaurante – escola, o qual servirá para capacitar a comunidade e atender ao público visitante, o qual está previsto a ser inaugurado no mês de fevereiro.



A proposta da fazenda Modelo quilombo do Oitizeiro é ser auto – sustentável, gerando renda para a comunidade tradicional, aumentando a diversidade de opções para aparelhar o turismo, conforme o modelo de Turismo de Base Comunitária.


Pra compor esta Fazenda, além do restaurante – escola serão construídos uma loja para venda dos produtos produzidos na Fazenda Quilombo do Oitizeiro, um palco onde serão apresentados performances que retratam a cultura afro – indígena, dentre outras propostas que ao longo dos próximos anos, estaremos trabalhando na implementação.





Um comentário:

Taíse Chates disse...

Olá! O blogger de vocês está bastante interessante, adicionei ele no nosso...
Logo logo entraremos em contato.
Saudações!!!
Taíse Chates
(equipe de monitoria do Fundo da RJNE)