29/10/2008

Afro Blogs!!!

Listagem com dezenas de blogs em "estilo" afro!!!!!
Vale a pena ir lá:
http://afroblogs.blogspot.com/

28/10/2008

Ser negro...

"Que a pele escura...
Não seja escudo para os covardes,
Que habitam na senzala do silêncio,
Porque nascer negro É conseqüência...
Ser negro...
É consciência!!!"


Sergio Vaz

27/10/2008

Quadro Negro - Jorge Hilton


"Acordei de um longo sono, a intensa luz quase me cega
É preciso revelar o que se nega
Se a vida é uma escola toda escola tem seu quadro
Quadro negro, formato quadrado
Nele reescrevo a minha história, faço um diário
Na minha lista negra só tem revolucionário
Marias guerreiras das periferias você tem que ver
Os guerreiros do passado e os atuais do MST
Os homossexuais que resistem com dignidade
Crioulos e indígenas que adentram as faculdades
Se o escuro é feio minha poesia é imunda
Das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda
E por falar em água, me vem na lembrança
O quadro negro na verdade tem a cor da esperança
Que caia um temporal sem pedir licença
E faça desabar essas velhas crenças
Visões estúpidas, espalhadas pelo mundo
Que associou a cor preta a tudo que é imundo
O negro discrimina o próprio negro sim
Se aquele que apontas como negro não se acha assim
Cresceu aprendendo que ser negro é feio
Se é tudo de ruim quem é que quer andar no meio?
Quem escreveu a história do negro nesse país?
Basta ver a cor do giz
Os Reis Faraós do Egito hoje mumificados
Se tirassem suas faixas pudessem ser ressuscitados
Saberia dizer a cor da pele deles sem engano?
Quer uma pista: Egito é um país africano
Não adianta sabermos que não existe raça
Se o conceito predomina e representa ameaça
O hip-hop não nega a mestiçagem, porém
Sabe que ela não trouxe igualdade pra ninguém
Tá vendo o que a herança racista ofereceu?
Se existia escravidão entre africanos antes dos europeus
Era com sentido diferente do que se viu
Não eram vendidos, não tinha caráter mercantil
As tribos guerreavam o grupo perdedor assume
Rendição por questão de honra, de costume
Se há uma cor do pecado ela chegou de mansinho
Espalhando discórdia e ambição pelo caminho
Sua ciência e religião assim disseram com toda calma
É inferior! Pode escravizar que não tem alma
A cor da paz cometeu holocausto uadriaos judeus
Barbárie na inquisição em nome de Deus
Nas Américas, índios foram dizimados
Mas quem sobreviveu está criando um novo quadro

Se na prova der branco na memória
Vamos denegrir a sua mente com a nossa história
A luz do sol ofusca a visão
E a beleza da lua só é possível com a escuridão"


"Uma coisa é pedir outra é conquistar respeito
O fruto de uma conquista dá-se o nome de direito
Olhe pra minha cor, olhe pra nossa luta
Nem esmola nem favor se desigual é a disputa
Entre quem sempre teve privilégio de estudar
Com ensino de qualidade em escola particular
E querer comparar com ensino público e a situação
Tele-aula, aceleração
Vestibular pra faculdade pública o esquema é raro
Com cotas ou não só entra quem tem preparo
Não serão as cotas que terão o privilégio de inaugurar
A presenças de alunos educados pra manguear
Vestibular das particulares tomou a frente, foi mais ligeiro
Freqüentemente só basta ter dinheiro
Quem concorrer pelas cotas vai se deparar legal
Com uma concorrência enorme mas não desleal
Desleal é a condição que o jovem negro encara
Fusca para ele, Ferrari para os de pele clara
Competirem com as mesmas regras, maldade
É isso que eles chamam de igualdade
Engraçada essa gente da estética
Ter instrução em excesso nunca foi sinal de ética
Será mesmo a suposta elevação intelectual
Que garantirá a formação, de um bom profissional?
Não subestime a inteligência dos excluído desse milênio
A faculdade do crime só tem gênio
A elite é quem decide em âmbito nacional
Se nossa inteligência será usada para o bem ou para o mal
Tanto tempo buscando debate ninguém se importou
A cota de tolerância do meu povo já se esgotou
A Simples Rap´ortagem revela para o Brasil
Com cotas ou não vestibular é funil
Com cotas ou não vestibular é peneira
Quem concorrer pelas cotas mas não for bom vai levar rasteira
Que vença o melhor...chega a ser hilário
A prova é uma só os concorrentes que são vários
Quem se afirmou, como provar se é negro ou não?
De uma vez por toda pra se resolver a questão
O cassetete da PM tem dispositivo de elite
Nunca erra quem é negro, acredite!"

23/10/2008

Cortejo do mês das crianças: CBI leva cultura popular às ruas da cidade!


Há 7 anos, a Casa do Boneco comemora o mês das crianças nas ruas da cidade... Se a ideologia da entidade prega retirar as crianças da rua para oferecer um espaço plural e saudável de aprendizado, diversão e lazer, o cortejo do dia das crianças atrai as crianças para a rua, para um outro conceito de rua...


Que as ruas e praças sejam devolvidas às nossas crianças, com segurança, alegria e diversão!

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"Eu não quero mais vender...
CO CA DA!
Eu não quero mais vender...
GELADINHOOOOO!

Criança tem que estudar
Pra ter o futuro arrumadinho!!!"

(música popular criada no primeiro cortejo do grupo)


Assim aconteceu... com os Bonecos Gigantes, Pernas de pau, espetáculo de teatro de bonecos, brincadeiras, distribuição de doces e brindes... e um encanto que só quem esteve presente pôde sentir!!!
Essas ações também fazem parte de nossa concepção que a comunidade precisa em primeiro lugar receber gratuitamente benefícios como esse, que se trata do direito ao lazer, à diversão, à arte!
"Não podemos, não queremos e não vamos, nos vender, nos render, não vamos nos tornar produto de consumo diante desse turismo capitalista selvagem, nossa bandeira é o turismo de base comunitária e nossa prioridade por tanto, são os nativos!"

16/10/2008

Lei 11645/2008 inclui história Indígena como obrigatória nos currículos!

Neste ano, foi sancionada a Lei 11.645/2008 que torna obrigatório no ensino fundamental e médio, nas escolas brasileiras públicas e particulares, o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. A nova legislação (que veio a alterar a Lei 9.394/96) estabelece que o conteúdo programático incluirá diversos aspectos da história e da cultura que formaram a população brasileira, levando em consideração os Índios e Africanos. Aspectos como

o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

A política para implementação da temática na educação brasileira deve, agora, estar articulada com movimentos sociais e políticas públicas para que, depois da legislação, haja uma real implementação da determinação legal. O sistema antigo de educação brasileira sempre negou a existência de uma outra história que não fosse aquela já esquematizada (Grécia-Europa Medieval-América Descoberta…). Alguém consegue pensar diferente deste “esquema”?

A preocupação com o tema é recente, parte por carência de fontes , parte porque o negro não teve acesso à escolarização por séculos. A preocupação se traduziu em 2003 na edição da Lei 10.639 e, mais recentemente, na Lei 11.645/2008. Ambas reestabelecem o diálogo e rompem com a linha de ensino fundamentada em apenas uma civilização, logo em um país formado por muitas nações.

Nações indígenas e africanas podem comemorar parte de uma grande luta, que não está para terminar tão cedo. Desde os tempos da Primeira República (1839/1930) até a edição da Lei 11.645/2008, muitos passos foram dados para a atual incorporação do estudo das civilizações indígenas e africanas na escola brasileira, como, por exemplo, a LDB de 1961 (art. 38, III) que determinava que diferentes culturas serviriam de base para o ensino da História do Brasil. Mas apenas em 2008 a legislação foi mais severa a ponto de exigir o ensino das duas culturas em escolas brasileiras.

Antes da Lei 11.645/2008, o presidente Luiz Inácio e o então ministro Cristovam Buarque, sancionaram a Lei 10.639/2003, tornando obrigatória a matéria “História e Cultura Afro-Brasileira”. Me parece que agora a lei de 2008 veio corrigir a omissão em relação aos indígenas.

A lei é um passo importante, mas, além do estabelecimento legal, tornar a legislação efetiva através das políticas públicas é que poder tornar possível a História fora das linhas te tempo, de local e de civilização já pré-estabelecidas.

11/10/2008

Conferencia do Meio Ambiente na escola



Em sua terceira edição, coordenada pela Escola Aurelino Leal, a Conferencia do Meio ambiente em Itacaré quis oferecer um sentido amplo a meio ambiente, incluindo o ser humano, e nao apenas algo restrito a alguns elementos da natureza. Para isso foi disponibilizado durante o dia uma Ação Solidária com atendimentos jurídicos, de saúde, debates, momentos artísticos, mostras de vídeos, dentre outros. À noite, na Casa do Boneco, cerca de 400 pessoas estiveram presentes para assistir, propor, debater, sobre diversos temas. Foi bacana o efeito da Conferencia, da iniciativa de alguns professores que a assumiram, sua capacidade mobilizadora e instigadora provocando a juventude a intervir e pensar seu meio...

09/10/2008

Cia de Teatro de Bonecos da CBI visita e se apresenta em Centro Espírita em Ilhéus!
































Comemorando o Mês da Criança, a Casa do Boneco foi convidada e compareceu ao Centro Espírita Joana de Ângelis em Ilhéus.

Lá, existe um trabalho de assistência social para crianças e jovens, predominante negros e negras, das periferias Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II.

Foi um encontro prazeroso para os dois grupos por que recheado de carinho e
interesse mútuo, pela expressão das crianças é possível deduzir o que o espetáculo "Vamos para festa pelo caminho da Floresta" causou no público.

A Casa agradece a oportunidade e torce para que novos intercâmbios estejam
sempre a renovar nossas energias!!!


06/10/2008

Entrevista exclusiva

Casa - de onde você veio?
Dinho - da Mata Grande, morei lá, na beira do rio até 2001

Casa - Você gosta mais da roça ou da cidade?
Dinho - Da roça

Casa - Por que?
Dinho - por que na roça era divertido, o que era melhor era as árvores, por que é muito legal, tinha muita fruta... eu adorava os pés de laranja..

Casa - Por que sua família veio pra cidade?
Dinho - minha mãe achou melhor vir pra cá, eu não achei muito não, por que não é tão divertido como era lá...

Casa - O que você não gosta na cidade?
Dinho - eu não gosto da poluição daqui, tem muito lixo, um bocado de gente que mata as florestas

Casa - Do que você sente saudade?
Dinho - dos Meus primos que ficaram na roça

Casa - O que você pode falar da Casa do Boneco?
Dinho - Aqui na Casa é divertido, por que tem boas pessoas...

Casa- O que você mais gosta de fazer aqui?
Dinho - de brincar, principalmente de bola.


Casa - O que você já aprendeu sobre os negros aqui?
Dinho - que ser negro é bom, mas que os meninos da escola ficam abusando, chamando de negro fedorento, eu não gosto disso por que é preconceito.

Casa- Você acha que essas atividades da Casa do boneco servem pra que?
Dinho - é pra um dia a agente ensinar também

Casa - O que você quer ser quando crescer?
Dinho - dançarino, quero dançar dança afro

Casa - Quem é a pessoa que você admira muito?
Dinho - Jorge Rasta

Casa - Por que?
Dinho - Por que ele é legal...

Casa - Se você pudesse deixar uma mensagem que fosse lida e seguida por todo mundo, o que diria?
Dinho - Que todo mundo gostasse da Casa do Boneco


"O que será das crianças, das (os) jovens negras(os) destituídas(os)
de uma história condigna de seu povo?"
Balogun

"...embora o gesto possa ser no mais todo ternura o poema continua um quilombo no coração"
Paulo Colina

Objetivos...


Bebida é água

Comida é pasto

Você tem sede de que?


Você tem fome de que?

A gente não quer só comida,

A gente comida, diversão e arte


A gente quer saída para qualquer parte,

A gente quer bebida, diversão, balé

A gente quer a vida como a vida quer


A gente quer prazer pra aliviar a dor

A gente quer dinheiro e felicidade

A gente quer inteiro e não pela metade

Desejo,

Necessidade e vontade

Necessidade e desejo
.....

O que você quer ser depois que crescer?
o que você quer crescer depois que ser?
o que é você?





03/10/2008

Agenda Outubro


04/10 - 14:30h - Comemoração Dia das Crianças - Apresentação de Teatro de Bonecos no Centro Espírita Joana de Ângelis em Ilhéus.

09/10 Conferencia de Meio Ambiente na Escola - Durante o dia na Escola Aurelino Leal, a noite na Casa do Boneco.

10/10 Programação do dia das crianças da Casa do Boneco em parceria com a Casa da memória - Oficina de Perna de Pau, recreadores e teatro de bonecos

11/10 Mostra de Dança do CEI na Casa do Boneco

11/10 Grupo de estudos volta a se reunir com a Participação de Camila Fortes.

12/10 - Comemoração do dia das crianças em Ubaitaba

13/10 Apresentação do programa Muda Mundo com olívia da Ashoka

14/10 Ensaio Fotográfico pro Txai Resort - 14h

14/10 PROJETO QUARTA ÀS NOVE E QUINZE - Bar Easy Drop 21:15 horas
Filme: "Saravá" - Documentário com memórias de Baden Powell, Maria Bethania e Paulinho da Viola


19/10 Casa do boneco comemora Dia das Crianças em Itacaré

24 e 25 /10 Atividades do grupo de estudos para as crianças

A felicidade do negro é uma felicidade guerreira!


Zumbi, comandante guerreiro
Ogunhê, ferreiro-mor capitão
Da capitania da minha cabeça
Mandai a alforria pro meu coração

Minha espada espalha o sol da guerra
Rompe mato, varre céus e terra
A felicidade do negro é uma felicidade guerreira
Do maracatu, do maculelê e do moleque bamba

Minha espada espalha o sol da guerra
Meu quilombo incandescendo a serra
Tal e qual o leque, o sapateado do mestre-escola de
samba
Tombo-de-ladeira, rabo-de-arraia, fogo-de-liamba

Em cada estalo, em todo estopim, no pó do motim
Em cada intervalo da guerra sem fim
Eu canto, eu canto, eu canto, eu canto, eu canto, eu
canto assim:

A felicidade do negro é uma felicidade guerreira!

A felicidade do negro é uma felicidade guerreira!
A felicidade do negro é uma felicidade guerreira!

Brasil, meu Brasil brasileiro
Meu grande terreiro, meu berço e nação
Zumbi protetor, guardião padroeiro
Mandai a alforria pro meu coração

Cobertura do VII Caruru da Casa do Boneco!





A palavra Igbeji quer dizer gêmeos. Forma-se a partir de duas entidades distintas que coo-existem, respeitando o princípio básico da dualidade.





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Na África , as crianças representam a certeza da continuidade, por isso os pais consideram seus filhos sua maior riqueza. A preocupação com os sustento das crianças é freqüente entre os povos negros... da África ao Sul da Bahia.


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Após parto prematuro de Lori com 6 meses e meio Jorge reviveu a partir do primeiro ano de sua filhota, a tradição do caruru de Ibeji em agradecimento à vida e saúde de Lori e pelo fortalecimento da Casa do boneco...

... Desde então, o caruru de ibeji, junto com a Novena de Santo Antonio e a Feijoada de Ogum se tornaram as cerimônias principais da Casa do boneco...