30/08/2008

BELEZA EMPRETECIDA.... PRETINHOSIDADES!

GEA recebe UESC na Casa



O grupo de estudos afro recebeu os Professores Kátia e Flávio e um grupo de alunos de História da UESC nesse sábado dia 30. Na oportunidade tivemos uma oficina sobre o ensino da história afro indígena nas escolas, com a rpesença de alguns professores de Itacaré e uma exposição sobre "a Economia do candomblé" tema da tese de mestrado do professor Flávio. É a Casa investindo em espaços de formação e fortalecendo e valorizando suas parcerias!

Oficina com Gil Nagô

l


Na última sexta de agosto, a negrada foi presenteada com uma oficina de Gil Nagô, um papo federal sobre gênero, negritude e identidade. Houve apresentação do Documentário "Meninas" mostrando a dura realidade de casais adolescentes enfrentando gravidez na adolescencia, nas favelas nos grandes centros, teve também palhinha de hip hop ( Gil é integrante do grupo Preta Iaiá) e muita interação em roda de prosa sobre os assuntos escolhidos. Valeu Gil, o momento foi muito especial!

Curso de Formação de Agentes e Gestores Culturais

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) oferece, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), curso de Formação de Agentes e Gestores Culturais para os municípios do Território Litoral Sul da Bahia. As aulas serão oferecidas a duas turmas diferentes, compostas por representantes das secretarias municipais de cultura e de entidades culturais do Território Litoral Sul. A primeira será de 29 de agosto a 27 de setembro, aos finais de semana, e a segunda entre 17 de outubro e 22 de novembro, também nos fins de semana.

De acordo com a comissão organizadora do evento, o curso visa à formação de pessoas para atuação no campo cultural, sobretudo no que se refere à organização da cultura, elaboração de projetos e captação de recursos através de editais públicos. O professor Samuel Mattos, coordenador do Curso, acredita que “se trata de uma oportunidade que possibilitará melhoria na produção cultural regional, que, por sua vez, pode contribuir para o desenvolvimento através da geração de renda e postos de trabalho.”

Outras informações pelo telefone 73-3680-5030 .

29/08/2008

Projeto Quilombo do Oitizeiro


O Projeto Quilombo do Oitizeiro reúne todos os esforços da entidade em aliar cultura a sustentabilidade comunitária. Em regime de mutirão, com doações realizadas por amigos da Casa estamos conseguindo construir num espaço rural, nas margens do Rio de Contas, um lugar para viver, trabalhar,passear, gerar renda, um verdadeiro "quilombo contemporâneo" como bem denomina Jorge Rasta, seu idealizador. Na foto, a cozinha do nosso futuro restaurante, cuja administração será dos jovens engajados no trabalho. Já construído temos um galpão para realização das oficinas de artesanato, aguardando o maquinário. Aos poucos, na contra mão desses séculos de exploração. o suor do nosso povo preto vai gerar desenvolvimento para o próprio grupo, por uma sociedade mais justa e humana!

A ideologia e as ações da Casa do Boneco foi destaque no último Salão Nacional de Turismo em SP (Julho de 2008), como referencia de Turismo de Base Comunitária.

Nosso compromisso com os festejos populares



Defender as tradições populares significa pra nossa bandeira fazer o possível e o impossível para estar presente nos eventos populares, fortalecendo, promovendo, incentivando. Independente do que se faça, é importante que se contribua, queremos sempre voltar para nossas casas com o sentimento de que "fizemos nossa parte em defesa da nossa cultura". E assim foi na lavagem das escadarias do Bom Jesus em Taboquinhas... Um axé pra essa galera bonita! E que venha a festa de Cosme e Damião...

Teatro de Bonecos para os visitantes da Dendê da Serra.

























Nessa Sexta feira, 29, A Casa recebeu a visita de alunos da Escola Rural Dendê da Serra (Serra Grande) uma tarde gostosa com a Cia de Teatro de Bonecos da Casa apresentando seu espetáculo "Vamos para festa pelo caminho da floresta!".

28/08/2008

Gil Nagô - uma visitante ilustre na nossa Casa


CBI - Quem é Gil Nagô?

Gil: Sou mulher negra, mãe, sou militante do Movimento Negro, feminista. Sou assim escura! Coordenadora da Casa Brasil Hip Hop Teresina - Piauí

CBI - Como você avalia a Casa do Boneco nesses dias quando passas por Itacaré?

Gil: Uma Casa Grande,com muitos jovens cheios de vidas, ideologias onde podem
fazer dessas estruturas instrumentos pra uma nova geração com uma forte afirmação.

CBI: Qual mensagem que você gostaria de deixar para a nossa Juventude?

Gil: Identidade sempre


Estudos Afro






"Em nós, até a cor é um defeito.






Um imperdoável mal de nascença,

o estigma de um crime.

Mas nossos críticos se esquecem
que essa cor, é a origem da riqueza
de milhares de ladrões que nos
insultam; que essa cor convencional
da escravidão tão semelhante
à da terra, abriga sob sua superfície
escura, vulcões, onde arde
o fogo sagrado da liberdade."

(Luiz Gama - um dos mais importantes líderes abolicionistas conheceu a experiência da escravidão ilegal)


Contribuição da Negra "C", em pesquisas do Grupo de Estudos Afro.

Flagrante

Uma outra proposta de lazer...

O reencontro com o natural, espontâneo e ecológico também é proposta da Casa do Boneco.
















27/08/2008

Dança e Percussão na Casa


Com ensaios de segunda a sexta de dança afro, danças folclóricas e percussão africana, a Casa do Boneco é um espaço aberto e gratuito à comunidade, um excelente espaço de educação popular que tem combatido a marginalidade e a exploração sexual de jovens, tão evidente no litoral turístico regional. Indique, divulgue, encaminhe crianças e jovens ao nosso espaço!

Camila Fortes


Camila Fortes é atriz, performer, bonequeira, contadora de histórias, percussionista, artista circense, produtora, recreadora, além de uma excelente pessoa. Atualmente morando na Rodovia Ilhéus Itacaré e voluntária na Casa do Boneco ministrando oficinas diversas com crianças e jovens nas sextas feiras às 10h e 14h.

Quem tiver interesse em participar e conhecer o trabalho é só aparecer!!!

Acontece na Casa...


A Casa do Boneco sediará nesta segunda feira, 01 de setembro:

- Oficina de Constituição do Conselho Quilombola de Itacaré com as comunidades João Rodrigues, Fojo, Santo Amaro e Serra de Àgua, organizada pelo Instituto Floresta Viva

- Reunião da Associação de Artesãos do Município

22/08/2008

O Teatro do Oprimido é uma metodologia teatral genuinamente brasileira, sistematizada pelo teatrólogo Augusto Boal, que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes e a democratização do teatro, estabelecendo condições práticas para que o oprimido se aproprie dos meios de produzir teatro e amplie suas possibilidades de expressão, estabelecendo uma comunicação direta, ativa e propositiva entre espectadores e atores.


Novas turmas de Teatro do Oprimido na Bahia!


Novas turmas de Teatro do Oprimido na Bahia.

O curso acontecerá de 26 a 30 de agosto no Sindicato dos Bancários, em Salvador.Participantes do interior do estado terão direito à passagem e hospedagem.Quem tiver interesse deve entrar em contato com GEO BRITTO pelo email geobritto@ctorio. org.br


Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto visa democratizar o acesso a este Método, que pode contribuir decisivamente para o fortalecimento, dinamização, diversificação e ampliação do raio de ação de Pontos de Cultura que desenvolvem ações comunitárias. Na medida do possível, garante-se também a participação de representantes de Grupos Culturais e de Movimentos Sociais. A proposta visa à Capacitação de Multiplicadores do Teatro do Oprimido: dois cursos de capacitação de 40h, acompanhamento às atividades de multiplicação, seminário de avaliação e Mostra de Resultados. As Instituições que aderirem ao projeto devem se comprometer com o processo de Multiplicação, base essencial desta iniciativa do Centro de Teatro do Oprimido e do Ministério da Cultura – Programa Cultura Viva.


Centro de Teatro do Oprimido • CTO • Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto

Av. Mem de Sá, 31 – Lapa, Rio de Janeiro, RJ • CEP 20.230-150

+ 55 21 2232-5826 / 2215-0503 • www.ctorio.org.br • ctorio@ctorio.org.br


Ciclo de Capacitações




Na Casa do Boneco está em vigor o Ciclo de capacitações para jovens, atualmente funcionando o Curso Básico de Corte e Costura. Estamos na luta da superação de desafios burocráticos para dar encaminhamentos de outros cursos. A entidade visa garantir a sustentabilidade de um trabalho cultural também a partir de ações que garantam inclusão sócio econômica, numa proposta baseada no conceito de Turismo de Base Comunitária.
Esse é um trabalho resultante de parcerias da Casa do boneco, Ministério do Turismo, Fundação Banco do Brasil e Pangea/ Oikos.

21/08/2008

Os Shows da Casa do Boneco



Todas as quartas e sábados 20:30h a Casa do Boneco apresenta seu Show Afro Tropical com diversas coreografias de dança dos orixás, dança afro contemporânea, danças folclóricas,percussão e canto yorubá e uma bela narrativa da história e da luta do povo negro. O ingresso custa 10,00. Para a comunidade não há cobrança. O show também tem proposta itinerante, vendemos nossa apresentação para eventos, assim como colaboramos gratuitamente com o mesmo quando a iniciativa for comunitária. Contatos: casadoboneco@yahoo.com.br, 73 8138 0927


Seminário do Pólo de Turismo Cultural da Costa do Cacau




Aconteceu no último 20 de agosto o I Seminário de desenvolvimento do pólo de Turismo Cultural na Costa do Cacau em Ilhéus, promovido pelo SEBRAE, a iniciativa quer tentar garantir a formação de uma rede de Turismo Cultural com as cidades de Ilhéus, Canavieiras, Itabuna e Itacaré. Por um lado foi um pouco prolixo e cansativo, além da pouca representação de lideranças culturais, sobretudo de Ilhéus, por outro lado uma ação importante que tenta iniciar um processo de mobilização garantidor da sustentabilidade cultural e de uma disposição diferenciada quanto à identidade dos municípios em questão. A casa marcou presença, colaborou e torce para a qualificação dos eventos e de novos tempos!

19/08/2008

A nossa Casa!!!















A Casa do Boneco de Itacaré é uma associação sem fins lucrativos, que desde 1988 trabalha com a cultura a serviço da população afro indígena, historicamente excluída. O seu trabalho alia identidade cultural à inclusão sócio econômica a partir de um trabalho de educação popular e capacitações profissionalizantes.

18/08/2008

Destaque - Articulação Cultural!

No ultimo sábado, 16, a atividade do Grupo de Estudos Afro foi em Ilhéus, um encontro de artistas e militantes da cultura, no terreiro Matamba Tombemci Neto, no Alto da Conquista!

Foi um primeiro encontro para sensibilizar a necessidade de uma luta conjunta pela nossa cultura, com foco na implementação de políticas públicas e sustentabilidade dos grupos.

Além da programação, foi uma ótima oportunidade dos membros do grupo conhecerem um terreiro tão antigo e organizado, para muitos, foi a primeira vez que entraram num espaço como aquele!


Roda de prosa e muito axé com hap, levada afro, banda mirim e uma inesquecíve
l celebração à OMOLU (em seu dia!) por Mãe Ilza, que banhou a todos com as pipocas do orixá!
Agradecemos o convite da Gongobira na pessoa de Marinho e torcemos para que possamos articular outros encontros para ações efetivas em defesa de nossa cultura!

Atividades!


Atualmente, a Casa do Boneco funciona com atividades variadas de segunda a sábado em todos os turnos: dança afro, percussão africana, danças folclóricas, teatro de bonecos, arte circense, capoeira angola, shows, cursos de corte e costura, grupo de estudos afro.