01/09/2008

Oficina Conselho Quilombola


Setembro começou com mesmo ritmo de agosto ( a mil !!!!) No seu primeiro dia do mes a Casa recebeu convidados ilustres: Representantes de 4 Comunidades Quilombolas de Itacaré que sob a coordenação do Floresta Quilombola, projeto do Instituto Floresta Viva, organizou a primeira oficina de formação do Conselho Quilombola de Itacaré. O evento contou com a simplicidade e beleza de Camila Fortes, abrindo com uma dinâmica de grupo em forma de dança maranhense, o cacuriá, onde todos celebraram e dançaram a cultura popular, posteriormente as fortes palavras de Jorge Rasta falando da importancia cultural do povo negro, seguido da apresentação dos jovens da Casa do Boneco com 2 coreografias de dança e o famoso samba de roda (não poderia faltar!) integrando a todos!

Nessa energia 100% positiva, foram organizados 3 subgrupos para responder a questões chaves que "reza" todo estatuto, como definição, objetivos, funcionamento e organização. Ao final dos trabalhos, uma pré proposta de estatuto ficou pronta com encaminhamento para reunião de eleição da diretoria e aprovação de estatuto dia 24 de setembro na comunidade Santo Amaro.
Os jovens da Casa do boneco participaram das discussões como aprendizado importante de organização comunitária e aproximação maior com outras comunidades quilombolas.
A Casa apóia e louva esse processo de organização que visa a luta, autonomia e organização do povo negro! Axé!

Nenhum comentário: